conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Torneio Leiteiro estimula inovação e fortalece a pecuária em Jerônimo Monteiro

Publicado em

A 29ª Expoagro de Jerônimo Monteiro, realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, foi marcada por mais uma edição do Concurso Leiteiro do município. Sessenta produtores participaram do torneio, que busca valorizar o potencial produtivo do rebanho, incentivar a adoção de tecnologias e difundir boas práticas de manejo, fundamentais para o aumento da produtividade e a sustentabilidade da atividade.

A competição é organizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Já consolidada no calendário municipal, a iniciativa reforça o trabalho do Incaper na assistência técnica e extensão rural, desempenhando papel estratégico para o fortalecimento da cadeia leiteira de Jerônimo Monteiro, que registra produção média anual de aproximadamente 4 milhões de litros de leite. Tecnologias como inseminação artificial, ordenha mecânica, manejo alimentar adequado e pastejo rotacionado são incentivadas pelo Instituto e têm sido cada vez mais utilizadas para promover o melhoramento genético do rebanho e elevar a produção.

“O Torneio Leiteiro mostra o potencial produtivo e genético do nosso rebanho, gera oportunidades de negócios e valoriza os produtores que investem em tecnologia, ao mesmo tempo em que incentiva os demais e promove a troca de experiências entre eles”, destacou o coordenador do concurso e extensionista do Incaper, Luiz Henrique Lima Caiado.

leia também:  Espírito Santo é Nota A na qualidade das informações contábeis e fiscais pelo segundo ano consecutivo

Um dos destaques desta edição, segundo o técnico, foi a expressiva participação de produtores mais novos. “O número de jovens envolvidos na atividade tem sido surpreendente, o que demonstra a renovação geracional no campo, garante a continuidade da produção e traz novas perspectivas de inovação para a pecuária leiteira”, complementou.

A competição foi disputada em três categorias, de acordo com a produção total de leite obtida por animal durante o torneio: Categoria A (50 kg), Categoria B (40 kg) e Categoria C (30 kg). Os quatro primeiros colocados de cada categoria receberam premiações, totalizando R$ 35 mil, recurso disponibilizado pela Prefeitura Municipal.

Confira os vencedores do concurso:

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.

O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.

leia também:  Parque Cultural Casa do Governador recebe Vale Música Jazz Band e Os Garotin

A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!