conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Espírito Santo brilha no Prêmio Excelência em Competitividade 2025 com o programa GERAR ES

Publicado em

O Espírito Santo foi reconhecido como semifinalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2025, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Com mais de 333 políticas públicas avaliadas em todo o País, o Programa GERAR – Geração de Energias Renováveis foi selecionado como uma das seis melhores práticas públicas do Brasil, sendo o único representante da Região Sudeste na categoria “Destaque Boas Práticas”.

A iniciativa posiciona o Espírito Santo como referência nacional em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento estratégico, com ações voltadas à ampliação do acesso à energia limpa, incentivos à economia verde e estímulo à produção de hidrogênio verde, por meio de instrumentos regulatórios, incentivos tributários, pesquisa e financiamentos.

“O GERAR é uma política pública transversal, articulada entre diferentes áreas de governo. Baseia-se em boas práticas internacionais, alinhadas às diretrizes da IRENA, e inovou ao incorporar um eixo próprio de desenvolvimento regional. São seis eixos estratégicos: regulação, incentivos tributários, pesquisa e desenvolvimento, acesso à rede, financiamentos e desenvolvimento regional”, afirmou a subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo.

leia também:  Hospital Roberto Silvares realiza captações simultâneas de órgãos

Ela destacou a importância da atuação institucional articulada e da liderança do Governo do Estado. “Essa conquista só foi possível graças à liderança visionária do governador Renato Casagrande, ao compromisso do vice-governador Ricardo Ferraço e à condução firme e inspiradora do secretário de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal. Eles nos estimulam a construir políticas públicas com impacto real na sociedade, sempre pautadas pela sustentabilidade, pela inovação e pelo uso qualificado da técnica e das evidências. Também é fruto do trabalho integrado e comprometido de inúmeras equipes e servidores públicos que acreditam no poder transformador de uma gestão pública colaborativa e orientada por resultados.”

“O Espírito Santo mostra que é possível liderar a transição energética com responsabilidade, inovação e impacto real no território. Essa é a força de uma política pública bem desenhada, com base em evidências, foco em resultados e articulação institucional. Ter esse reconhecimento no mesmo ano em que o Brasil sedia a COP 30 é simbólico. O GERAR mostra, de forma concreta, que os estados também têm condições de impulsionar o setor privado, por meio dos incentivos certos, rumo a uma economia mais justa, competitiva e verde”, completou Rachel Freixo.

leia também:  Incaper alerta sobre monitoramento de nova espécie de praga presente em lavouras de conilon

Sobre o prêmio

O Prêmio Excelência em Competitividade é promovido anualmente pelo CLP e reconhece políticas públicas com forte impacto nos indicadores de competitividade dos estados brasileiros. O resultado final será divulgado em setembro, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, em São Paulo.

Desde 2015, o prêmio valoriza iniciativas inovadoras, estruturantes e mensuráveis, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico, a eficiência governamental e o fortalecimento institucional no País.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.

O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.

leia também:  Teleconsultas no SUS: uso da tecnologia beneficia mais de 20 mil capixabas no primeiro semestre do ano

A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!