Estado - ES1.com.br
Circuito Cultural CEU recebe exposição ‘Espelhos: identidades e representações através de bonecas artesanais’
Está aberta a exposição “Espelhos: identidades e representações através de bonecas artesanais”, mostra que conta com espaços participativos de produção de bonecas artesanais e com as produções da edição anterior do projeto. A realização é da Casa Com Junto – Espaço Experimental de Arte, Cultura, Educação e Direitos Humanos e fica disponível no Circuito Cultural CEU, na Ilhas das Caieiras, em Vitória.
O projeto tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo sobre identidade e representatividade do corpo negro na sociedade, resgatando a prática ancestral (manual) de confecção de bonecas com tecido, conhecidas como bonecas Abayomis. E para tanto, contará com formação para educadores sociais e professores, e oficinas de confecção de bonecas artesanais, que em breve serão amplamente divulgadas.
A mostra está aberta à visitação até o dia 29 de outubro, no espaço Multiuso Circuito Cultural, com a instauração de espaço participativo de produção de bonecas artesanais orientado pela artesã e educadora Jupiara Silva. A exposição também conta com uma mostra de bonecas artesanais, confeccionadas em uma edição anterior do projeto, bem como instalação artística do artista visual e carnavalesco, Vitor Vasale.
A exposição tem visitação gratuita e mediação em arte/educação capacitada e com curadoria do artista Geovanni Lima, educador e doutorando em Artes Visuais. Para a visitação de grupos, agendamento via e-mail [email protected]
O projeto “Espelhos: identidades e representações através de bonecas artesanais” é viabilizado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 2023 – Edital de seleção de projetos de Artes Integradas, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e Governo Federal. A entrada é gratuita.
Serviço
Exposição Artística “Espelhos: identidades e representações através de bonecas artesanais”
Data : 29 de agosto a 29 de outubro
Horário visitação: 12h30 às 16h30
Local: Circuito Cultural CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados;
Rua 23 de Abril, nº 35, na Ilha das Caieiras (próximo ao Residencial Santo André – Vitória – ES
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
[email protected] / [email protected]
Fonte: GOVERNO ES
Estado - ES1.com.br
Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.
O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.
A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4081 – 24/10/2025
-
Entretenimento - ES1.com.br2 dias atrásNova pesquisa: participe e indique o “Destaque dos Destaques” do Prêmio Destaque Hoje Notícias 2025
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrásServidores do Executivo Estadual receberão o pagamento de outubro no dia 30
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrásSuspeito de matar e ocultar corpo de funcionário em Vila Valério é preso em Minas Gerais
-
Regional - ES1.com.br2 dias atrásVila Valério dá o primeiro passo rumo ao fortalecimento do turismo local juntamente com o Sebrae
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4084 – 28/10/2025
-
Geral - ES1.com.br7 dias atrásUE propõe mudanças na lei antidesmatamento que podem dar fôlego aos exportadores
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrásNutricionista Beatriz Ferrari, de São Gabriel da Palha, defende equilíbrio e consciência nas escolhas alimentares







