conecte-se conosco


Política Estadual - ES1.com.br

Espírito Santo deve ser um dos primeiros estados a concluir apuração dos votos

Publicado em

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), a previsão é que o Estado seja um dos primeiros a divulgar o resultado final da apuração das eleições. Com isso, o eleitor capixaba já deve ficar sabendo os candidatos eleitos até às 20h30.

Neste domingo (07), mais de 2,7 milhões de eleitores votam no Espírito Santo para deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente. O número é maior que em 2017, já que o Estado possui 96.624 novos votantes. 

A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o resultado sobre a eleição presidencial, em todo o Brasil, seja oficializada por volta das 21 horas. Com isso, é possível definir se a disputa terá segundo turno ou se o Brasil já conhece neste domingo o presidente eleito.

Números

A votação começou às 8h e segue até às 17 horas, quando os mesários finalizam as seções.  Os municípios com os maiores números de eleitores são: Serra (320.800), Vila Velha (298.748), Cariacica (259.593), Vitória (247.297) e Cachoeiro de Itapemirim (138.668).  Juntas, as cinco cidades somam 45,9% dos eleitores do Estado. 

As eleições deste domingo vão contar com 10.339 urnas eletrônicas, sendo 1.277 de contingência. Elas vão atender 9.062 seções eleitorais. 

leia também:  Segmentos poderão ter vantagem por ações em prol da mobilidade

O pleito conta ainda com 35.572 mesários e 9.825 colaboradores. Para auxiliar na segurança, 6.060 policiais civis e miliares, além de 50 juízes eleitorais e 50 promotores eleitorais vão trabalhar para garantir a normalidade da votação.

Urna eletrônica

Uma das vantagens deste sistema é a velocidade de divulgação dos resultados da apuração dos votos. Em outros tempos, os vencedores nas urnas demoravam até 48 horas para serem conhecidos. Atualmente, é possível saber no mesmo dia da votação quais foram os candidatos eleitos.

Os números da apuração do primeiro turno das eleições 2018 pelo TSE poderão ser acompanhados em tempo real no portal do Estado no dia 7 de outubro, logo depois do encerramento da votação.

Para saber de que maneira o TSE realizará a apuração dos votos nas eleições 2018, veja as perguntas e respostas abaixo:

 

Como será o passo-a-passo da apuração dos votos?

Após as 17 horas no horário local, o presidente da seção eleitoral utilizará uma senha própria, encerrará a votação e emitirá o boletim de urna. O relatório dos votos é impresso em cinco vias pela urna eletrônica e todas elas são assinadas pelo presidente da seção e pelos representantes ou fiscais dos partidos políticos que estiverem no local.

leia também:  Justiça apoia mais autonomia para gestantes

A primeira via do boletim terá de ser fixada em um local visível da seção, para informar qual foi o resultado. Outras três vias serão enviadas ao cartório eleitoral e a quinta via será entregue aos representantes partidários.

Depois disso, a mídia com memória de resultados será gravada de forma criptografada e assinada digitalmente, elemento que garante que o resultado foi gerado pela urna eletrônica preparada para aquela determinada seção.

Em seguida, a mídia será encaminhada ao servidor central do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que os votos sejam totalizados. A memória de resultado será enviada por um ponto de transmissão, que pode ser um computador no próprio local de votação ou no cartório eleitoral, por meio de uma rede privativa da Justiça Eleitoral.

Após a verificação da assinatura digital pelo TRE, o boletim é decifrado e são realizadas verificações de consistência. Se alguma divergência for encontrada – como, por exemplo, uma diferença entre o número de votos e de eleitores que votaram – o boletim é descartado automaticamente. Caso tudo esteja correto, é iniciada a totalização dos votos.

Folha Vitória

Política Estadual - ES1.com.br

Sessão solene presta homenagem ao Dia Mundial do Desbravador

Com mais de 8 mil componentes no Espírito Santo, o Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi homenageado em sessão solene realizada nesta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa (Ales). A solenidade proposta pelo presidente Marcelo Santos (União) contou com a entrega de certificado e de medalhas comemorativas pelos 190 anos da Ales a 34 homenageados.

Criado em 1950, no dia 20 de setembro, o Clube dos Desbravadores completou 75 anos de existência no mundo. Formado por crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, o grupo recebe ensinamentos voltados para o desenvolvimento de talentos, habilidades, disciplina e amor pela natureza.

O presidente da Associação Sul Espírito Santense da Igreja Adventista, pastor Itamar Lelis, falou sobre a importância do trabalho social que é desenvolvido. “O Clube de Desbravadores é uma ação social que a Igreja realiza para cuidar dos nossos meninos e meninas de 10 a 15 anos. Lá eles aprendem muitas coisas, se desenvolvem em todas as áreas, seja socialmente, academicamente, espiritualmente, em atividades físicas e ações sociais que são realizadas também por intermédio deles”, explicou.

“A Igreja Adventista no centro sul do Estado tem mais de 4 mil desbravadores, no estado são mais de 8 mil. Nós temos mais de 280 mil desbravadores no Brasil e mais de 1,5 milhão no mundo. Então, é um movimento muito forte e o objetivo é acolher as crianças e ajudar os pais no desenvolvimento das crianças” acrescentou o convidado.

leia também:  Liberdade de consciência e de crença em escolas é tema de projeto

“São mais de 8 mil crianças que estão sendo cuidadas, acompanhadas e estão se desenvolvendo em todas as áreas. Então a sociedade reconhecer isso, o Estado reconhecer esse trabalho, para nós é muito importante porque acaba, de um jeito ou de outro, nos apoiando e nos fortalecendo nessa missão”, concluiu o pastor.

O proponente da solenidade, deputado Marcelo Santos, lembrou do seu passado como desbravador durante a cerimônia. “Eu fui desbravador, tive a oportunidade de participar no primeiro Campori (acampamento realizado pelo grupo). Batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1985 pelo saudoso pastor Paulo Barbosa. Tive como coordenador do grupo de desbravadores o Enoque, uma figura conhecida por todos. E o papel do desbravador é justamente esse, é um papel social importantíssimo”, destacou.

“Lá nós aprendemos hierarquia, disciplina, respeito a pai, mãe e a todos. Então, ser desbravador, quem foi, nunca deixará de ser. E aqui eu tenho a oportunidade de homenagear os desbravadores no Espírito Santo pelo Dia Mundial dos Desbravadores, que pra mim é uma honra muito grande”, complementou o parlamentar.

O presidente da Ales comentou sobre o papel que o Clube dos Desbravadores tem de ensinar valores para os jovens componentes. “Eles podem estar conectados na rede social, podem estar assistindo programações que existem em todo o planeta, mas eles têm aí uma condição de aprender coisas que o mundo atual não permite que os jovens tomem conhecimento. E a Igreja Adventista, através dos desbravadores, oferece para eles tudo isso, além de princípios e valores religiosos, familiares, também tem hierarquia, porque disciplina é fundamental nas nossas vidas”, finalizou o deputado.

leia também:  Etapas do concurso: confira as provas para cada cargo

Homenageados com a medalha dos 190 anos da Ales
1. Pr. Luís Gustavo Cava de Sá
2. Pr. Michael Celestrini
3. Pr. Alberto Reitter
4. Moab Silva
5. Mônica Braga
6. Daniel Martins Filho
7. Pr. Udirley Kloss Segantini
8. Pr. Itamar Lélis
9. Pr. Luciano de Paula Borges
10. Pr. Daniel Lopes Toledo
11. Pr. Anderson Souza Soares
12. Erasmo Carlos Gazolli
13. Lídia Valadares
14. Rogerio Cardoso

Homenageados com certificado
1. David Oliari
2. Dion Carlos da Fonseca Sousa
3. Douglas de Paula Borel
4. Edson de Jesus Mariano
5. Gabriel Ferrarrez Vezzoni
6. Gil Marcos Guimarães Mollulo
7. Hamilton César dos Santos Lima
8. Honorilda da Penha Dalmázio
9. Jairo de Jesus Pinto
10. ??João Batista Emídio de Assis
11. José Willes
12. Josimar de Souza Pires
13. Lislayne Cristina Ribeiro da Silva
14. Luiz Roberto Oliveira Junior
15. Marciano Dias da Silva
16. Robert Freitas Meireles Santos.
17. Salam Dualibi
18. Sara Maria de Souza Martins
19. Vinicius de Souza Olímpio
20. William Silva Fonseca

Fonte: POLÍTICA ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀