conecte-se conosco


Saúde - ES1.com.br

Vida saudável na terceira idade

Publicado em

O projeto “Viver Bem – 3ª idade” surgiu no ano 2017 através de Mário Pereira Batista que é Diretor de Esporte do município, a ideia foi desenvolvida para incentivar a prática esportiva na terceira idade. Com as idosas são feitas palestras, brincadeiras, além de caminhadas, alongamentos e exercícios aeróbicos adaptados para a idade. Hoje em São Gabriel da Palha existem três núcleos do projeto, são mais de 125 pessoas participando.

Ainda segundo Mário, o idoso é um público que ainda é pouco assistido na área esportiva, e que a prática das atividades é benéfica para todo mundo. “A prática esportiva traz muito a questão de saúde, fazemos palestras com médicos para orientar e tirar dúvidas, no intuito de prevenir doenças. Ainda há uma questão social, de amizade, companheirismo, enfim tem muita vantagem”.

camera_enhance Mário ao lado de uma das participantes, ele é um dos desenvolvedores do projeto (Crédito: divulgação)

O projeto não possui limite de pessoas para participar, nem restrição, é algo que está aberto para todos, mas é importante levar em consideração, que as atividades e o projeto em si é voltado para a terceira idade.

leia também:  12 dicas para montar um prato saudável e evitar a diabetes

É um projeto que ainda está crescendo, a intenção de Mário é atender outros bairros do município. Pois o público a qual é voltado precisa ser atendido no local, no bairro. A equipe é composta por uma professora com as formações necessárias para o projeto, as estagiárias de Educação Física que ajudam nas questões dos locais.

Aos interessados, na próxima terça-feira das 7 às 8 horas da manhã podem se direcionar ao Ginásio de Esportes ‘Anastácio Cassaro’. Durante a semana também é disponibilizado horário nas quintas-feiras.

 

Iniciativa privada também oferece opções

Uma opção mais individualizada para os idosos que queiram entrar numa vida saudável também está disponível em São Gabriel da Palha com o ‘personal trainer’ Raone Pessi Corrêa Neves de 25 anos, que atua na Studio Fitness Life, que tem realizado trabalhos com a terceira idade. Segundo o profissional, a musculação na terceira idade pode fornecer várias melhorias para os idosos, como equilíbrio, controle do peso, flexibilidade, autoestima e principalmente qualidade de vida.

camera_enhance Raone é personal trainer e auxilia as atividades físicas dos idosos (Crédito: divulgação)

Participar de musculação na terceira idade amplia a autoconfiança e autoestima, o que gera um grande impacto na qualidade de vida geral. “Normalmente a terceira idade possui falta de equilíbrio e pouca flexibilidade, as chances de uma queda e fratura nos ossos são grandes”, contou Raone.

leia também:  Rotary Club de São Gabriel realiza projeto Beleza do Olhar

A musculação para esse público quando é feita com orientação adequada contribuiu com o aumento de flexibilidade, equilíbrio e diminui a chance de quedas. “Os movimentos são adaptados de acordo com o limite de cada aluno”, finalizou Raone.

Editora Hoje

Saúde - ES1.com.br

Projeto de Feridas realiza segundo treinamento prático para pacientes com feridas crônicas em São Gabriel da Palha

Nesta quarta-feira (19/03), foi realizado o segundo treinamento prático do Projeto de Feridas, voltado ao atendimento de pacientes com feridas crônicas. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender a cuidar de suas feridas de forma autônoma, contando com o apoio contínuo dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. Durante o treinamento, receberam os materiais necessários para os cuidados domiciliares, além de orientações detalhadas sobre como realizar o tratamento corretamente em casa.

Um dos diferenciais do projeto é o acompanhamento periódico realizado por enfermeiros, que visitam os pacientes para avaliar a evolução das feridas e garantir a eficácia do tratamento.

O evento contou com a participação de todas as equipes das unidades básicas de saúde, incluindo enfermeiros e técnicos, que utilizaram materiais especializados para otimizar os cuidados e acelerar o processo de recuperação dos pacientes.

O Projeto de Feridas tem se consolidado como um modelo de atenção integral à saúde, combinando conhecimento técnico e acompanhamento contínuo dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes em tratamento.

leia também:  Espírito Santo assume liderança em ranking de boas práticas no combate a Covid-19

Fonte: PMSGP

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀