Política Nacional - ES1.com.br
CAS analisará indicações para a Anvisa e a ANS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve receber, na quarta-feira (6), às 10h30, os relatórios sobre a indicação de diretores para a Anvisa e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os documentos apresentam o histórico profissional dos indicados pelo Poder Executivo. A comissão deve conceder vista coletiva — mais tempo para os senadores analisarem os nomes —, segundo as regras do Senado. As sabatinas estão previstas para ocorrer na semana seguinte.
Para diretor-presidente da ANS, o candidato é o atual secretário nacional do Consumidor, Wadih Nemer Damous Filho (MSF 87/2024). Ex-deputado federal, Damous terá mandato até 2029, caso seja nomeado.
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ainda não divulgou seu relatório, que será lido na reunião. Os relatórios de indicação de autoridades informam sobre a carreira do candidato, se há impedimentos legais e podem solicitar mais dados, inclusive por meio de audiência pública. Como o voto para as autoridades é secreto, o relator não explicita se apoia ou não o indicado.
A ANS tem seis diretores que devem ser aprovados pelos parlamentares após sabatina, conforme a legislação. Na reunião, apenas a indicação para diretor-presidente será analisada. O órgão é responsável por fiscalizar e regular o setor de planos de saúde.
Anvisa
Dos cinco cargos de diretoria da Anvisa, os senadores avaliam candidatos a três deles:
- o de diretor-presidente até 2029, que tem como indicado o ex-secretário-adjunto de ciência e tecnologia do Ministério da Saúde, Leandro Pinheiro Safatle (MSF 91/2024). O relatório é da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP);
- diretoria até 2029, que tem como indicada Daniela Marreco Cerqueira, que já trabalha na Anvisa como secretária executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (MSF 90/2024). O relator é o senador Fernando Dueire (MDB-PE);
- diretoria até 2030, para a qual foi indicado Thiago Lopes Cardoso Campos, coordenador jurídico da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (MSF 35/2025). A relatoria é da senadora Dra. Eudócia (PL-AL).
A Anvisa é a autarquia que fiscaliza e regula produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, como medicamentos e alimentos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
Política Nacional - ES1.com.br
Senado sedia exposição ‘O Caminho do Voto’, sobre etapas do processo eleitoral
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participa nesta quarta-feira (5), às 10h, da abertura da exposição O Caminho do Voto, que retrata as etapas do processo eleitoral, desde o desenvolvimento e os testes da urna eletrônica até a votação e a totalização dos resultados. Organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a mostra pode ser visitada no Senado até o dia 21 de agosto.
A abertura da exposição, no Espaço Senador Ivandro Cunha Lima do Senado, contará com a presença do presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, de presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e de outras autoridades da Justiça Eleitoral e instituições parceiras.
O evento integra a programação da Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação. A exposição mostra ainda como o sistema brasileiro se consolidou como um dos processos democráticos mais seguros do mundo.
Ao percorrer os painéis da exposição, o visitante poderá conhecer as principais etapas que asseguram a integridade do processo eleitoral, com a adoção da tecnologia, procedimentos de auditoria, controles institucionais e atuação de milhares de servidores e colaboradores.
A exposição ficará até sexta-feira (7) no Espaço Senador Ivandro Cunha Lima. A partir dessa data, será instalada no Espaço da Praça das Abelhas, que fica em frente às Alas Teotônio Vilela e Tancredo Neves.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrásGuarda Municipal inicia fiscalização do transporte escolar em Colatina
-
Oportunidades - ES1.com.br6 dias atrásPrefeitura de São Gabriel da Palha abre Processo Seletivo Simplificado Emergencial para cadastro de reserva na Secretaria de Assistência Social; confira o cronograma
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrásShineray Du Motos comemora um ano com crescimento nas vendas e fidelização de clientes em São Gabriel da Palha
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4320 – 30/07/2026
-
Esportes - ES1.com.br6 dias atrásFluminense empata com o Bahia e chega ao quinto jogo sem vencer no Brasileirão
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrásConfiança, cooperação e desenvolvimento marcam a trajetória do Sicoob Conexão em São Gabriel da Palha
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrásCRAS de São Gabriel da Palha celebra o Dia dos Avós com tarde repleta de emoção, afeto e homenagens
-
PUBLICIDADE LEGAL - ES1.com.br4 dias atrásPUBLICIDADE LEGAL: 01/08/2026 – EDIÇÃO Nº 4322







