conecte-se conosco


Educação - ES1.com.br

Vereadores Francisquenses denunciam problemas no transporte escolar do município

Publicado em

O vereador Admilson Brum, em conjunto com os colegas do Grupão do Povo, denunciaram esta semana, mais uma vez, a situação crítica em que se encontra o transporte escolar no município, com alguns estudantes tendo que caminhar até três quilômetros para chegar até a escola.

O Grupão do Povo esteve na garagem da Educação e comprovou que a maiorias dos veículos (ônibus) estavam avariados, muitos deles, há vários anos e ouviu dos motoristas a reclamação de que está havendo excesso de passageiros para atender à demanda. “Já coloquei quase cem alunos em um ônibus preparado para a metade disso”, disse um motorista, na altura.

“O transporte escolar precisa ser melhorado. Não tem monitores nos ônibus, no interior, motoristas estão deixando as crianças fora do ponto e elas têm que andar até três quilômetros para chegarem em suas residências, isso é uma vergonha“, disse o vereador.

Para o vice-presidente do Legislativo, Juvenal Calixto, a situação está muito complicada em todo o setor de transportes da prefeitura, o que vem prejudicando não só o transporte escolar, mas também a coleta de lixo, patrolamento de estradas e outros serviços. “Nós fomos criticados porque estivemos nas secretarias e garagens da prefeitura verificando a situação da frota municipal, mas agora fica comprovado que a situação está crítica em todos os setores”, avalia.

leia também:  Secretaria de Educação promove encontro de formação em rede para professores de matemática

 

Transporte está sem monitores

Outra denúncia feita pelo Grupão do Povo, através do vereador Admilson Brum, foi a falta de monitores nos ônibus escolares. Uma Lei municipal, de outubro de 2014, torna obrigatória a presença de um monitor em cada ônibus escolar.

“A prefeitura está descumprindo uma Lei. O prefeito pode responder por improbidade administrativa. Estou fazendo meu papel de vereador, que é fiscalizar. Isso não pode continuar assim“, disse Brum.

Em 2016, um grave acidente envolvendo um ônibus escolar chocou o município de Barra de São Francisco. Kailany Karlla Lino, 14 anos, que residia na Vila Luciene, em Barra de São Francisco, morreu por volta do meio dia do dia 9 de março. Ela teve a cabeça decepada por um poste enquanto o ônibus manobrava. Na ocasião, não havia monitor no transporte escolar e os alunos costumavam abrir as janelas e colocar a cabeça para fora. “Será que vão esperar acontecer outra tragédia?”, questionou o vereador.

A prefeitura admitiu, recentemente, que o transporte escolar estava prejudicado pela situação crítica dos ônibus, desde administrações anteriores e também porque a Justiça do Trabalho bloqueou recursos do município, dificultando o pagamento das empresas de transporte.

leia também:  Fies do segundo semestre de 2019 abre inscrições nesta terça

Quantos aos monitores, a prefeitura ainda não informou se irá contratá-los e quando isso acontecerá.

Editora Hoje

Educação - ES1.com.br

Prefeito entrega Sala Maker e EMEIC Franciso José Mattedi reinaugurada em São Gabriel da Palha

Unidade recebeu novas salas de aula, auditório, Sala Maker e melhorias estruturais

Uma cerimônia com a comunidade escolar marcou a entrega de uma Sala Maker e da Escola Municipal de Educação Infantil e Complementar (EMEIC) Francisco José Mattedi, no Córrego General Rondon, nesta quarta-feira (27), na zona rural de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo.

Participaram do evento o prefeito municipal Tiago Rocha, a secretária de Educação, Jane Leslie, secretários municipais, além dos vereadores: o presidente da Câmara, Sargento Aguilar, e os parlamentares Edinho Bissoli e Fabiano Ost.

O evento marcou a conclusão das obras de ampliação e renovação do espaço. As melhorias incluíram a construção de quatro salas de aula e um auditório, a reforma do piso e do pátio, a implantação da Sala Maker, que integra diferentes áreas de conhecimento para promover o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe, além da climatização dos ambientes e da pintura completa da unidade.

A transformação proporcionou mais conforto e acolhimento para as crianças. “Essa é uma obra de grande importância para o nosso município, que valoriza a educação e acredita no poder transformador de um ambiente escolar moderno, seguro e acolhedor,” destaca a secretária municipal Jane.

leia também:  Em clima de muita alegria, Robinho Parteli inaugura salas de aula em Vila Valério

“A entrega da nova estrutura da EMEIC Francisco José Mattedi representa um investimento direto no futuro da nossa cidade. Todas as melhorias foram executadas para oferecer um espaço adequado ao desenvolvimento integral dos alunos e garantir mais qualidade no ensino, além de melhores oportunidades para as nossas crianças. Eu acredito na Educação do Campo, porque sei que o filho do agricultor e da agricultora, do pecuarista, do homem e da mulher do campo merece ter essa educação perto de casa. A comunidade merece. Aqui já entregamos melhorias na escola, além de já termos entregue a estrada, da rodovia até a escola, toda passada no revsol, para dar mais
qualidade de vida ao nosso povo”, disse o prefeito.

Com as novas instalações, a escola passa a ampliar sua capacidade de atendimento e oferecer ambientes pedagógicos mais completos, fortalecendo o processo de aprendizagem e o vínculo com a comunidade escolar.

Fonte: PMSGP

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!