conecte-se conosco


Regional - ES1.com.br

Terra do café e do jeans celebra 59 anos de história e desenvolvimento

Publicado em

divulgação/PMSGP

Foto: divulgação/PMSGP

Neste sábado (14), o município de São Gabriel da Palha completa 59 anos de emancipação política. O município ocupa atualmente uma área de 432 km², distante a aproximadamente 212 km da capital Vitória. Como de costume, deixamos aqui nossa homenagem a esse importante município e aos personagens que fazem parte dessa história.

Um pouco da história e cultura

Foi por volta de 1920 que as autoridades governamentais sentiram a necessidade de colonizar essa região, onde as terras ainda eram desabitadas pela civilização. A região que pertence ao município de São Gabriel da Palha pertenceu, até a data de sua emancipação, ocorrida no ano de 1963, ao município de Colatina. No início do atual século, colonos de origem polonesa, alemã e italiana, na busca de terras adaptáveis aos tratos agrícolas, desbravaram a região e nela se fixaram.

Em 1927, Bertolo Malacarne fundou no local onde se encontra a cidade gabrielense uma povoação, cujas casas eram cobertas por palha, advindo daí a denominação São Gabriel da Palha. A Lei nº 1837, de 21/02/1963, criou o município de São Gabriel da Palha, com território desmembrado do município de Colatina. Sua instalação se deu no dia 14/05/1963, data em que a cidade comemora a sua emancipação.

Foto: Editora Hoje

De São Gabriel para o mundo

São Gabriel da Palha é conhecida pelo seu principal produto, o café Conilon, onde grandes e pequenos agricultores buscam sua fonte de renda e sustentabilidade econômica. A cidade possui a mais importante Cooperativa Agrária de Cafeicultores de Conilon do mundo, a Cooabriel. São Gabriel também se destaca no polo de confecção têxtil.

As indústrias de confecções de São Gabriel da Palha buscaram o aumento da qualidade em seus produtos através do desenvolvimento constante de novas coleções, ou seja, por sua diversificação e pelo design nos produtos tornando-se cada vez mais presente no mercado nacional. As indústrias da cidade caracterizam-se pela fabricação de jeans e roupas de malha, que representam uma boa parte da sua produção.

Roger Patrocinio/@rogerpatrofoto

Foto: Editora Hoje

Igreja Católica Matriz

leia também:  São Gabriel será contemplada com 32 unidades habitacionais

A Igreja Católica Matriz, localizada no centro da cidade, traz a sua história e devoção ao santo padroeiro. A igreja carrega sobre suas estruturas a responsabilidade de conduzir cada fiel através de uma visão clara e motivadora para as suas vidas, como parte do corpo de Cristo, podendo impactar a sua comunidade e o mundo.

Foto: Editora Hoje

Praça do Colono

A estátua localizada no centro da praça do Colono simboliza a cafeicultura.

Foto: divulgação/PMSGP

Praça Aurélio Bastianello

Localizada na Av. Pres. Castelo Branco, a Praça Aurélio Bastianello é um local conhecido pelos munícipes, amplo para eventos e passeios no final da tarde com a família.

Foto: divulgação/PMSGP

Cachoeira da Onça

A Cachoeira da Onça fica situada logo na entrada da cidade, próximo à divisa com o município de São Domingos do Norte e ganha sua atenção por ter suas águas represadas, formando assim, um espetáculo, quando seu volume de água está acima do normal fazendo-a transbordar.

Foto: facebook/parquedailhasgp

Parque da Ilha

Às margens do Rio São José, o Parque da Ilha é uma das opções para aqueles que gostam de estar perto da natureza, em um ambiente familiar e agradável.

Roger Patrocinio/@rogerpatrofoto

Pedra dos Três Pontões

Localizada na divisa entre o município de São Gabriel da Palha com Águia Branca, a pedra dos Três Pontões encanta pela sua beleza e imponência.

Parabéns São Gabriel da Palha

Foto: Assessoria

Tiago Rocha

Prefeito de São Gabriel da Palha

Ter crescido em São Gabriel da Palha foi um privilégio, e significou muito para minha trajetória política, ser realmente um cidadão de São Gabriel da Palha me aproximou dos problemas da população, em especial dos mais necessitados e isso me inspirou entrar na carreira política, aqui constituí minha família, trabalhei, fui eleito vereador e agora prefeito pelas mesmas pessoas que me viram crescer, trabalhar e estudar nas nossas escolas. Eu sinto essa relação de confiança com o povo porque eu entendo seus anseios e conheço as necessidades de cada bairro. Esse entendimento não veio na política, veio na vida que tive com amigos em todas as partes da cidade e pelo amor que eu sinto por essa cidade. Ainda temos muito a crescer e me sinto honrado em ajudar a cidade a caminhar neste momento em que estou prefeito. Parabéns São Gabriel da Palha!

Foto: Arquivo Pessoal

Vice-Prefeito de São Gabriel da Palha

leia também:  Através de emenda do Deputado Estadual Marcos Garcia, São Domingos do Norte recebe escavadeira de R$ 505 mil

Morar em São Gabriel é um prazer enorme para mim, cidade de terra bonita, gente trabalhadora, terra que se tornou a capital do café conilon e uma cidade que deixa pra mim uma história de vida. Meus avós foram um dos fundadores de São Gabriel da Palha, fundadores de empresas como Cooabriel, Coopcred que hoje é o Sicoob e escola Coopesg. História familiar e tradição italiana, é muito gratificante ver a cidade crescendo, se desenvolvendo, com comércio aquecido e com potencial gigantesco.

Foto: Arquivo Pessoal

Dayson Marcelo Barbosa

Presidente da Câmara de São Gabriel da Palha

Viver em São Gabriel representa, sobretudo, um privilégio na trajetória da minha vida. Por alguns anos, me ausentei de São Gabriel para estudar, mas sempre tinha em mim a vontade de voltar e graças a Deus estou aqui. Outro privilégio é poder representar a população no Legislativo. Me sinto honrado de poder fiscalizar o erário público pertencente aos cidadãos gabrielenses para que sua aplicação seja realmente em favor dos que mais necessitam de amparo. Uma cidade composta por cidadãos batalhadores, possuidora de riquezas em diversos aspectos, que necessita de olhos constantemente voltados para a saúde e segurança pública, principalmente.

Foto: Arquivo Pessoal

Ilza Gonçalves Terra

Coordenadora do Projeto Corrente da Esperança em São Gabriel

Viver em São Gabriel representa para mim acolhimento e chão para escrever minha história. Cheguei aqui há 28 anos e fui acolhida por essa cidade a qual aprendi a amar, aqui construí minha família e aqui sigo escrevendo a história da minha vida.

Fonte: Editora Hoje

Regional - ES1.com.br

Sala do Empreendedor é inaugurada em Marilândia

Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito de Marilândia, Gutim, juntamente com o vice-prefeito Warley Arrivabeni, inauguraram a Sala do Empreendedor que passa a atender todo o município. A sala é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Marilândia, Sebrae, Aderes e Governo do Estado.

Foto: Divulgação

A Sala do Empreendedor é um local onde facilita os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Na oportunidade o prefeito Gutim comemorou a inauguração: “Hoje demos um importante passo no incentivo as empresas e aos empreendedores do nosso município, a Sala do Empreendedor, que vem com o intuito de auxiliar o empreendedor a dar seu primeiro passo no seu negócio. Aqui o empreendedor sairá com a sua empresa praticamente legalizada. Uma sala que vem para desburocratizar, apoiar e incentivar os empreendedores do nosso município”.

“É a nossa gestão municipal pública de mãos dadas agora também com o empresário, criamos aqui um ambiente confortável para que você possa trazer aqui suas demandas e resolver com mais facilidade, estamos juntos, de mãos dadas com mais facilidade e que esse município possa crescer ainda mais”, pontuou o vice-prefeito, Warley Arrivabeni.

leia também:  ONG’s e instituições sociais: inscrições para receber recursos do Sicoob ES terminam em 15 de maio

O funcionamento será de segunda a sexta, das 9h às 16h; e está localizada no Centro de Atendimento Ao Cidadão (CIAC).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fonte: Editora Hoje

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOVO GIF SICOOB
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma