conecte-se conosco


Policial - ES1.com.br

CIMU promove 1º Seminário sobre Violência Doméstica com foco no fortalecimento da mulher policial militar

Publicado em

Na última quinta-feira (28), a Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU) realizou o 1º Seminário sobre Violência Doméstica: Compreensão, Prevenção e Enfrentamento – PMES/2025, com o tema “Por Trás da Farda: Enfrentando a Violência Doméstica”. O evento, realizado em Vitória, reuniu cerca de 70 policiais militares femininas, com o objetivo de promover o autocuidado, fortalecer a autoestima e ampliar a rede de apoio dentro e fora da corporação.

A solenidade contou com a presença da Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Luciana Lopes Carrijo Ferrari, que ressaltou que a violência contra a mulher não atinge apenas o corpo, mas também a dignidade, a liberdade e a segurança emocional. A oficial destacou a necessidade de reconhecer as diferentes formas de violência como passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Também participaram a Diretora de Inteligência (Dint), coronel Viviane Saliba Nascimento; o representante da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), tenente-coronel Rone Frederico Coutinho; e o representante do Comando de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE), tenente-coronel Cristiano Callegário Silva. Todos reforçaram o compromisso institucional da Polícia Militar com a valorização e proteção das mulheres policiais.

leia também:  Polícia Civil prende em Aracruz mãe e filho investigados por homicídio em Linhares

A programação incluiu palestras ministradas por especialistas na temática da violência doméstica, que abordaram aspectos jurídicos, psicológicos e sociais. Entre as palestrantes estavam: Dra. Brunella Faustini Baglioli, juíza da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória; Dra. Natália Tenório Sampaio, delegada da Polícia Civil do Espírito Santo e Subgerente de Proteção à Mulher da SESP e capitão Daiana Gomes Ferreira, subcomandante da CIMU.

Além das palestras, o evento promoveu dinâmicas voltadas ao bem-estar e ao fortalecimento das mulheres diante de situações de vulnerabilidade, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Ao encerrar o seminário, a Comandante da CIMU, major Jaqueline Pandolfi Freire, ressaltou: “Foi um espaço de acolhimento e reflexão, reafirmando que a farda não imuniza contra a violência doméstica. Reconhecer essa realidade é essencial para fortalecer não apenas a mulher policial, mas toda a instituição.”

O seminário reforça o compromisso da Polícia Militar do Espírito Santo, por meio da CIMU, em proteger, apoiar e capacitar mulheres, além de ampliar o debate sobre a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica, tanto no âmbito social quanto institucional.

leia também:  Polícia Civil age rapidamente e prende suspeito de roubar celular em Vila Velha

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente-coronel Sonia Ribeiro Pinheiro
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: POLÍCIA MILITAR ES

Policial - ES1.com.br

DHPP e Denarc de Linhares apreendem adolescente suspeito de envolvimento em homicídio ocorrido em agosto

Uma ação conjunta das Delegacias Especializadas de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Narcóticos (Denarc) de Linhares, deflagrada na última sexta-feira (24), resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos, investigado pelo assassinato de Igor Mateus Tonini de Souza, de 24 anos, ocorrido no dia 4 de agosto deste ano, no bairro Residencial Rio Doce, em Linhares.

O adolescente foi localizado e apreendido no bairro Santa Cruz, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão. Além de ser apontado como um dos autores do ato infracional análogo ao crime de homicídio, o investigado também é conhecido por envolvimento em disputas entre grupos criminosos dos bairros Aviso, Residencial Rio Doce e Mata do Cacau.

A Polícia Civil segue em busca do segundo envolvido, de 23 anos, que permanece foragido. De acordo com as investigações, o foragido e o adolescente apreendido seriam os autores dos disparos que resultaram na morte de Igor Mateus.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações sobre o paradeiro do suspeito foragido de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181.

leia também:  Polícia Civil age rapidamente e prende suspeito de roubar celular em Vila Velha

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1

Fonte: POLÍCIA CIVIL ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!