Geral - ES1.com.br
Relatos de adictos em recuperação encerram o ciclo de workshops sobre Drogas da SEDH

Foi realizado nessa sexta-feira (09) o último de um total de oito workshops sobre Drogas que a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas vem promovendo desde abril deste ano. O evento aconteceu no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, e contou com aproximadamente 100 participantes, entre representantes de comunidades terapêuticas, servidores e servidoras e público em geral.
O tema desta última edição foi “O sujeito em cena: experiências de reinserção social”, que apresentou o relato e a experiência de vida de cinco pessoas que tiveram problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e já passaram pelo Programa Estadual sobre Drogas em algum momento.
Segundo o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, a realização do workshop superou as expectativas. “É muito bom saber que nosso trabalho, acima de tudo, salva e recupera muitas vidas. Isso nos mostra a importância de nos empenharmos cada vez mais em ter um acolhimento adequado e uma equipe preparada para realizar o atendimento, especialmente o primeiro deles, que é no nosso Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas”, enfatizou.
O primeiro a contar sua história foi Uglecio De Jesus. Segundo ele, o caminho para a recuperação não foi fácil, mas ter encontrado uma equipe preparada para o atendimento fez toda a diferença. “O caminho foi ardiloso, porque fiz coisas que muita gente julga por não conhecer a gravidade da minha doença. A gente precisa da ajuda e do acolhimento para sair dessa. Eu encontrei uma equipe maravilhosa na comunidade terapêutica onde fiquei, e hoje sei o valor de conseguir passar um dia limpo”, contou.
Já Elias Rocha relatou que começou a usar drogas ainda muito jovem. “Comecei com álcool aos 15 anos de idade e a caminhada das drogas me levou ao fundo do poço. Apenas 12 anos depois fui descobrir que o que tenho é uma doença que pode até ser fatal. Teve uma época que fiquei limpo por três meses, mas estava enlouquecendo por causa da abstinência, até que descobri o Centro de Acolhimento. O tratamento que recebi lá fez toda a diferença na minha recuperação. Me marcou muito eles terem falado que era possível ter uma vida longe das drogas”, pontuou.
Wilton Menegueti destacou que o Programa recebeu um adicto que estava em situação de rua e devolveu um pai de família. “Perdi tudo por causa das drogas, o meu trabalho e a minha família. Me via fracassado em tudo na vida e passei um período nas ruas. Fui recebido com muito carinho no Centro de Acolhimento e hoje eu faço faculdade de Serviço Social, tenho certificado de dois cursos e passo um tempo de qualidade com o meu filho, que é a minha maior alegria”, comemorou.
Longe das drogas há mais de um ano, Leila Ferreira também deu o seu relato. “Estou limpa graças ao Programa, que me abraçou. É disso que o adicto precisa: ser bem acolhido. Fui de uma mãe perfeita a uma mãe drogada, mas quando descobri que estava doente, tirei um fardo das minhas costas e encontrei pessoas preparadas para ajudar a me tratar”, disse.
O último relato foi de Rodolfo Moreira, que já passou pelo processo de recuperação e atualmente atua no Programa Estadual sobre Drogas como conselheiro terapêutico no Centro de Acolhimento. “Quando saí da internação, não sabia quem eu era e nem o que eu queria. O Centro de Acolhimento é para mim um centro de referência. Hoje estou casado, tenho uma filha, e isso tudo só aconteceu, porque me acolheram e me proporcionaram um tratamento digno e humano”, ressaltou.
Assessoria / Sedh

Geral - ES1.com.br
Safra de grãos 25/26 deve ser de 353,8 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (18.09), em Brasília, as primeiras projeções para a safra de grãos 2025/2026, estimando uma colheita de 353,8 milhões de toneladas, 1% acima do ciclo anterior e um novo recorde histórico.
Os números fazem parte da 13ª edição do estudo Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, elaborado em parceria com o Banco do Brasil. A área plantada deve crescer 3,1%, alcançando 84,24 milhões de hectares, enquanto a produtividade média deve cair 2%, para 4.199 kg/ha.
O avanço é puxado pela soja, carro-chefe do agro brasileiro. A produção da oleaginosa deve atingir 177,67 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre a temporada passada, impulsionada pela recuperação do Rio Grande do Sul após problemas climáticos e pela expansão da área cultivada em 3,7%.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os dados refletem confiança dos produtores, disponibilidade recorde de crédito via Plano Safra e avanço tecnológico no campo. O milho, por sua vez, deve recuar 1%, somando 138,3 milhões de toneladas, enquanto o algodão deve alcançar novo recorde de 4,09 milhões de toneladas de pluma. Já o arroz deve encolher para 11,4 milhões, e o feijão tende a se manter estável em 3,1 milhões.
A Conab também projeta crescimento no setor de proteínas animais, que deve somar 32,3 milhões de toneladas em 2025, com expansão prevista para 2026. A produção de frango deve avançar de 15,49 para 15,93 milhões de toneladas, com consumo interno em alta. Os suínos devem atingir 5,56 milhões em 2025 e 5,77 milhões em 2026, sustentados pelas exportações. Já a carne bovina deve registrar leve ajuste em 2025, para 10,9 milhões de toneladas, após recorde no ano passado, mas deve se recuperar no ciclo seguinte, chegando a 11,2 milhões.
Fonte: Pensar Agro
-
Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br5 dias atrás
Treinar para viver mais, não só para estética – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4049 – 17/09/2025
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
Marilândia é referência em gestão fiscal e contábil no Sudeste do Brasil
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrás
Ação conjunta flagra furto de energia elétrica na zona rural de Vila Valério
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrás
Prefeitura de São Gabriel da Palha realiza “Dia D” de vacinação antirrábica no dia 4 de outubro
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
Prefeitura e Câmara assinam repasse histórico para a SOS Animais em São Gabriel da Palha
-
Geral - ES1.com.br2 dias atrás
Como gerar Pix e receber pagamentos com rapidez e praticidade
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4048 – 16/09/2025