Saúde - ES1.com.br
‘Vacina’ elimina tumores até em casos de metástases em roedores

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica de combate ao câncer que funciona como uma espécie de vacina. Em um estudo com camundongos, eles descobriram que a injeção direta de pequenas doses de duas drogas num tumor não apenas elimina o câncer como também desencadeia uma reação que se espalha pelo corpo e destrói as células cancerosas em caso de metástase.
Agora, eles buscam 15 pacientes diagnosticados com linfoma para participar de um ensaio com humanos, de acordo com um artigo publicado na quarta-feira, 31, no periódico “Science Translational Medicine”.
Os especialistas explicaram no estudo que a injeção de quantidades mínimas de dois agentes imunoestimulantes diretamente em tumores sólidos em camundongos de laboratório podem eliminar todos os rastros de câncer, incluindo em metástases. Dos 90 animais com linfoma, 87 ficaram curados. Ainda que o câncer tenha voltado em três dos animais, os tumores regrediram novamente depois de um segundo tratamento.
O estudo descobriu que a técnica nova funciona no combate a diversos tipos de câncer, até mesmo os que surgem espontaneamente. Os pesquisadores observaram resultados semelhantes em camundongos que lutavam contra melanoma e tumores de mama e de cólon.
Os pesquisadores acreditam que o local da aplicação dos agentes em um pequena quantidade, medida em micrograma (unidade de massa igual a um milionésimo de grama), pode servir como uma terapia contra o câncer rápida e acessível com baixa probabilidade de causar os efeitos colaterais normalmente observados em casos de estimulação imunológica do corpo.
“Quando nós usamos esses dois agentes juntos, vemos a eliminação de tumores em todo o corpo”, disse o professor de oncologia Ronald Levy, um dos responsáveis pela pesquisa. “Essa abordagem ultrapassa a necessidade de identificar alvos imunes específicos do tumor e não exige ativação como um todo do sistema imunológico ou imunoterapia personalizada”, acrescentou.
Um desses agentes já esta aprovado para uso em humanos. O outro foi usado em diferentes testes clínicos em humanos.
“Todos esses avanços da imunoterapia estão mudando a prática da medicina”, disse Levy.
Geralmente, as células do sistema imunológico, como os linfócitos T, reconhecem as proteínas anormais, muitas vezes presentes em células cancerosas e se infiltram para atacar o tumor. No entanto, à medida que o tumor cresce, muitas vezes elegem outras formas de suprimir a atividade das células T.
“Nossa técnica usa uma única aplicação de pequenas doses de dois agentes para estimular células do sistema imunológico apenas atinjam o tumor. Nos camundongos, nós vimos maravilhosos efeitos em todo o corpo, incluindo a eliminação de tumores em todo o corpo do animal”, frisou o especialista.
O Globo

Saúde - ES1.com.br
DF anuncia quarta dose contra covid-19 para maiores de 35 anos

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou, no início da noite de hoje (30), que a quarta dose da vacina contra a covid-19 estará disponível amanhã (1º) para a população maior de 35 anos. Além da idade mínima, é necessário ter tomado outra dose de reforço há pelo menos quatro meses.
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, todas as regiões administrativas contam com postos de vacinação, totalizando 112 salas de vacinação, entre eles, 17 noturnos. A lista de unidades de Saúde pode ser consultada no site do órgão.
Para conseguir vacinar, o cidadão deve apresentar documento de identidade com foto e o cartão de vacinação. O uso de máscara é obrigatório.
Edição: Fábio Massalli
Fonte: EBC Saúde
-
Estado - ES1.com.br3 dias atrás
Ampliada a vacinação contra gripe para toda população do Espírito Santo
-
Agricultura - ES1.com.br2 dias atrás
Colatina recebe R$ 4 milhões em recursos para agricultura familiar
-
Política Estadual - ES1.com.br6 dias atrás
INCRA realiza maior titulação de propriedades rurais na história do Espírito Santo
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrás
Paraisópolis, Pavão e São Jorge do Barra Seca em Vila Valério receberão aplicação de Revsol
-
Regional - ES1.com.br7 dias atrás
Davi Ramos dá ordem de serviço para aplicação do Revsol em Paraisópolis, Pavão e São Jorge do Barra Seca
-
Entretenimento - ES1.com.br1 dia atrás
CT VIVA Escolinha celebra 4º aniversário com Encontro das Estrelas em São Gabriel
-
Oportunidades - ES1.com.br7 dias atrás
Em julho tem Cozinha Capixaba em São Gabriel da Palha
-
Regional - ES1.com.br2 dias atrás
Câmara de São Gabriel aprova projeto de lei que fixa o piso salarial de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias