conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Secont vai avaliar implementação de Planos de Integridade em órgãos estaduais

Publicado em

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) dará início ainda neste mês a uma avaliação do processo de construção dos Planos de Integridade nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Para isso, será enviado questionário aos servidores encarregados da elaboração dos Planos em cada órgão.

O objetivo da ação é conhecer as boas práticas e corrigir os eventuais problemas enfrentados durante o processo de construção dos Planos. O questionário levantará a estrutura para a gestão da integridade presente em cada órgão e identificará a necessidade de melhorias, como a realização de treinamentos.

A Lei nº 10.993/2019, que instituiu diretrizes e regras para a criação do Programa de Integridade da Administração Pública do Estado, estabelece que esse acompanhamento é uma das atribuições da Secont, que deve atuar como facilitadora do processo de implementação do Programa.

À Secont cabe estabelecer metodologia, monitorar a implementação e apoiar os órgãos com informações e treinamentos. Por isso, a Secretaria disponibilizou em repositório digital, para consulta e download, o seu Plano de Integridade, além de manuais e modelos de documentos, como o guia “Programa de Integridade: Primeiros Passos” e a “Matriz e Documentação da Análise de Risco”, que trazem informações importantes para os gestores que estão iniciando o processo de elaboração dos próprios Planos de Integridade.

leia também:  Circuito Cultural CEU recebe exposição ‘Espelhos: identidades e representações através de bonecas artesanais’

Até o momento, 50 órgãos e entidades estaduais –  que representam mais de 90% dos servidores ativos – já aderiram ao Programa de Integridade, que estabelece um conjunto de mecanismos e procedimentos internos para prevenção e remediação de práticas de corrupção, fraudes, subornos, desvios éticos e de conduta nos órgãos e instituições estaduais.

Compete a cada órgão a tarefa de desenvolver o próprio Plano de Integridade, documento em que a instituição mapeia os riscos inerentes ao seu perfil de atuação e define as ações para preveni-los, detectá-los e corrigi-los, assim como as medidas que garantam a aplicação efetiva de códigos de conduta ética.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
[email protected] 

Fonte: Governo ES

Estado - ES1.com.br

Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.

O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.

leia também:  Cesan dá início à maior obra de saneamento do Espírito Santo: a Barragem dos Imigrantes

A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!