conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

Municípios se unem para constituição de Consórcio de Compras Governamentais

Publicado em

Na próxima segunda-feira (30), a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e o Governo do Estado do Espírito Santo lançarão o Consórcio Público Capixaba de Compras Governamentais e o Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata. Na ocasião, também será aberto o período de inscrições da 8ª edição do Congresso Gestão das Cidades.

O lançamento será no Palácio Anchieta, às 10h, com a presença confirmada do governador Renato Casagrande e do presidente da Amunes e prefeito de Viana, Gilson Daniel.

O Consórcio Público Capixaba de Compras Governamentais está sendo criado com o objetivo de facilitar a aquisição de bens e serviços pelos municípios capixabas, além de promover a eficiência do gasto público.

Já o Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata vai reconhecer as boas inciativas da gestão pública municipal. A premiação das ações vencedoras ocorrerá durante o Congresso Gestão das Cidades.

Com uma programação focada em quatro eixos temáticos (Governança Municipal, Cidade Para as Pessoas, Tecnologia e Inovação e Finanças Municipais), o Congresso Gestão das Cidades vai oferecer ao público palestras, cursos, workshops e encontros, visando a melhoria na oferta do serviço público de excelência. Será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Convenções de Vila Velha.

leia também:  Programa Qualificar ES abre mais de 10,8 mil vagas para cursos semipresenciais e on-line

Geral - ES1.com.br

Safra de grãos 25/26 deve ser de 353,8 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (18.09), em Brasília, as primeiras projeções para a safra de grãos 2025/2026, estimando uma colheita de 353,8 milhões de toneladas, 1% acima do ciclo anterior e um novo recorde histórico.

Os números fazem parte da 13ª edição do estudo Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, elaborado em parceria com o Banco do Brasil. A área plantada deve crescer 3,1%, alcançando 84,24 milhões de hectares, enquanto a produtividade média deve cair 2%, para 4.199 kg/ha.

O avanço é puxado pela soja, carro-chefe do agro brasileiro. A produção da oleaginosa deve atingir 177,67 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre a temporada passada, impulsionada pela recuperação do Rio Grande do Sul após problemas climáticos e pela expansão da área cultivada em 3,7%.

Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os dados refletem confiança dos produtores, disponibilidade recorde de crédito via Plano Safra e avanço tecnológico no campo. O milho, por sua vez, deve recuar 1%, somando 138,3 milhões de toneladas, enquanto o algodão deve alcançar novo recorde de 4,09 milhões de toneladas de pluma. Já o arroz deve encolher para 11,4 milhões, e o feijão tende a se manter estável em 3,1 milhões.

leia também:  Programa Qualificar ES abre mais de 10,8 mil vagas para cursos semipresenciais e on-line

A Conab também projeta crescimento no setor de proteínas animais, que deve somar 32,3 milhões de toneladas em 2025, com expansão prevista para 2026. A produção de frango deve avançar de 15,49 para 15,93 milhões de toneladas, com consumo interno em alta. Os suínos devem atingir 5,56 milhões em 2025 e 5,77 milhões em 2026, sustentados pelas exportações. Já a carne bovina deve registrar leve ajuste em 2025, para 10,9 milhões de toneladas, após recorde no ano passado, mas deve se recuperar no ciclo seguinte, chegando a 11,2 milhões.

Fonte: Pensar Agro

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀