Esportes - ES1.com.br
De vilarejo holandês para o topo do mundo: Amrabat brilha após escolher Marrocos
O meio-campista nasceu em uma cidadezinha de 41 mil pessoas no interior da Holanda e tem sido um dos destaques no Qatar.
Quando a Copa do Mundo FIFA de 2022 começou, Sofyan Amrabat ainda não podia ser considerado um “grande nome” do futebol mundial.
Na verdade, o meio mal podia ser apontado como um dos grandes destaques da própria seleção de Marrocos. No entanto, a situação mudou significativamente ao longo da competição. Não somente os torcedores marroquinos como todos que acompanharam o Mundial certamente se lembrarão de suas impressionantes atuações no Qatar, onde ele se tornou um dos pilares da campanha histórica do país até as semifinais.
Depois de mostrar sua versatilidade no meio de campo em passagens por clubes da Holanda, Bélgica e Itália, o jogador se integrou bem à seleção composta por uma mistura de jogadores derrotados tanto em solo marroquino (como Nayef Aguerd, Achraf Dari e Azzedine Ounahi).

Amrabat escolhe o Marrocos
Nascido em 1996, na pequena cidade holandesa de Huizen, Sofyan deu seus primeiros passos no De Zuidvogels, clube de sua cidade, antes de seguir para as categorias de base do FC Utrecht. Lá, ganhou suas primeiras chances no time principal, mas a sequência de sua carreira se daria no Feyenoord, Club Brugge e, a partir de 2019, na Itália, para o Hellas Verona.
A essa altura, Amrabat já havia atraído a atenção de dirigentes da Federação Marroquina de Futebol (FRMF), que tentavam convencê-lo a representar definitivamente a seleção de seus pais. Antes, havia jogado pela Holanda na categoria sub-15, mas tanto no sub-17, como no sub-20 e no sub-23, sua opção havia sido por Marrocos. No entanto, o meia não quis se precipitar antes de decidir qual país defenderia no cenário internacional.
E quando o jogador rejeitou o convite do ex-treinador da seleção marroquina, Hervé Renard, do presidente da FRMF, Fouzi Lekjaa, decidiu intervir.
O dirigente conversou com o irmão mais velho de Amrabat, Nordin, para tentar persuadi-lo e continuar com o jogador para assistir à partida das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA contra o Gabão, em 2018.
Ao mesmo tempo, o então técnico da Holanda , Dick Advocaat, tentou convencê-lo a vestir as cores holandesas, mas a decisão de Amrabat já havia sido tomada: motivado pela incrível experiência vivida no jogo contra Gabão, ele informou Advocaat que havia escolhido Marrocos, seguindo assim os passos de seu irmão mais velho.
“Marrocos é o meu país. A Holanda é minha segunda casa, o lugar onde nasci e onde vivi a maior parte da minha vida. Mas, como meus pais e avós, sou marroquino. Quando visito Marrocos, eu me sinto ministro em casa. Sinto isso na Holanda também, mas o Marrocos é especial”, explicou Amrabat após tomar uma grande decisão.
Brilhando no Catar 2022
A ida para a Fiorentina, em 2020, representou um salto importante em sua carreira. Mas a oportunidade perfeita para mostrar suas habilidades para o mundo viria mesmo no Qatar – e ele não decepcionou.
Forte na marcação, Amrabat também exibiu qualidade nos passes e ótima leitura de jogo. Incansável, foi um destaque do meio de campo marroquino ao lado de jogadores como Ounahi e Selim Amallah, sendo peça-chave na proteção de uma defesa que em boa parte da campanha se mostrou impenetrável.
E mesmo quando uma lesão o ameaçou tirar da partida contra a Espanha, nas oitavas de final, ele nunca pensou em desistir. Para estar em campo, porém, precisou de muita fisioterapia e injeções para controlar as dores até na parte inferior das costas. “Fiquei acordado até as 3h da manhã fazendo fisioterapia e tomei uma injeção antes da partida”, disse.

Suas grandes atuações na Copa do Mundo são sustentadas pelas estatísticas: aqui, foram 143 passes certos, com aproveitamento de 87%, além de 33 recuperações de bola e seis interceptações.
No Mundial, encarou astros de preparação como Bélgica e Croácia, sempre se preparando para impedir a criação rival ou o convidado do adversário em seu campo.
Mais impressionante ainda, sob sua liderança, o meio de campo de Marrocos teve suas melhores atuações contra a Espanha – justamente uma das equipes mais dominantes com a posse de bola – e Portugal, dos talentosos Bruno Fernandes e Bernardo Silva.
Para melhorar, suas atuações atraíram elogios de todas as partes, incluindo nomes como Zlatan Ibrahimovic e até do presidente da França, Emmanuel Macron, que conversou com ele após a semifinal entre Marrocos e os franceses e se colocou como melhor meia da competição.
Neste sábado, o Amrabat pode coroar o grande momento com a conquista da medalha do terceiro lugar na Copa do Mundo.
Fonte: Agência Esporte
Esportes - ES1.com.br
Santos goleia o Vasco, deixa o Z4 e conquista primeira vitória fora de casa
O Santos derrotou o Vasco por 3 a 0 neste domingo, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado tirou o Peixe da zona de rebaixamento e marcou a primeira vitória da equipe como visitante nesta edição da competição.
Gabigol, Willian Arão e Luan Peres fizeram os gols santistas. Com o triunfo, o Santos chegou aos 25 pontos e subiu para a 14ª colocação. O Vasco, por outro lado, permaneceu na 18ª posição, com 22 pontos, e segue entre os quatro últimos do campeonato.
Vasco cria as primeiras chances
O time da casa começou buscando o ataque e teve as duas primeiras finalizações da partida. Colidio, que fazia sua estreia, recebeu passe de Robert Renan dentro da área, mas mandou por cima do gol. Depois, Andrés Gómez arriscou de fora da área, sem exigir defesa de Gabriel Brazão.
A primeira oportunidade clara do Santos surgiu com Gabigol. O atacante recebeu de Barreal e ficou frente a frente com Léo Jardim, mas finalizou para fora e desperdiçou a chance de abrir o placar.
Na reta final do primeiro tempo, o Peixe voltou a ameaçar. Neymar cobrou escanteio pela direita, a defesa vascaína afastou parcialmente e Caballero aproveitou a sobra para cabecear no travessão.
Santos decide a partida na etapa final
O Vasco voltou mais agressivo do intervalo e quase marcou logo no início. Após uma boa jogada pelo lado direito, Tchê Tchê apareceu livre na área, mas finalizou acima do gol.
Pouco depois, Puma Rodríguez recebeu na entrada da área e acertou a trave de Gabriel Brazão. Apesar da pressão vascaína, foi o Santos quem abriu o placar.
Aos 12 minutos, Rollheiser iniciou um contra-ataque e encontrou Gabigol. O camisa 9 avançou, entrou na área e bateu para colocar o Peixe em vantagem.
O segundo gol saiu aos 31 minutos. Neymar cobrou falta na área, Léo Jardim tentou afastar, mas a bola acabou tocando na cabeça de Willian Arão antes de morrer no fundo da rede.
O Santos fechou a goleada pouco depois. Em uma nova jogada ofensiva, Luan Peres aproveitou a oportunidade e marcou o terceiro gol da equipe paulista.
Com a vantagem construída, o Peixe administrou o resultado até o apito final e deixou o Rio de Janeiro com três pontos importantes na luta contra o rebaixamento.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar | Vasco 0 x 3 Santos |
| Competição | Campeonato Brasileiro — 23ª rodada |
| Local | Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ) |
| Data | 16 de agosto de 2026, domingo |
| Horário | 16h, de Brasília |
| Cartões amarelos | Robert Renan e Paulo Henrique (Vasco) |
| Gols | Gabigol, aos 22 minutos do 2º tempo (Santos); Arão, aos 31 minutos do 2º tempo (Santos); Luan Peres, aos 35 minutos do 2º tempo (Santos) |
| Vasco | Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan, Lucas Piton (Puma); Thiago Mendes, Jair (Sosa), Tchê Tchê (Nuno Moreira); Andrés Gómez, Spinelli (David) e Colidio (Hinestroza) |
| Técnico | Pedro Emanuel |
| Santos | Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Arão, Luan Peres e Escobar; João Schdmit, Oliva (Gustavinho), Caballero (Rollheiser) e Barreal (Rony); Gabigol (Thaciano) e Neymar |
| Técnico | Cuca |
Fonte: Esportes
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrásVila Valério se prepara para inauguração do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Ilma Strello da Cruz”
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrásConheça a Nexum Jeans, marca de São Gabriel da Palha que nasce com o propósito de vestir o Brasil
-
Saúde - ES1.com.br6 dias atrásCampanha Nacional de Multivacinação reforça proteção de crianças e adolescentes em São Gabriel da Palha
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4331 – 12/08/2026
-
Policial - ES1.com.br6 dias atrásATENÇÃO: INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA PMES TERMINAM HOJE
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4332 – 13/08/2026
-
Geral - ES1.com.br7 dias atrásSimpósio mostra como elevar o lucro da pecuária a pasto
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrásFersul conecta agricultura familiar a novos mercados e tecnologia







