conecte-se conosco


Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br

Exercício físico na terceira idade: o segredo para ganhar mais anos de vida com qualidade – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade

Publicado em

gabriel costa

À medida que envelhecemos, é natural que o corpo passe por mudanças que podem afetar a força, a mobilidade e a saúde geral. No entanto, a prática regular de exercícios físicos é uma poderosa ferramenta para enfrentar esses desafios e, mais do que isso, adicionar anos à vida e vida aos anos.

Benefícios do exercício físico na terceira idade

Diversos estudos comprovam que a atividade física regular está associada à redução de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e osteoporose. Além disso, o exercício contribui para:

• Manutenção da massa muscular e da força: essenciais para prevenir quedas e garantir a autonomia.
• Melhora do equilíbrio e da coordenação: reduzindo o risco de acidentes.
• Fortalecimento do sistema imunológico: ajudando o corpo a combater doenças.
• Saúde mental: exercícios, estimulam a socialização, diminuem sintomas de depressão e ansiedade e promovem bem-estar.

Quanto e como se exercitar?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que adultos com 65 anos ou mais pratiquem pelo menos 150 minutos semanais de atividades físicas moderadas, como caminhadas, hidroginástica e principalmente musculação.

leia também:  Comecei na academia e agora? – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade

Dicas para começar:

1. Procure orientação profissional: um educador físico pode ajudar a criar um programa de exercícios seguro e eficaz.
2. Respeite os limites do corpo: comece devagar e aumente a intensidade gradualmente.
3. Escolha atividades prazerosas: a constância é fundamental, e fazer algo que você gosta aumenta as chances de manter a prática.

Exercício é vida

A prática regular de exercícios na terceira idade não apenas prolonga a vida, mas também melhora a sua qualidade. É possível envelhecer de forma ativa, saudável e feliz e o movimento é o caminho para isso.

Invista na sua saúde hoje e colha os frutos amanhã. Afinal, nunca é tarde para começar!

Não pare!

Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel Costa de Andrade

Licenciado e Bacharel em Educação Física – CREF: 012721

Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br

Treinar para viver mais, não só para estética – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade

gabriel costa

Por muitos anos, o exercício físico principalmente a musculação foi associado apenas à estética: perder gordura, ganhar músculos e “ficar em forma”. Mas os estudos mais recentes mostram algo muito mais importante: quem treina vive mais e com mais qualidade.

Força é sinônimo de longevidade

Uma meta-análise com quase 2 milhões de pessoas publicada no British Journal of Sports Medicine mostrou que praticar atividades de força está ligado a uma redução de até 15% no risco de morte. Quando combinadas com exercícios aeróbicos, essa redução pode chegar a 40%.

Outro dado marcante, divulgado pela Harvard Health, é que adultos que treinam musculação pelo menos duas vezes por semana apresentam até 30% menos risco de mortalidade em comparação aos sedentários.

Mais do que músculos: independência

A perda de massa muscular (sarcopenia) e a perda de força (dinapenia) estão diretamente ligadas a quedas, hospitalizações e perda da autonomia. Em outras palavras: quem não cuida da força, perde qualidade de vida mais cedo.

Treinar é garantir que tarefas simples, como subir escadas, levantar-se de uma cadeira ou carregar sacolas, continuem fáceis mesmo na terceira idade.

leia também:  Musculação e Autoestima: Muito além da estética – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade

Mudança de mentalidade

Treinar para a estética é válido e motivador, mas o verdadeiro valor do exercício está em prevenir doenças, melhorar a saúde mental, aumentar a disposição e preservar a independência.

Quando o foco sai da vaidade e passa para a saúde, o treino deixa de ser um sacrifício e se torna um estilo de vida duradouro.

Recomendação prática

-Musculação: 2 a 3 vezes por semana, com progressão de carga e exercícios multiarticulares.
-Exercício aeróbico: de intensidade moderada a vigorosa, pelo menos 150 minutos semanais.
-Descanso e sono de qualidade: parte fundamental do processo de saúde e longevidade.

A estética é consequência. Mas o verdadeiro objetivo é viver mais, com saúde, autonomia e energia.

Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel Costa de Andrade

Licenciado e Bacharel em Educação Física – CREF: 012721

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀