conecte-se conosco


Turismo - ES1.com.br

Cresce número de empreendimentos com selo Turismo Responsável no Espírito Santo

Publicado em

Foto: divulgação

No Espírito Santo, mais de 600 empreendimentos que compõem a cadeia produtiva do turismo aderiram ao selo Turismo Responsável. A expectativa é de que até o final do mês de junho, quando encerra o desafio proposto pela Secretaria de Turismo (Setur), esse número cresça ainda mais. A adesão mostra o empenho dos municípios capixabas em tornar o Espírito Santo um destino seguro.

Entre os empreendimentos que já aderiram ao selo Turismo Responsável, o destaque vai para os meios de hospedagem, agências de viagem e transportadoras. Ao todo, são 15 atividades consideradas pelo Ministério do Turismo como atividades específicas do setor.

Para cada uma delas, há uma série de regras a serem cumpridas pelos estabelecimentos. Um exemplo são as transportadoras turísticas. Além de ser necessária a limpeza constante das superfícies, uso de tapetes específicos para higienização dos calçados, também há regras como o agendamento dos clientes e o distanciamento dentro dos veículos, bem como orientações de comportamento dos motoristas e a disponibilização de kits de higiene aos clientes.

“A adesão ao selo é um compromisso dos empreendedores na adoção de todas as medidas estabelecidas de prevenção à Covid, que garantam ao cliente e aos funcionários maior segurança”, explica a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

leia também:  Copa e Olimpíadas não impulsionaram turismo no Brasil

A secretária destaca o empenho dos municípios em orientar os empreendedores a conhecerem, treinarem as equipes e fazerem a adesão ao selo, contribuindo para que o Espírito Santo seja uma opção segura para os turistas. “Estamos muito contentes com a parceria das secretarias municipais em realizar o trabalho de conscientização e orientação junto aos estabelecimentos, aumentando a cada dia o número de adesões no nosso Estado”, acrescentou.

A adesão ao selo Turismo Responsável pode ser feita pela internet. Gratuito, o selo tem como pré-requisito estar regularizado no Cadastur. Feita a adesão, o estabelecimento tem acesso à arte do selo, que deve estar posicionada em local de fácil acesso, sinalizando ao turista que o local segue as normas de prevenção à Covid.

Protocolos sanitários

No site www.gov.br, o empreendedor tem acesso a todas as normas sanitárias elaboradas para as 15 atividades e pode fazer a adesão ao selo preenchendo os dados solicitados. Basta digitar no campo de preenchimento na página principal “Selo Turismo Responsável” e conferir as informações necessárias.

Fonte: Setur

Turismo - ES1.com.br

Megaestruturas de 14 toneladas serão instaladas na construção da maior tirolesa do Brasil, localizada em Pancas

Com mais de 20 anos de experiência, a Guia Vertical, de Umuarama – PR, é a empresa responsável pela assessoria técnica do projeto da maior tirolesa do Brasil, localizada em Pancas, região reconhecida internacionalmente pelos pilotos de voo livre. O projeto, que faz parte de uma iniciativa para potencializar o turismo de aventura na região, promete impulsionar a economia local e oferecer uma experiência única para os amantes de atividades radicais. A obra está sendo executada pela empresa Benites, de Curitiba.

Conversamos com Maycon André Grilo, Coordenador de Projetos da Guia Vertical, que falou sobre a construção dessa importante obra para o munício e para região. Segundo o profissional, o projeto da tirolesa de Pancas encontra-se na fase de adequação dos acessos e instalação de estruturas leves, com a expectativa de entrar em breve na fase de fundações. Serão instaladas megaestruturas com um total de 14 toneladas, seguidas pela colocação dos cabos, decks de lançamento e treinamento dos futuros monitores.

“A obra está prevista para ser entregue em 90 dias, levando em consideração as condições climáticas e outros fatores, como a logística de trabalho para a passagem dos cabos sobre as redes elétricas. Por se tratar de um acesso de difícil acesso, enfrentamos desafios que podem influenciar o prazo de conclusão”, afirmou Maycon.

A estrutura que será entregue em Pancas é composta por duas tirolesas: a primeira com cerca de 2.100 metros de extensão e a segunda com aproximadamente 850 metros. Juntas, formam o maior circuito de tirolesas da América Latina, superando o recorde da K2000, localizada em Santa Catarina, que possui 2.000 metros de extensão. Com um ponto mais alto atingindo aproximadamente 400 metros de altitude, os usuários poderão desfrutar de uma vista deslumbrante e adrenalina pura, atingindo velocidades de até 120 km/h.

leia também:  Setur participa de eventos que reúnem o setor do Turismo no País

Maycon fala sobre os desafios que estão sendo superados. “A construção de uma estrutura de grande porte como essa apresenta diversos desafios, como o uso de concreto, a locação de estruturas super pesadas, o acesso ao local, as condições climáticas, o maquinário necessário, a altura da estrutura, a presença de vegetação densa, entre outros. Estamos superando esses desafios à medida que avançamos na obra, mas a passagem e lançamento dos cabos representam um dos maiores desafios, devido ao peso das bobinas e às dificuldades do terreno”.

Serão instaladas megaestruturas com um total de 14 toneladas. Foto: divulgação/guia Vertical

Foto: divulgação/Guia Vertical

Cada detalhe do projeto foi cuidadosamente pensado, desde os cabos de sinalização até as normas de construção e operação, visando garantir a segurança e acessibilidade dos usuários. Além disso, a Guia Vertical está comprometida com a preservação do meio ambiente, buscando proporcionar experiências turísticas sustentáveis.

Com a escolha do Sistema de Freio por Absorção (Absorption Brake System), conhecido como Freio ABS para Tirolesa, a Guia Vertical reforça o compromisso com a segurança dos usuários. Considerado um dos sistemas de freio mais seguros do mercado, o Absorption Brake System garante um controle eficiente e preciso da velocidade, proporcionando uma experiência ainda mais segura e emocionante para os praticantes de turismo de aventura.

leia também:  Sebrae e Pancas firmam parceria para fortalecer o turismo no município

A expectativa é que a inauguração da maior tirolesa do Brasil em Pancas atraia não apenas visitantes nacionais, mas também turistas estrangeiros, fortalecendo a economia local e elevando o nível do turismo na região e no estado. Com uma paisagem única, cenários impressionantes e um potencial incrível para atividades de aventura, Pancas está se tornando um destino imperdível para os amantes da adrenalina e da natureza.

Foto: divulgação/Guia Vertical

Percurso da Tirolesa 

Percurso 1 – Saindo da Pedra da Tirolesa em direção ao 1º ponto de chegada. Percurso 2 – Saindo do 1º ponto de chegada em direção ao Parque de Exposições da Cidade.

Projetos já realizados pela Guia Vertical

Dentre os projetos já implantados pela Guia Vertical em todo o Brasil, destacam-se a tirolesa da Pedra do Índio, em Ribeirão Claro – PR, com 1 km de extensão e considerada a tirolesa mais rápida do país, e a Tirolesa Vale do Chico, em Formosa do Sul – SC, atualmente o maior circuito de tirolesa do Brasil, com 2.100 metros de percurso. Outro destaque é a tirolesa da Nascente Azul, em Bonito – MS, que com seus 450 metros, é considerada uma das melhores infraestruturas do destino. Além desses projetos, a empresa também atua em parques aquáticos, hotéis fazenda e eventos.

Especializada em consultoria e assessoria técnica para projetos de turismo, a Guia Vertical destaca-se por sua expertise em implantação de atividades para turismo de aventura, sempre priorizando a segurança e o respeito ao meio ambiente. Com uma equipe altamente qualificada e projetos diferenciados, a empresa tem conquistado reconhecimento no setor.

Fonte: Editora Hoje

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀