conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

‘Caminhada Outubro Rosa’ reúne dezenas de pessoas em São Gabriel da Palha

Publicado em

Um ‘mar’ cor de rosa tomou conta das ruas de São Gabriel da Palha no último sábado (5). Realizada pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde do Município e com a temática, ‘Deixe essa ideia bater forte no seu peito’, dezenas de pessoas se reuniram para realizar uma caminhada em alerta e conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero.

Com faixas e balões em mãos, a concentração saiu de frente ao Hospital São Gabriel até a praça Aurélio Bastianello. Entidades, autoridades locais, secretários, Fasg, população e a prefeita Céia Ferreira participaram do momento.

“Quem ama, se cuida! É muito bom participar e ver de perto um movimento como este. Essa campanha é uma maneira de chamar atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, e lembra-las também que elas tem direito e que podem procurar a unidade de saúde próxima a sua casa para fazer seu exame”, relatou a prefeita de São Gabriel, Céia Ferreira.

Fasg em Ação

leia também:  Evair de Melo faz reflexão sobre pesquisa e inovação na cafeicultura em Simpósio dos Cafés do Brasil

“Outubro é o mês do Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A Faculdade São Gabriel da Palha (FASG), juntamente com seus acadêmicos da Graduação, cursos Técnicos e também os docentes, estiveram fortalecendo a “Caminhada pela Vida”, organizada pela Secretaria de Saúde do Município de São Gabriel da Palha neste último sábado (5). Este movimento ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais podemos encontrar apoio. Não vamos deixar o outubro rosa passar em branco, vamos dialogar sobre o assunto!”, ressalta a coordenadora acadêmica da Fasg, Keila Belo.

O Outubro Rosa                 

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, além disso, tem por objetivo realizar atividades preventivas voltadas à saúde da mulher.


camera_enhance (Crédito: Divulgação)

leia também:  Governador visita feira voltada para mercado de cerveja artesanal

insert photo


Editora Hoje

Geral - ES1.com.br

Safra de grãos 25/26 deve ser de 353,8 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (18.09), em Brasília, as primeiras projeções para a safra de grãos 2025/2026, estimando uma colheita de 353,8 milhões de toneladas, 1% acima do ciclo anterior e um novo recorde histórico.

Os números fazem parte da 13ª edição do estudo Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, elaborado em parceria com o Banco do Brasil. A área plantada deve crescer 3,1%, alcançando 84,24 milhões de hectares, enquanto a produtividade média deve cair 2%, para 4.199 kg/ha.

O avanço é puxado pela soja, carro-chefe do agro brasileiro. A produção da oleaginosa deve atingir 177,67 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre a temporada passada, impulsionada pela recuperação do Rio Grande do Sul após problemas climáticos e pela expansão da área cultivada em 3,7%.

Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os dados refletem confiança dos produtores, disponibilidade recorde de crédito via Plano Safra e avanço tecnológico no campo. O milho, por sua vez, deve recuar 1%, somando 138,3 milhões de toneladas, enquanto o algodão deve alcançar novo recorde de 4,09 milhões de toneladas de pluma. Já o arroz deve encolher para 11,4 milhões, e o feijão tende a se manter estável em 3,1 milhões.

leia também:  Evair de Melo faz reflexão sobre pesquisa e inovação na cafeicultura em Simpósio dos Cafés do Brasil

A Conab também projeta crescimento no setor de proteínas animais, que deve somar 32,3 milhões de toneladas em 2025, com expansão prevista para 2026. A produção de frango deve avançar de 15,49 para 15,93 milhões de toneladas, com consumo interno em alta. Os suínos devem atingir 5,56 milhões em 2025 e 5,77 milhões em 2026, sustentados pelas exportações. Já a carne bovina deve registrar leve ajuste em 2025, para 10,9 milhões de toneladas, após recorde no ano passado, mas deve se recuperar no ciclo seguinte, chegando a 11,2 milhões.

Fonte: Pensar Agro

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀