conecte-se conosco


Educação - ES1.com.br

Sooretama recebe ações de educação no trânsito

Publicado em

Os agentes de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) irão realizar atividades educativas no município de Sooretama, esta semana. A cidade será a primeira a receber as ações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no “Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN)”.

O FETRAN é um projeto de educação para o trânsito que tem o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar da responsabilidade de todos na segurança no trânsito, por meio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar, incluindo transversalmente a temática.

A partir desta segunda-feira, 02, a equipe do Detranzinho estará nas escolas EEEFM “Armando Barbosa Quitiba”, EMEF “Pedro Balbino De Menezes” e EMEF “Prof. Alberto Stange Junior”. Serão realizadas atividades com crianças e jovens que estudam do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. A expectativa é de atender diretamente 2.090 alunos.

Detranzinho

Durante todo o ano, o Detranzinho faz visitas nas unidades escolares para realizar atividades de educação de trânsito voltadas para crianças e adolescentes de todas as idades.

leia também:  ProUni oferece 174 mil vagas e inscrições começam em breve

As escolas e instituições que quiserem o serviço do Detranzinho Itinerante no seu município devem fazer a solicitação por meio de oficio, endereçado ao diretor-geral do DETRAN/ES, Sr. Romeu Scheibe Neto, que deve ser protocolado na Sede do Detran/ES ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV). Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597.

FETRAN

O projeto é organizado pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF-ES) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sooretama e o Detran/ES. O objetivo é alcançar cerca de 18 mil pessoas entre alunos, professores e demais profissionais da escola, familiares de alunos e comunidade.

Durantes a execução do FETRAN, estudantes e professores produzirão trabalhos com a temática trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, cartazes, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural.

Ainda será realizado um Seminário Estudantil Temático de Trânsito, em cada escola participante. Será escolhido um tema geral, além de subtemas específicos de acordo com as séries/anos e faixa etária dos alunos, a fim de estimular o debate, incentivar a pesquisa e a produção de estudos relacionados à segurança no trânsito.

leia também:  Startup desperta empreendedorismo em jovens de escola em Vila Velha

Secom/ ES

Educação - ES1.com.br

Alunos de São Gabriel da Palha discutem desenvolvimento econômico e tecnológico

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Governador Gerson Camata, localizado no município de São Gabriel da Palha, tem promovido, entre os estudantes da disciplina eletiva de “Trajetórias Humanas na História”, a metodologia ativa de rotação por estações. A iniciativa busca, por meio da formação de diferentes grupos, o debate, a troca de conhecimento e a construção de um conceito, para que, em seguida, os participantes sejam realocados e o processo se inicie novamente.

Deste modo, sob a orientação do professor de História, Maik Hell, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir o processo de desenvolvimento tecnológico e científico mundial, como introdução ao módulo trimestral de “Desenvolvimento Econômico e Tecnológico”. “Durante dez minutos em cada estação, os alunos foram desafiados a refletir sobre questões específicas relacionadas ao tema, utilizando recursos variados”, explicou o docente.

Maik Hell reforçou que, após as dinâmicas de debates sobre o desenvolvimento técnico e científico, foi possível notar uma maior e mais profunda compreensão dos alunos sobre os conceitos trabalhados em sala de aula. “Essa abordagem permitiu aos alunos desmistificar a ideia de que tecnologia se refere apenas aos dispositivos digitais”, acrescentou o professor.

leia também:  Ações de inovação estimulam alunos a explorarem a leitura e ferramentas digitais

Fonte: Sedu

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!