conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

“Ato de amor ao próximo”, diz filha de servidor que recebeu órgão de Gabriel

Publicado em

“Foi um ato de generosidade e amor ao próximo”. Foi com estas palavras que a filha do servidor público de Santa Maria de Jetibá agradeceu à família do menino Gabriel Martins, de 11 anos, que morreu nesta semana vítima de um acidente na BR-101. O servidor, que não teve o seu nome revelado, recebeu o fígado de Gabriel.

O menino estava no mesmo carro de seus pais, Ozineto Francisco Rodrigues, 38 anos, e Danielli Martins, 34, e o irmão dele Lucca, de 1 ano e 4 meses. Os três morreram na hora. O carro em que eles estavam foi atingido por uma carreta carregada com um bloco de granito.

Após passar pela cirurgia de transplante, o servidor público segue internado no Hospital Meridional, em Cariacica, local onde passou pela cirurgia. Segundo a família, o servidor deve ficar internado entre 15 e 20 dias, para se recuperar.

“Esperamos que tenha uma vida normal, claro com alguns cuidados especiais, mas que ele possa aproveitar uma nova vida, sem limitações”, contou a filha.

leia também:  Paulo Hartung sanciona lei que vai beneficiar empresários e clientes de energia limpa e sustentável

O servidor público estava há dez meses na fila de espera por um fígado. Sobre a oportunidade de receber a doação, a família fez um agradecimento aos familiares de Gabriel Martins.

“Lamentamos e estamos muito triste pelo ocorrido, e somos muito gratos a família do doador, por salvar a vida do meu pai. Foi uma ato de generosidade e amor ao próximo”, afirmou a filha do servidor.

Além do fígado, a família de Gabriel autorizou a doação de duas córneas e dois rins do menino. Ele foi enterrado na quarta-feira (19).

Tribuna Online

Geral - ES1.com.br

Safra de grãos 25/26 deve ser de 353,8 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (18.09), em Brasília, as primeiras projeções para a safra de grãos 2025/2026, estimando uma colheita de 353,8 milhões de toneladas, 1% acima do ciclo anterior e um novo recorde histórico.

Os números fazem parte da 13ª edição do estudo Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, elaborado em parceria com o Banco do Brasil. A área plantada deve crescer 3,1%, alcançando 84,24 milhões de hectares, enquanto a produtividade média deve cair 2%, para 4.199 kg/ha.

O avanço é puxado pela soja, carro-chefe do agro brasileiro. A produção da oleaginosa deve atingir 177,67 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre a temporada passada, impulsionada pela recuperação do Rio Grande do Sul após problemas climáticos e pela expansão da área cultivada em 3,7%.

Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os dados refletem confiança dos produtores, disponibilidade recorde de crédito via Plano Safra e avanço tecnológico no campo. O milho, por sua vez, deve recuar 1%, somando 138,3 milhões de toneladas, enquanto o algodão deve alcançar novo recorde de 4,09 milhões de toneladas de pluma. Já o arroz deve encolher para 11,4 milhões, e o feijão tende a se manter estável em 3,1 milhões.

leia também:  Vento forte destelha casas e destrói cruzeiro de Vila Valério

A Conab também projeta crescimento no setor de proteínas animais, que deve somar 32,3 milhões de toneladas em 2025, com expansão prevista para 2026. A produção de frango deve avançar de 15,49 para 15,93 milhões de toneladas, com consumo interno em alta. Os suínos devem atingir 5,56 milhões em 2025 e 5,77 milhões em 2026, sustentados pelas exportações. Já a carne bovina deve registrar leve ajuste em 2025, para 10,9 milhões de toneladas, após recorde no ano passado, mas deve se recuperar no ciclo seguinte, chegando a 11,2 milhões.

Fonte: Pensar Agro

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀