conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

Estação de Tratamento de Esgoto vai mudar de local em Barra de São Francisco

Publicado em

Construída há cerca de 15 anos, a Estação de Tratamento de Esgoto da Cesan, em Barra de São Francisco, finalmente, deverá ser retirada do perímetro urbano da cidade. A informação foi passada nesta quinta-feira, durante a primeira reunião dos Comitês Executivo e de Coordenação da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que aconteceu durante todo o dia.

Os comitês foram criados desde setembro do ano passado e têm como objetivo atender à exigência do Governo Federal de elaboração do plano. O prazo terminaria este ano, mas a interferência de órgãos de defesa dos municípios, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fez com que o Ministérios das Cidades prorrogasse o prazo para até o final do ano que vem.

camera_enhance Funcionárias da Cesan e servidores municipais discutiram saneamento básico (Crédito: Editora Hoje)

De acordo com a tecnóloga em Saneamento Ambiental da Cesan, Mônica Mattos Guimarães, a partir do mês que vem, a empresa estatal já tem recursos para realizar a obra, mas ainda dependerá de novo local e projeto para retirar a ETE do bairro Irmãos Fernandes. “Já temos o projeto e a aprovação do Banco do Nordeste para a captação de recursos para este tipo de obra, mas ainda dependemos de alguns detalhes”, explica.

leia também:  Governador recebe lideranças políticas de Cachoeiro de Itapemirim

A analista de Saneamento da Cesan, Maria de Fátima Lima, também abordou o assunto durante a reunião, e salientou que a prefeitura precisa encontrar um local fora da área urbana mas que não tenha vocação para abrigar novas moradias ou que se faça uma lei proibindo construções no entorno da ETE. “Não adianta a gente mudar o local e dentro de poucos anos as pessoas começarem a construir em volta”, disse ela.

Durante a reunião, que teve a participação de vários secretários e servidores municipais, foram abordados vários assuntos referentes ao planejamento sanitário para a cidade. O coordenador da Defesa Civil francisquense, Renato Pinto Rosa, disse que o prefeito determinou que sejam feitos todos os esforços para que o plano seja desenvolvido o mais rápido possível.

O vereador Wilson Mulinha, disse que desde a administração Waldeles Cavalcanti, vem sendo feitas gestões junto à Cesan para a retirada da ETE do local onde se encontra hoje.

Editora Hoje

Geral - ES1.com.br

Cooabriel participa do encontro estadual “Oportunidades para o Cooperativismo Capixaba”, realizado pela OCB/ES

Foi realizado nesta quarta-feira (29), em Vitória, o encontro estadual “Oportunidades para o Cooperativismo Capixaba”, uma iniciativa da OCB/ES.

Estiveram presentes cerca de cem pessoas ligadas ao cooperativismo no Espírito Santo. Representando a Cooabriel, participou o vice-presidente da cooperativa, Onivaldo Lorenzoni.

O objetivo foi apresentar aos presidentes, dirigentes, conselheiros e gestores das cooperativas capixabas as principais oportunidades de negócios e linhas de investimento para o cooperativismo.

“O evento foi muito importante em especial para a promoção e troca de informações e experiências entre as cooperativas do ramo agro e de outras atividades econômicas”, disse Lorenzoni.

Fonte: Cooabriel

leia também:  Governador recebe lideranças políticas de Cachoeiro de Itapemirim
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!