conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

Água: a fonte da vida

Publicado em

O Dia Mundial da Água é celebrado nesta quinta-feira, 22 de março, mas as ações de escolas, entidades privadas, cooperativas e também boa parte da população tem demonstrado preocupação com esse bem valioso, importante para a população mundial, afinal, todos os seres vivos dependem da água para sobreviver, e a existência de água potável também depende de nós.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993. No dia em todo mundo as pessoas buscam uma forma de celebrar a data, principalmente como conscientização, com palestras, momentos de reflexão.


camera_enhance Alunos da Bértolo Malacarne conheceram nascentes preservadas e em fase de recuperação, aprendendo sobre a importância delas (Crédito: divulgação)


O trabalho de conscientização foi intenso em 2017, no município de São Gabriel da Palha. A escola Bértolo Malacarne, por exemplo, iniciou o projeto “Deixe a Terra Florescer”, idealizado pelas professoras Lucinéia Braun e Marinete Lima e pela diretora da escola Flaviany Cristina Luiz do Nascimento Riquieri, de plantio de árvores em nascentes, que teve como objetivo resultados permanentes na preservação. A escola ainda realizou visitas educativas com os alunos em várias áreas do município com trabalhos de preservação e recuperação, cooperando com o desenvolvimento educacional das crianças, na esperança de que mais água ‘brote’ em terras gabrielenses.

 

leia também:  Espírito Santo tem mais de 4 homicídios por dia, aponta o Atlas da Violência


camera_enhance Na Caminhada Ecológica da Coopcam, o público teve uma verdadeira aula de conscientização na conservação e recuperação de nascentes (Crédito: divulgação)


Também no mesmo ano, a Cooperativa dos Caminhoneiros de São Gabriel da Palha (Coopcam), realizou uma caminhada ecológica onde mais de 100 pessoas tiveram uma verdadeira aula de conscientização na conservação e recuperação de nascentes, as palestras ao ar livre foram ministradas pelo presidente da Coopcam, Advaldo Antônio Zotelle e também por um técnico da Cooabriel. Nas duas áreas foram abordados temas importantes para conscientizar as pessoas sobre a importância da recuperação de nascentes. 


camera_enhance Na Caminhada Ecológica Paróquia Arcanjo Gabriel, os participantes visitaram a nascente do Córrego São Gabriel (Crédito: divulgação)


 Quem também organizou uma caminhada ecológica foi a Paróquia Arcanjo Gabriel, em setembro do ano passado, o movimento contou com a participação de populares que reivindicaram mais cuidados com o córrego São Gabriel. Os participantes passaram pela nascente do Córrego São Gabriel, em seguida partiram para uma grande caminhada cortando toda a cidade.

 

 

Você está fazendo a sua parte?

 

O ano de 2018 começou com bom volume de chuvas na região, o que pode dar a sensação de que não haverá mais problemas com crise hídrica, como em anos anteriores.

Mas é importante não se deixar levar pelas belas imagens de rios cheios após as chuvas, isso porque grande volume de água já foi embora, pois são resultados das águas que escoaram das ruas e que não são absorvidas pelo solo.

leia também:  Jacqueline Moraes assume a coordenação de comitê pela Primeira Infância

Nós sabemos que a quantidade de água no mundo é a mesma desde os primórdios, e o que temos é o aumento da população e do desperdício, que é causado pela própria comunidade, que acaba tendo o pensamento de: “a crise já passou”, o que é errado.

A responsabilidade de uma seca é nossa, fruto de desmatamento, poluição e desperdício, por isso é dever de todo cidadão contribuir para reverter o quadro e impactar o meio ambiente de maneira positiva: plantando árvores, reduzindo o desperdício e mobilizando mais pessoas, uma corrente do bem.

Mas infelizmente, os maus exemplos aparecem gritando nas portas, ruas e claro, nos rios. Todos os dias lixos e mais lixos são destinados de forma incorreta, são pets, móveis, eletrodomésticos velhos.

Não podemos pagar para ver os resultados das inconsequências de uma parcela, vamos fazer a nossa parte. Economize água! Use o que você realmente precisa, conserte possíveis vazamentos, plante uma árvore, jogue seus resíduos nos locais adequados, converse com seus filhos, irmãos, pais e amigos, na escola. Contamine o mundo com suas boas ações.

 

 

Editora Hoje / SAAEC

Geral - ES1.com.br

Cooabriel participa do encontro estadual “Oportunidades para o Cooperativismo Capixaba”, realizado pela OCB/ES

Foi realizado nesta quarta-feira (29), em Vitória, o encontro estadual “Oportunidades para o Cooperativismo Capixaba”, uma iniciativa da OCB/ES.

Estiveram presentes cerca de cem pessoas ligadas ao cooperativismo no Espírito Santo. Representando a Cooabriel, participou o vice-presidente da cooperativa, Onivaldo Lorenzoni.

O objetivo foi apresentar aos presidentes, dirigentes, conselheiros e gestores das cooperativas capixabas as principais oportunidades de negócios e linhas de investimento para o cooperativismo.

“O evento foi muito importante em especial para a promoção e troca de informações e experiências entre as cooperativas do ramo agro e de outras atividades econômicas”, disse Lorenzoni.

Fonte: Cooabriel

leia também:  Sefaz cancela inscrição de contribuintes sem Domicílio Tributário Eletrônico
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!