conecte-se conosco


Política Estadual - ES1.com.br

Escola do Legislativo terá pós em Poder Legislativo e Políticas Públicas

Publicado em

Escola do Legislativo atua no aperfeiçoamento de servidores e promove ações para o público externo / Foto: Arquivo Ales/Tonico

O Diário Oficial (DIO) publicou na edição desta sexta-feira (3) a Resolução 8.959/2025, do Conselho Estadual de Educação (CEE-ES), que autoriza a Assembleia Legislativa (Ales), por meio da Escola do Legislativo, a ofertar o curso de pós-graduação em Poder Legislativo e Políticas Públicas.

Inicialmente serão oferecidas 40 vagas destinadas ao público interno do Parlamento estadual e outras 20 a serem preenchidas por servidores de órgãos pertencentes aos municípios do estado. O credenciamento tem validade de cinco anos.

O diretor da Escola do Legislativo, Sergio Majeski, acredita que a primeira turma terá início no primeiro semestre de 2026 e deverá atrair servidores da Ales, de câmaras municipais e prefeituras.

Majeski disse que a criação da pós-graduação é uma demanda apontada pelos próprios servidores da Casa, e desde que ele assumiu a direção da Escola do Legislativo vinha lutando junto ao presidente Marcelo Santos (União) para implantá-la.

“O presidente deu todo o apoio e agora vamos partir para a etapa de definição de como esse curso será estruturado e quando iniciaremos as aulas”, acrescentou.

leia também:  Ana e Mazinho Enfermeiro são diplomados pela Justiça Eleitoral em São Domingos do Norte

Capacitação

De acordo com Sergio Majeski, poucas instituições no país dispõem de pós-graduação em Poder Legislativo e Políticas Públicas, daí a importância do lançamento do curso pela Ales.

“É uma área de muita importância na qualificação do serviço público nas esferas do Legislativo e do Executivo. Com o conhecimento a ser repassado, teremos técnicos e assessores capacitados para o exercício de suas funções”.

Conforme a grade curricular do curso de pós-graduação da Ales autorizado pelo Conselho Estadual de Educação a carga horária será de 360 horas, distribuídas em oito áreas do conhecimento.

Destaque para as disciplinas relacionadas ao Estado, serviço público e sociedade; Parlamento e políticas públicas; comunicação e política; finanças públicas e sistema orçamentário; políticas públicas e participação social.

Escola do Legislativo

Criada pela Resolução 2.219, aprovada pelos deputados no ano de 2004, a Escola do Legislativo tem a função de promover de forma contínua a qualificação de seus servidores. Desde então, vem atuando para elevar a qualidade das atividades desenvolvidas pelo corpo técnico da Casa por meio de oferta de cursos, palestras, seminários e outras ações.

leia também:  Informação é arma contra golpe do falso advogado

O público externo também é contemplado pelas atividades, exemplo disso são os projetos Escolas na Ales, Universitários no Parlamento e Deputado Jovem. Por meio desses projetos, a Escola do Legislativo consegue aproximar o Parlamento da sociedade. Uma das ações nesse sentido é a visita guiada de estudantes de todo o estado que vêm semanalmente ao Palácio Domingos Martins conhecer os espaços da Casa e como funciona o processo legislativo.

Fonte: POLÍTICA ES

Política Estadual - ES1.com.br

Provas do concurso da Ales serão aplicadas em três cidades do ES

Os candidatos do concurso público da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) não precisarão se deslocar apenas para a capital para realizar os exames. As provas serão aplicadas também em Linhares, no norte do Estado, e em Cachoeiro de Itapemirim, no sul, além de Vitória.

A descentralização pode facilitar o acesso e reduzir os custos de deslocamento dos candidatos esperados. Essa medida amplia as chances de participação de quem mora fora da Região Metropolitana, especialmente em municípios distantes da Grande Vitória.

As provas do concurso da Ales serão realizadas em duas datas distintas: no dia 14 de dezembro, para os candidatos aos cargos de nível superior, sendo 5 vagas para Analista Legislativo e 15 vagas para Consultor Legislativo; e no dia 21 de dezembro, para os inscritos no cargo de Agente de Polícia Legislativa, que conta com 15 vagas.

Confira mais detalhes sobre os cargos e as remunerações do concurso da Ales

Horários

No dia 14, pela manhã, acontecem as provas objetivas para Analista e Consultor Legislativo, das 9h15 às 12h45. À tarde, será aplicada a prova discursiva para o cargo de Consultor, das 15h15 às 17h15.

leia também:  Informação é arma contra golpe do falso advogado

Já no dia 21, a prova objetiva para o cargo de Agente de Polícia Legislativa será realizada à tarde, a partir das 14h15, com duração de três horas.

Outras etapas

Além da prova objetiva, o concurso prevê etapas como prova discursiva (para Consultor), avaliação de títulos (para cargos de nível superior), teste físico, avaliação psicológica e curso de formação (no caso do cargo de Agente de Polícia Legislativa).

Veja os detalhes sobre as etapas do concurso

Fonte: POLÍTICA ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀