Regional - ES1.com.br
Em agenda no ES, Embrapa Café fortalece aproximação entre pesquisa e demandas do setor produtivo
Em agenda no Espírito Santo, representantes da Embrapa Café estiveram na sede da Cooabriel, em São Gabriel da Palha, na quinta-feira (9). A visita integrou uma série de compromissos no estado para estreitar o diálogo com a cadeia produtiva, além de conhecer experiências do setor.
Ao longo da semana, a comitiva cumpriu um roteiro de visitas estratégicas pelo estado, incluindo passagens por instituições e empresas como a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); o Grupo Tristão; o Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (CECAFES), em Venda Nova do Imigrante; a Fazenda Experimental do Incaper, em Marilândia.
A agenda ocorre em um momento em que a instituição busca ampliar sua conexão com as demandas do setor produtivo, aproximando ainda mais a pesquisa dos desafios enfrentados pelos cafeicultores e pelas organizações que atuam na cadeia cafeeira. Segundo o chefe-geral da Embrapa Café, Rodolfo Oliveira, a proposta é estabelecer uma atuação cada vez mais alinhada às diferentes perspectivas.
“A ideia é mudar um pouco o foco de atuação, trazendo principalmente a pesquisa para responder aos problemas e gargalos que o setor produtivo identifica. O papel da pesquisa é importante, mas precisa estar acoplado e responder a esses desafios. A ideia desta visita é conhecer quem está fazendo. A Cooabriel é uma cooperativa de excelência, reconhecida. Queremos conhecer e aproximar a Embrapa Café do que já está sendo feito no Espírito Santo”, afirmou Oliveira.
Para a chefe de Inovação e Negócios da Embrapa Café, Renata Silva, a aproximação com as lideranças e instituições do setor representa uma oportunidade de aprendizado e construção conjunta de soluções. “Viemos para aprender com os avanços que já vêm sendo construídos e para somar nos desafios, procurando alternativas para que a ciência, a tecnologia e a inovação possam auxiliar nesse processo de continuidade da evolução da cafeicultura capixaba, que é uma das maiores do Brasil e referência para o mundo. Vemos desafios relacionados à sustentabilidade, à qualidade do café e à produção de um café saudável, e queremos fazer parte desses avanços”, destacou.
O subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural do Espírito Santo, Michel Tesh, ressaltou que a agenda permitiu apresentar à entidade importantes referências da cafeicultura capixaba. “Conhecer a nossa cafeicultura e a Cooabriel faz parte disso. A cooperativa é parte da evolução do conilon, leva conhecimento, gera conhecimento e difunde isso entre os seus cooperados, contribuindo para que o conilon do Espírito Santo chegue à indústria nacional e a mercados internacionais”, afirmou.
Ainda segundo Tesh, as agendas favorecem o olhar sobre a pesquisa, a partir de uma ótica bastante aplicada, o que pode contribuir para novas oportunidades de mercado. “É um momento oportuno e histórico porque abre uma perspectiva de estratégia, de posicionamento e de comunicação para que se posicione o nosso café muito bem no Brasil e no mundo, a partir da pesquisa cafeeira”, acrescentou.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, também destacou o impacto positivo da cooperação entre os diferentes elos da cadeia. “A Embrapa tem desempenhado um papel muito importante na cafeicultura brasileira e, cabe destacar, nos cafés canéforas. Temos muito a aprender com o trabalho que a instituição vem desenvolvendo, especialmente em relação à aplicabilidade das pesquisas nas regiões produtoras de conilon”, concluiu Bastianello.
Fonte: Cooabriel
Regional - ES1.com.br
Prefeitura de São Gabriel da Palha antecipa planejamento contra estiagem, ondas de calor e tempestades
O prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, reuniu o secretariado e integrantes do primeiro escalão na última segunda-feira (6) para determinar que todas as pastas municipais se organizem imediatamente para enfrentar os impactos do fenômeno climático El Niño. A reunião teve como objetivo antecipar o planejamento da cidade e traçar ações preventivas para os próximos meses, diante dos alertas de estiagem severa, ondas de calor e possíveis temporais isolados na região Noroeste do Espírito Santo.
Durante o encontro, que contou com a participação do coordenador da Defesa Civil municipal, o prefeito destacou a importância de colocar em prática as diretrizes e atualizar as ações integradas. “Nossa equipe precisa estar totalmente alinhada para executar o nosso plano de contingência, que já está pronto, pois a janela de tempo que temos até o período de maior risco é curta. A prefeitura vai agir de forma antecipada na adequação do orçamento para contratações preventivas de insumos e equipamentos, garantindo que a saúde, a assistência social e a nossa Defesa Civil estejam prontas para proteger a nossa população”, afirmou Tiago Rocha.
O chefe do Executivo também ressaltou a preocupação com os reflexos do clima na saúde pública e no abastecimento. “Sabemos que o chamado ‘super El Niño’ traz cenários complexos como a irregularidade das chuvas e o aumento das temperaturas, o que mexe com o nível dos nossos reservatórios e ainda acelera a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, cobrei empenho máximo de cada secretaria para intensificarmos desde já as campanhas de conscientização, o apoio aos produtores rurais e a vigilância nas áreas de risco, transformando a prevenção em nossa principal ferramenta de trabalho”, concluiu o prefeito.
Fonte: PMSGP
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4299 – 06/07/2026
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4298 – 04/07/2026
-
Policial - ES1.com.br7 dias atrásCOMUNICADO PMES
-
Política Estadual - ES1.com.br7 dias atrásGrande Buda é declarado patrimônio cultural material do ES
-
Regional - ES1.com.br2 dias atrásDra. Tânia Nunes Costa destaca como tecnologia, prevenção e atendimento especializado marcam a trajetória do Instituto Nunes em Vila Valério
-
Política Estadual - ES1.com.br7 dias atrásES ganha política pública de distribuição de uniformes escolares
-
Política Estadual - ES1.com.br7 dias atrásAssembleia suspende divulgação de conteúdo jornalístico no período eleitoral
-
Política Estadual - ES1.com.br7 dias atrásEvento Trombetas e Festas, da Igreja Maranata, entra para o calendário oficial do ES







