conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Vila Velha inaugura sala de teleconsulta

Publicado em

A partir desta quarta-feira (12), o município de Vila Velha iniciou o serviço de teleconsulta da Secretaria da Saúde (Sesa). A cidade, que compõe a Região Metropolitana de Saúde, passa a contar, inicialmente, com atendimentos na especialidade de Psiquiatria. O lançamento ocorreu no Cemas – Centro Municipal de Atenção à Saúde, que fica no bairro Olaria, e contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo e de autoridades municipais.

A teleconsulta é uma estratégia estadual que visa facilitar o acesso a consultas especializadas, reduzir a necessidade de deslocamentos, bem como o tempo de espera pelo serviço especializado. Além do médico especialista e do paciente, a consulta de forma remota é realizada com o acompanhamento de um profissional de saúde local.

Em Vila Velha, serão ofertadas gradativamente outras especialidades como angiologia adulto; cardiologia adulto e pediátrica; dermatologia adulto; gastroenterologia adulto; neurologia adulto; ortopedia adulto e pediátrico; otorrinolaringologia adulto e pediátrica; e urologia adulto.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, explica que são vários os benefícios com a entrada das teleconsultas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto para os municípios quanto para os usuários. “Por meio dela é possível ampliar o acesso à saúde, evitando deslocamentos. A adesão dos municípios à teleconsulta resulta em redução de custos, principalmente com o transporte sanitário, e contribui para uma maior agilidade e eficiência no tratamento, já que reduz o tempo de espera por um atendimento com um médico especializado. A teleconsulta já é uma modalidade bem utilizada no mundo, um caminho democrático de proporcionar ainda mais facilidade de acesso à saúde para a população. O município só precisa disponibilizar uma sala com um computador e internet, uma caixinha de som e um profissional de saúde para acompanhar o paciente durante a consulta remota. O Suporte técnico, a capacitação e o agendamento via Regulação Estadual é realizado pela Sesa”, falou.

leia também:  Vargem Alta ganha nova sede da Prefeitura e novos equipamentos esportivos

O secretário ainda completou: “É primordial a adesão dos 23 municípios da Regional Metropolitana de Saúde ao serviço. A gente sabe que às vezes é difícil mudar uma cultura que já está enraizada há anos, tanto por parte dos profissionais de saúde quanto dos pacientes, mas precisamos começar a nos conscientizarmos de que a tecnologia e a inovação estão aí justamente para melhorar os processos de trabalho dentro da nossa área de atuação e a teleconsulta não deixa nada a desejar, o profissionalismo e acolhimento dos profissionais é o mesmo.”

Para o superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, a teleconsulta representa a saúde capixaba mais perto da população. “É importante que ao aderir à modalidade da consulta remota, os municípios façam um trabalho intenso de comunicação com os pacientes de suas localidades, para que possam compreender que não é uma perda e sim um ganho muito grande”.

O motorista Marcos Luiz Monteiro, pai de Yasmim, de 25 anos, estava feliz por conseguir a consulta com Psiquiatra para a filha, na manhã desta quarta-feira, após um ano de espera. “Minha filha apresentou surtos na gestação e está em tratamento desde então. É muito importante esse acesso em vídeo porque sabemos o quanto está difícil encontrar médicos, até mesmo em plano de saúde”.

leia também:  Detran|ES identifica fraude em veículo por meio da Inteligência Artificial na vistoria

Acesso à teleconsulta

O procedimento para a realização das teleconsultas segue o fluxo habitual: as unidades básicas de saúde solicitam a consulta com especialistas e o agendamento é realizado via Regulação Estadual. No dia marcado, o paciente comparece a uma sala equipada com computador para realizar a consulta por vídeo, sempre acompanhado por um profissional de saúde.

A iniciativa foi lançada pelo Governo do Estado começou em fevereiro, com a inauguração de 10 salas de teleconsultas, cinco fixas e cinco híbridas, no CRE Metropolitano, em Cariacica.

Além do CRE Metropolitano já instalaram salas de teleconsulta os municípios de Marechal Floriano (25/02) e Domingos Martins, mais especificamente em Paraju. A primeira está localizada no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva e a segunda na Unidade Básica de Saúde (UBS) Catharina Simmer Schuarz. Estão previstas, ainda, as inaugurações das salas de consulta em Guarapari e Viana (14/03), Venda Nova do Imigrante (18/03); Santa Maria de Jetibá (20/03); Laranja da Terra (25/03) e Aracruz (27/03).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
[email protected]

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Rachel Martins
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Estado recebe doses de vacina influenza e municípios podem dar início à nova estratégia de imunização de rotina

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu nessa segunda-feira (24) a primeira remessa de vacinas Influenza. O Espírito Santo será contemplado com 116.000 doses que, após envio aos municípios, já poderão dar início à nova estratégia de imunização contra a gripe definida pelo Ministério da Saúde no último mês, com a inclusão da vacina no calendário nacional de vacinação, como dose de rotina, para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

As doses estarão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado. A nova estratégia visa tornar permanente a proteção para esses públicos. No Espírito Santo, a expectativa é que 349.325 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 680.000 idosos com mais de 60 anos e 39.140 gestantes recebam a vacina ao longo do ano. A meta é alcançar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra a influenza.

A Sesa orienta ainda que os municípios, assim que tiverem as doses disponíveis em seus territórios, que iniciem também a oferta da vacina aos públicos-alvo que compõem o grupo especial da estratégia de vacinação contra a gripe. Este ano, além dos grupos já conhecidos, o Ministério da Saúde incluiu os trabalhadores dos Correios.

leia também:  Saiba como será o expediente dos órgãos estaduais na véspera e no dia do Natal

Estratégia de vacinação nos grupos especiais contra a gripe tem início oficial em 07 de abril

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (21) que a estratégia especial de vacinação contra a gripe, que acontece anualmente destinada a determinados grupos prioritários, será iniciada oficialmente no próximo dia 07 de abril, com o dia “D” de mobilização definido para o dia 10 de maio. Entretanto, com as doses estando disponíveis, os municípios já podem dar início à vacinação.

A vacinação contra a gripe é dividida em estratégia de rotina, com os públicos elencados acima e estratégia especial. No Espírito Santo, a expectativa é imunizar um total de 1.718.123 pessoas contra a gripe, entre os grupos que receberão as doses na rotina e os que pertencem aos grupos especiais. A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza no público-alvo para a vacinação em 2025.

Nos grupos especiais, destacam-se: Trabalhadores da Saúde; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; Funcionários do sistema de privação de liberdade; e População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

leia também:  Equipamento e pessoal para diagnóstico do coronavírus é disponibilizado pelo Idaf

A vacinação contra a gripe deve ser realizada anualmente, uma vez que os imunizantes recebem atualizações quanto às cepas circulantes, a fim de garantir a proteção da população. As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil neste ano apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09; A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2); e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

Cenário epidemiológico

No Espírito Santo, até a semana epidemiológica 10 (até o dia 08 de março), foram notificados 295 casos de Influenza por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 37 confirmados e um (01) óbito. Em 2024, durante todo o ano, foram 4.630 notificações, 501 casos confirmados e 51 óbitos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀