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Transporte para todos os alunos gabrielenses

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Para garantir o acesso e permanência do aluno na escola, a Prefeita Céia Ferreira, juntamente com a Secretária Municipal de Educação Rosa Maria Caser Venturim e a Deputada Estadual Raquel Lessa, apresentaram ontem, 7, na Secretaria de Estado da Educação (SEDU), uma proposta em benefício ao Programa de Transporte Escolar Rural, atendendo aos alunos das Escolas Estaduais Ilda Ferreira da Fonseca Martins (Escola Espelho) e Escola Viva, como também as da Rede Municipal de Ensino.

A proposta obteve em tempo recorde a aprovação do Secretário de Estado da Educação Haroldo Rocha, firmando assim, que a partir de hoje, 8, todos alunos do município estarão recebendo o transporte até suas escolas.

 

PMSGP

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Educação Especial: professoras inovam e promovem maior inclusão de alunos em Colatina

Três professoras da rede pública municipal de Colatina desenvolveram um projeto multidisciplinar que está promovendo ações de inclusão no aprendizado de alunos da Educação Especial.

Anna Carolina Teixeira Silva de Assis, Laysa Del’Santo da Silva e Luma Oliveira Braga Benincá fazem parte do projeto “Inclusão em Ação”, que busca inovar em práticas pedagógicas por meio de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências do aluno da Educação Especial.

O projeto foi estruturado em 2024, após anos de percepção das professoras sobre o isolamento dos alunos que possuem diagnóstico de deficiência em sala de aula.

Desta forma, o ponto de partida para o planejamento de estratégias pedagógicas inclusivas passou a ser a singularidade do sujeito, com foco em suas potencialidades.

Não importa se há ou não um diagnóstico indicando um determinado déficit intelectual. Para as professoras, o que importa é buscar alternativas que prendam a atenção do aluno e o faça interagir primeiro com as atividades propostas pelo professor, depois com os colegas de turma.

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As atividades lúdicas passam pelo manuseio de brinquedos pedagógicos montados pelas próprias professoras. São “livros vivos” que remetem à geografia e história de Colatina, pistas de corridas em papelão, cartilhas com trilhas pedagógicas e diversos outros materiais usados no aprendizado, tais como tampinhas coloridas, bolinhas com bastão de madeira, bolas de pano e ferramentas que mexem com a cognicidade do aluno de EE.

A ideia é elaborar estratégias de ensino diferenciadas e enriquecer os planos de aula, possibilitando uma aprendizagem inclusiva. As professoras esclarecem ainda que as atividades proporcionam formações aos professores do 1° ao 5º anos para elaboração de materiais de apoio em diferentes planos de aula e fazer com que os alunos de Educação Especial participem de modo absoluto nas aulas.

O projeto foi apresentado à secretária de Educação de Colatina, Maricelis Caetano, que prometeu estudar uma possibilidade de incorporá-lo à rede de ensino.

O Projeto

1° Passo: Visita técnica à escola para levantamento de dados. Análise de laudos e socialização com as professoras regentes. Observação dos níveis de aprendizagem. Período destinado a organização e produção de recursos pedagógicos a serem ofertados pelo grupo de assessoria.

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2º Passo: Oficina de apresentação das atividades produzidas com exposição de recursos pedagógicos e orientação de métodos para possíveis adaptações.

3º Passo: Avaliação do impacto das práticas pedagógicas inclusivas implementadas, utilizando questionários, entrevistas e observações em sala de aula. Os dados coletados serão analisados qualitativamente para avaliar a eficácia das intervenções realizadas.

Fonte: PMC

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