conecte-se conosco


Regional - ES1.com.br

Nutricionista Beatriz Ferrari, de São Gabriel da Palha, defende equilíbrio e consciência nas escolhas alimentares

Publicado em

Beatriz Siqueira Ferrari. Foto: Divulgação

A nutricionista Beatriz Siqueira Ferrari, de São Gabriel da Palha, tem como missão promover uma relação mais equilibrada entre as pessoas e a alimentação. Formada pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), em Colatina, Beatriz atua com foco em emagrecimento, hipertrofia e reeducação alimentar, atendendo principalmente pacientes adultas que buscam mudanças de hábitos.

A escolha pela profissão surgiu ainda no ensino médio, quando começou a se preocupar com a própria alimentação e a praticar atividades físicas com mais regularidade. Para Beatriz, o papel do nutricionista é fundamental na promoção da saúde e qualidade de vida. “Hoje, com o vasto acesso à internet, a maioria das pessoas têm o pensamento de que sabem se alimentar só pelo o que veem por aí, mas a alimentação vai muito além de contar calorias”.

Equilíbrio é a chave

Segundo Beatriz, uma alimentação verdadeiramente saudável se baseia no equilíbrio.  “A pessoa que é saudável de verdade ela tem consciência de suas escolhas e preza sempre pelo controle. Logo, não deixa de comer o que tem vontade mas, consome determinado alimento quando realmente quer e não exagera”.

Entre os erros mais comuns de quem tenta mudar os hábitos alimentares sem acompanhamento, a nutricionista cita o corte radical de grupos alimentares, principalmente os carboidratos.

“As pessoas que tentam adotar uma alimentação saudável sem acompanhante de profissional geralmente erram no mesmo ponto que é cortar alguns alimentos, principalmente carboidratos. E não é bem assim que funciona. É preciso avaliar o histórico do paciente como um todo para saber quais condutas serão necessárias no processo para garantir uma alimentação saudável”.

Beatriz Siqueira Ferrari. Foto: Divulgação

Suplementos: quando são realmente necessários?

leia também:  Feira de Agronegócios da Cooabriel começa amanhã em São Gabriel da Palha

Com o aumento do consumo de suplementos alimentares, Beatriz reforça a importância da avaliação individualizada. “A suplementação é necessária desde que o paciente realmente precise da mesma. Ou seja, antes de prescrever qualquer manipulado/suplementação é preciso avaliar com cautela a anamnese do paciente. Além disso, o excesso de suplementação pode acarretar uma sobrecarga no organismo”, adverte.

Informação de qualidade e educação nutricional

Na era digital, em que informações sobre alimentação se espalham rapidamente, Beatriz orienta que o público verifique sempre a fonte e a formação de quem publica conteúdos sobre nutrição. “Para diferenciar uma informação confiável de uma prejudicial é preciso analisar qual veículo de informação em que está publicado, a formação ou experiência da pessoa que escreveu, se é baseado em evidências científicas. Com certeza, a desinformação sobre alimentação pode sim comprometer a saúde da população, visto que uma alimentação inadequada pode causar deficiência nutricional, transtornos alimentares, agravamento de doenças”.

Ela defende a educação nutricional como caminho para escolhas mais conscientes e sustentáveis. “A educação nutricional pode contribuir para escolhas alimentares mais conscientes a partir do ponto em que a pessoa melhora a consciência sobre o que se come, ou seja, começa a ler rótulos, entender os ingredientes de determinado alimento. Passa a ter uma relação mais positiva com a comida, tendo o prazer de comer com equilíbrio. Além de ter uma alimentação variada e equilibrada. Meu conselho para quem quer melhorar a alimentação, mas se sente perdido é começar com pequenas mudanças. Por exemplo, comece adicionando 1/2 porções de fruta no dia, aumente o consumo de água, insira verduras e legumes no almoço e jantar. E também, comece a se planejar, ou seja, se a semana vai ser corrida, tire um dia do final de semana para organizar suas refeições, assim, não terá desculpa para se alimentar errado no decorrer da semana”.

leia também:  Massoterapia e Bem-Estar: Keyla Almeida Aguiar, de São Gabriel da Palha, compartilha sua jornada profissional e os benefícios das terapias integrativas

A nutricionista também deixa uma mensagem sobre autocuidado e paciência: “A relação que você tem com a comida e com o seu corpo é um reflexo do carinho que você tem por si. Não falo no sentido de seguir dieta restritiva e milagrosa mas de aprender a ouvir o seu corpo e atender às necessidades dele. Seu corpo é sua casa, então cuide bem dele, dê a ele alimentos que irão promover saúde de verdade. Além disso, não tenha pressa. O processo é lento e gradual e cada conquista merece ser celebrada”.

Beatriz Siqueira Ferrari atende na Galeria Olinto Feliciano Zanotelli, n 41, sala 102 – Galeria da loja Bamboléo em São Gabriel da Palha, telefone para contato: (27) 99708-0040.

Fonte: Editora Hoje

Regional - ES1.com.br

Prefeitura de São Gabriel da Palha celebra Dia do Servidor com café da tarde especial

Evento reuniu servidores em um momento de confraternização e reconhecimento pelo trabalho prestado à comunidade

Para comemorar o Dia do Servidor Público, a Prefeitura de São Gabriel da Palha promoveu, na terça-feira, 28, um café especial em homenagem aos profissionais que atuam nas diversas áreas da administração municipal. O encontro reuniu servidores de diferentes secretarias em um momento de confraternização.

Durante o evento, o reverendo Ademir Amorim, pastor da Igreja Presbiteriana Filadélfia, conduziu um momento de reflexão, trazendo uma palavra de incentivo ao trabalho realizado por cada servidor. Na sequência, o prefeito Tiago Rocha reforçou a importância do comprometimento no serviço público e agradeceu o empenho diário de cada profissional. “O serviço público é uma missão de amor e compromisso. É a ponte que liga as necessidades da nossa gente às soluções que buscamos construir. Mais do que comemorar uma data, hoje celebramos aqueles que fazem parte do coração da nossa gestão”, afirmou.

O encontro contou com a presença de secretários municipais, gestores, equipes técnicas e servidores de diversos setores.

Fonte: PMSGP

leia também:  Alunos marcam presença na 1ª Feira de Negócios Agrícolas de Vila Valério
Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!