Política Estadual - ES1.com.br
Coronel Weliton cobra melhorias no Caparaó
Em discurso na sessão extraordinária desta segunda (12), o deputado Coronel Weliton (PTB) cobrou das autoridades competentes reestruturação na administração capixaba do Parque Nacional do Caparaó.
Para exemplificar o que considerou estado precário, ele afirmou que o número de servidores responsáveis por cuidar da limpeza e manutenção da área localizada no Espírito Santo, que soma 31 mil hectares, é de apenas cinco funcionários.
De acordo com o deputado, o número é insuficiente para atender as demandas de manutenção da atração turística, que após a pandemia está voltando a crescer, com um público este ano estimado em mais de cem mil pessoas.
Novos acessos
Weliton fez ainda apelo ao governo do Estado, por meio da pasta do turismo, no sentido de viabilizar dois novos acessos que constam do plano de manejo do lado capixaba do parque.
Um deles, explicou, tem início no distrito de São João do Príncipe, em Iúna; e o outro através de Ibitirama – município que, conforme destacou, abriga a maior parte da área do Caparaó no estado, e onde se localiza o Pico da Bandeira.
O deputado cobrou ainda melhorias no acesso ao Caparaó capixaba pela portaria de Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto (ES). Conforme explicou, são 12 quilômetros de estrada que precisam de pavimentação. Ele disse que a conservação da via tem sido feita, de forma paliativa, pela prefeitura de Dores do Rio Preto.
Energia no norte
O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) relatou ter tomado conhecimento, durante encontro com a diretoria da EDP Escelsa, de que as regiões Norte e Noroeste não dependem mais da Grande Vitória para o recebimento de energia.
Segundo ele foi anunciada a conclusão da linha de alta voltagem do município de João Neiva, o que garante agora aos municípios da região autonomia em termos energéticos.
Além deste benefício, acrescentou Mazinho, houve investimentos de R$ 10 milhões para dobrar a produção de energia elétrica na subestação da EDP do distrito de Paulista, em Barra de São Francisco.
Isso permitirá investimentos em novos empreendimentos não apenas em Barra de São Francisco, mas também em Ecoporanga, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Mantenópolis e Águia Branca.
“O suprimento de energia elétrica sempre foi um dos grandes gargalos ao desenvolvimento, e o aumento da produção beneficia todos os municípios próximos a Barra de São Francisco”, frisou.
Fonte: POLÍTICA ES

Política Estadual - ES1.com.br
Sessão solene presta homenagem ao Dia Mundial do Desbravador

Com mais de 8 mil componentes no Espírito Santo, o Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi homenageado em sessão solene realizada nesta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa (Ales). A solenidade proposta pelo presidente Marcelo Santos (União) contou com a entrega de certificado e de medalhas comemorativas pelos 190 anos da Ales a 34 homenageados.
Criado em 1950, no dia 20 de setembro, o Clube dos Desbravadores completou 75 anos de existência no mundo. Formado por crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, o grupo recebe ensinamentos voltados para o desenvolvimento de talentos, habilidades, disciplina e amor pela natureza.
O presidente da Associação Sul Espírito Santense da Igreja Adventista, pastor Itamar Lelis, falou sobre a importância do trabalho social que é desenvolvido. “O Clube de Desbravadores é uma ação social que a Igreja realiza para cuidar dos nossos meninos e meninas de 10 a 15 anos. Lá eles aprendem muitas coisas, se desenvolvem em todas as áreas, seja socialmente, academicamente, espiritualmente, em atividades físicas e ações sociais que são realizadas também por intermédio deles”, explicou.
“A Igreja Adventista no centro sul do Estado tem mais de 4 mil desbravadores, no estado são mais de 8 mil. Nós temos mais de 280 mil desbravadores no Brasil e mais de 1,5 milhão no mundo. Então, é um movimento muito forte e o objetivo é acolher as crianças e ajudar os pais no desenvolvimento das crianças” acrescentou o convidado.
“São mais de 8 mil crianças que estão sendo cuidadas, acompanhadas e estão se desenvolvendo em todas as áreas. Então a sociedade reconhecer isso, o Estado reconhecer esse trabalho, para nós é muito importante porque acaba, de um jeito ou de outro, nos apoiando e nos fortalecendo nessa missão”, concluiu o pastor.
O proponente da solenidade, deputado Marcelo Santos, lembrou do seu passado como desbravador durante a cerimônia. “Eu fui desbravador, tive a oportunidade de participar no primeiro Campori (acampamento realizado pelo grupo). Batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1985 pelo saudoso pastor Paulo Barbosa. Tive como coordenador do grupo de desbravadores o Enoque, uma figura conhecida por todos. E o papel do desbravador é justamente esse, é um papel social importantíssimo”, destacou.
“Lá nós aprendemos hierarquia, disciplina, respeito a pai, mãe e a todos. Então, ser desbravador, quem foi, nunca deixará de ser. E aqui eu tenho a oportunidade de homenagear os desbravadores no Espírito Santo pelo Dia Mundial dos Desbravadores, que pra mim é uma honra muito grande”, complementou o parlamentar.
O presidente da Ales comentou sobre o papel que o Clube dos Desbravadores tem de ensinar valores para os jovens componentes. “Eles podem estar conectados na rede social, podem estar assistindo programações que existem em todo o planeta, mas eles têm aí uma condição de aprender coisas que o mundo atual não permite que os jovens tomem conhecimento. E a Igreja Adventista, através dos desbravadores, oferece para eles tudo isso, além de princípios e valores religiosos, familiares, também tem hierarquia, porque disciplina é fundamental nas nossas vidas”, finalizou o deputado.
Homenageados com a medalha dos 190 anos da Ales
1. Pr. Luís Gustavo Cava de Sá
2. Pr. Michael Celestrini
3. Pr. Alberto Reitter
4. Moab Silva
5. Mônica Braga
6. Daniel Martins Filho
7. Pr. Udirley Kloss Segantini
8. Pr. Itamar Lélis
9. Pr. Luciano de Paula Borges
10. Pr. Daniel Lopes Toledo
11. Pr. Anderson Souza Soares
12. Erasmo Carlos Gazolli
13. Lídia Valadares
14. Rogerio Cardoso
Homenageados com certificado
1. David Oliari
2. Dion Carlos da Fonseca Sousa
3. Douglas de Paula Borel
4. Edson de Jesus Mariano
5. Gabriel Ferrarrez Vezzoni
6. Gil Marcos Guimarães Mollulo
7. Hamilton César dos Santos Lima
8. Honorilda da Penha Dalmázio
9. Jairo de Jesus Pinto
10. ??João Batista Emídio de Assis
11. José Willes
12. Josimar de Souza Pires
13. Lislayne Cristina Ribeiro da Silva
14. Luiz Roberto Oliveira Junior
15. Marciano Dias da Silva
16. Robert Freitas Meireles Santos.
17. Salam Dualibi
18. Sara Maria de Souza Martins
19. Vinicius de Souza Olímpio
20. William Silva Fonseca
Fonte: POLÍTICA ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4061 – 01/10/2025
-
Esportes - ES1.com.br4 dias atrás
CT VIVA de São Gabriel da Palha busca título em Barra de São Francisco
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4063 – 03/10/2025
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
Sicredi Essência inaugura relógio em Vila Valério
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4062 – 02/10/2025
-
Política Estadual - ES1.com.br6 dias atrás
Concurso da Ales: veja os cargos e remunerações em disputa
-
Estado - ES1.com.br5 dias atrás
Governo realiza leilão on-line de bens móveis em outubro
-
Esportes - ES1.com.br19 horas atrás
CT VIVA de São Gabriel da Palha conquista título inédito na 1ª Copa de Base de Barra de São Francisco