Geral - ES1.com.br
‘Ditado pelo coração’: jovem escritor de São Gabriel faz sucesso com livro de poesia
Com apenas 23 anos, Júlio Cesar Alves Candida está finalizando sua segunda obra

Mesmo tendo apenas 23 anos, jovem escritor Júlio Cesar Alves Candida é conhecido como “O Poeta” em São Gabriel da Palha. Responsável por dar vida a textos carregados de emoção, Júlio Cesar é autor da obra ‘Ditado pelo coração’, um livro de poesias mescladas por temas de sofrimento, amor, natureza e imaginação.
Natural de Vitória, Júlio Cesar mora na cidade de São Gabriel desde março de 2008 e já se considera um gabrielense de coração. Da capital, ele trouxe consigo lembranças de momentos especiais e que junto com as novas experiências adquiridas na Capital Nacional do Café Conilon, resultaram em inspiração para escrever poemas e dar início a novos projetos literários.
“Produzo textos desde os 12 anos de idade, sempre em momentos vagos eu pegava meu caderno e caneta e locomovia-me para um espaço sossegante como no quintal de minha residência, até mesmo em cima de árvores e o que eu sentia, escrevia e armazenava como recordação. Depois de um tempo, lancei em companhia da Editora Drago que possui sua equipe no Rio de Janeiro, meu primeiro livro de poemas que se chama ‘Ditado pelo coração’. Mas possuo atualmente uma versão semelhante à obra citada acima, que seria uma espécie de volume 2. Ainda estou em processo de formação de um romance adolescente e uma obra composta por pequenos contos amorosos”, conta o escritor Júlio Cesar.

‘Ditado pelo coração’, um livro de poesias mescladas por temas de sofrimento, amor, natureza e imaginação. Foto: Arquivo Pessoal
A paixão pela escrita
“Comumente enquanto se é criança e adolescente é vivenciado emoções diversas. A alegria e a tristeza são sentimentos contraditórios, porém alternam-se dia após dia, nisso inspirações suaves e tenebrosas são interligadas ao ser interior e nesse processo essas emoções transcrevem-se no papel de forma mágica, verdadeira com o intuito de atingir o leitor. O real motivo dessa paixão pelas palavras é poder de certa maneira descarregar o abalo ou harmônica que integra minhas expressões faciais e atitudes”, disse.
O jovem escritor conta que para ele, a imaginação tem o poder de adquirir poderes ilimitados, sendo capaz de transformar sentimentos, opiniões e momentos em novas histórias.
“A cada palavra descrita é a construção de um convite para a paz culta, a melodia da leitura é soada quando o leitor e a obra se tornam companheiros. Transformar sentimentos, argumentos e contos em palavras é como uma bela sobremesa após o jantar, pois quando está construindo um verso, um poema ou um capitulo é algo gratificante, prazeroso além de trazer uma sensação de orgulho ministrado à capacidade do sujeito presente na ação. Quando escrevo é como se estivesse num bosque de jequitibás que abriga pássaros de diversas espécies que cantarolam e cantarolam, juntamente de sinuosos raios solares sobre minha cabeça. Sinto-me revigorado quando leio minha criação e me sinto ainda mais lisonjeado quando outros lêem e se sintam familiarizados com o sentimento que a obra em si está transmitindo em sua essência”, afirma Júlio Cesar.
A inspiração
O jovem escritor, carrega consigo a certeza de que as obras de Deus são perfeitas em toda sua essência e por isso a natureza é um dos temas que ele mais se simpatiza a escrever, sendo elas ricas em inspirações. Júlio Cesar explica que os processos criativos para seus trabalhos partem de sentimentos aglomerados em seu interior e que a vontade de obtê-los de forma concreta incentiva a produção textual.
“O processo de criação inicia quando sentimentos são aglomerados no interior, a tudo me inspira, momentos ao amanhecer até o instante do adormecer. Minha motivação é alimentada a cada linha finalizada, dificilmente vou cessar minha escrita, pois minha inspiração é ilimitada, quando estou triste ou feliz tenho um contexto mental sendo formado. Tento sempre ir além de um mundo encubado, busco entender o passado, supor o futuro e me imaginar na vida de outro ser vivo (planta, animal)”, afirma Júlio.
Obras, sonhos e metas para o futuro
Júlio Cesar, conta que um de seus sonhos como escritor é criar de 30 a 50 obras. E pode-se dizer que ele está no caminho certo, pois já possui alguns trabalhos em processo de criação.
‘Inspirações banais’
“Esta obra será composta por poemas diversificados semelhantes ao livro Ditado pelo Coração. Provavelmente será lançado entre outubro e dezembro. Esse trabalho irá proporcionar ao leitor emoções aleatórias por sua riqueza em temas, tem o intuito também de apresentar novas visões detalhando situações banais que são despercebidas. Integra-se em estabelecer a convicção de que a inspiração nasce em qualquer âmbito e em qualquer instante”, conta Júlio.
‘Pequenos enredos’
“Será composta por pequenos contos de um jovem que teve sua vida amorosa conturbada, por mais que se dedicava a derrota era certa, passou por inúmeros encontros rasos no qual acabou remendado, mas quem dorme sonha e quem luta conquista. Provavelmente estará finalizado em meados de maio de 2021, pois se encontra em fase inicial. Esse trabalho irá proporcionar ao leitor a ideia de que paixões são pequenas explosões sentimentais que normalmente são rasas e que em alguns casos evoluem para o amor verdadeiro”, afirma o escritor.
‘Débora’
Trata-se de um romance adolescente, onde um jovem amante dedica seu tempo, carisma e emoções a uma garota exuberante, além de ser sua vizinha e o motivo de seu despertar, porém nem tudo ocorre como planejamos e o inesperado e o esperado são tensões fortuitas. Essa obra está prevista para ser finalizada em meados de março de 2021 e irá proporcionar ao leitor uma visão detalhada de uma constante luta diária de um garoto apaixonado, mas também o entendimento de que é impossível amar sozinho e que o amor reciproco é a chave para um início de relacionamento com estabilidade”, finaliza o autor.

Mesmo tendo apenas 23 anos, jovem escritor Júlio Cesar Alves Candida é conhecido como “O Poeta” em São Gabriel da Palha. Foto: Arquivo Pessoal
Fonte: Editora Hoje

Geral - ES1.com.br
Safra de grãos 25/26 deve ser de 353,8 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (18.09), em Brasília, as primeiras projeções para a safra de grãos 2025/2026, estimando uma colheita de 353,8 milhões de toneladas, 1% acima do ciclo anterior e um novo recorde histórico.
Os números fazem parte da 13ª edição do estudo Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, elaborado em parceria com o Banco do Brasil. A área plantada deve crescer 3,1%, alcançando 84,24 milhões de hectares, enquanto a produtividade média deve cair 2%, para 4.199 kg/ha.
O avanço é puxado pela soja, carro-chefe do agro brasileiro. A produção da oleaginosa deve atingir 177,67 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre a temporada passada, impulsionada pela recuperação do Rio Grande do Sul após problemas climáticos e pela expansão da área cultivada em 3,7%.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os dados refletem confiança dos produtores, disponibilidade recorde de crédito via Plano Safra e avanço tecnológico no campo. O milho, por sua vez, deve recuar 1%, somando 138,3 milhões de toneladas, enquanto o algodão deve alcançar novo recorde de 4,09 milhões de toneladas de pluma. Já o arroz deve encolher para 11,4 milhões, e o feijão tende a se manter estável em 3,1 milhões.
A Conab também projeta crescimento no setor de proteínas animais, que deve somar 32,3 milhões de toneladas em 2025, com expansão prevista para 2026. A produção de frango deve avançar de 15,49 para 15,93 milhões de toneladas, com consumo interno em alta. Os suínos devem atingir 5,56 milhões em 2025 e 5,77 milhões em 2026, sustentados pelas exportações. Já a carne bovina deve registrar leve ajuste em 2025, para 10,9 milhões de toneladas, após recorde no ano passado, mas deve se recuperar no ciclo seguinte, chegando a 11,2 milhões.
Fonte: Pensar Agro
-
Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br5 dias atrás
Treinar para viver mais, não só para estética – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4049 – 17/09/2025
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
Marilândia é referência em gestão fiscal e contábil no Sudeste do Brasil
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrás
Ação conjunta flagra furto de energia elétrica na zona rural de Vila Valério
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrás
Prefeitura de São Gabriel da Palha realiza “Dia D” de vacinação antirrábica no dia 4 de outubro
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
Prefeitura e Câmara assinam repasse histórico para a SOS Animais em São Gabriel da Palha
-
Geral - ES1.com.br3 dias atrás
Como gerar Pix e receber pagamentos com rapidez e praticidade
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4048 – 16/09/2025