conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Sistema prisional recebe doação de mais de 400 livros para estímulo à leitura

Publicado em


Mais de 400 obras bibliográficas escritas por autores capixabas, foram doados ao sistema prisional capixaba pela Secretaria da Cultura (Secult) e a Biblioteca Pública do Estado do Espírito Santo (BPES). A assinatura do termo de doação foi realizada no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), nessa quarta-feira (24). O evento foi realizado em conjunto com a Vara de Execuções Penais de Vila Velha. As obras irão compor o acervo da biblioteca da unidade prisional que conta com projetos de estímulo à leitura.

“Esse encontro marca o início de uma importante parceria com o sistema prisional e nossa Biblioteca Pública. A literatura auxiliando na ressocialização, na expansão de repertório e na remição de pena. São mais de 400 livros de autores capixabas, o que fortalece ainda mais a importância dessa parceria”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

A gerente de Bibliotecas Públicas da Secult e diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Marcelle Coelho Queiroz, explicou a ação. “O objetivo é estabelecer parcerias com a Secretaria da Justiça, levando assim conhecimento a todos, ou seja, nossos municípios e do nosso Estado. É um evento que simboliza a contribuição da obra literária em prol ao fomento da Cultura”, destacou.

A resolução Nº 391/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prevê o direito à remição de pena por meio da leitura de obras literárias, fazendo com que o livro seja um objeto de ressocialização.  O subsecretário para Assuntos do Sistema Penal da Secretaria da Justiça (Sejus), Alessandro Ferreira de Souza, ressaltou a importância da leitura para a reinserção social.

leia também:  Divulgado resultado final da seleção de projetos para a 18ª Semana Estadual de CT&I

“Quando falamos de cultura, falamos de transformação. Exemplos, como o de hoje, com a doação de livros para incentivo à leitura no sistema prisional, mostram a relevância de projetos que promovem a ressocialização e criam oportunidades. A parceria com o Poder Judiciário nessas iniciativas contribui, e muito, para o sucesso das ações. É, sem dúvida, uma grande contribuição que o Estado imprime como fator transformador, fazendo com que a população privada de liberdade tenha acesso à cultura e ao conhecimento”, pontuou Alessandro Ferreira.

A juíza da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, Patricia Faroni, agradeceu a entrega realizada pela Secult e destacou a relevância do estímulo à leitura para a ressocialização. “O estímulo à leitura nos ajuda refletir sobre os processos de mudança em nossa vida, em novas perspectivas e sonhos e, é claro, na ressocialização. Cada ação realizada para os reeducandos, seja com a leitura, a música, o trabalho, estudo ou esporte, reflete como benefício para a sociedade. Não basta apenas o encarceramento. Procuramos desenvolver ações para que o indivíduo saia do sistema prisional em busca de uma nova vida, transformado para o exercício da cidadania e que minimize os riscos do que mais tememos que aconteça, que é a reincidência ao crime”, disse a juíza.

leia também:  Cobrança pelo uso da água no rio Jucu é aprovada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos

A interna Thyciana Eler de Souza Batista participa do projeto Remição pela Leitura, desenvolvido na unidade prisional. Para ela, os livros são uma verdadeira fonte de conhecimento. “Com a leitura pude aprender muita coisa. Aprendi a falar melhor e a me comunicar de forma diferente com as pessoas. Minha escrita está mais desenvolvida. A leitura nos ensina muita coisa”, frisou. 

O evento contou com a apresentação de internos que fazem parte do projeto de música “Tocando em Frente”, desenvolvido pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha, composto por detentos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) e Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC). 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Jória Scolforo
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
[email protected] / [email protected]

Fonte: Governo ES

Estado - ES1.com.br

Governo do Estado divulga a venda de três imóveis públicos localizados em Vitória


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (19), o Edital de Concorrência Nº 001/2022 para a venda, sob o critério de “maior lance ou oferta”, de três imóveis públicos do Executivo Estadual localizados no município de Vitória.

Os imóveis estão distribuídos em dois lotes. O primeiro, com lance inicial no valor de R$ 4.837.000,00, conta com área de terreno de 1.380 metros quadrados, localizada na esquina da Rua Hélio Marconi com a Avenida Carlos Moreira Lima, no bairro Bento Ferreira; além do Edifício Percy, que tem 2º, 3º e 4º pavimentos, com terraço coberto, totalizando 814,70 metros quadrados de área construída e que está localizado à Rua Barão de Itapemirim, no Centro de Vitória.

Já o segundo lote apresentado pelo edital é composto por área de terreno de 2.127,00 metros quadrados, localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, n°455, no bairro Santa Lúcia. O lance inicial para esse imóvel é de R$ 7.333.000,00.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destaca o objetivo da venda dos três imóveis. “Além de arrecadar recursos financeiros para investimentos em projetos, programas e entregas do Governo à população capixaba, a venda possibilitará que novos empreendimentos funcionem nesses locais”, disse.

Poderão participar do processo pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo, que atenderem a todas as exigências contidas no Edital e seus anexos. O documento na íntegra está disponível nos sites www.seger.es.gov.br e www.portaldepatrimonio.es.gov.br. Os interessados poderão visitar os imóveis disponíveis para venda, entrando em contato pelo telefone (27) 3636-5266 e/ou pelo e-mail [email protected].

A sessão pública para abertura das propostas acontecerá no dia 10 de março, às 10 horas, no auditório do Edifício Fábio Ruschi, situado na Avenida Governador Bley, Nº 236, Centro de Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
[email protected]

Fonte: Governo ES

leia também:  Governador visita exposições em espaços culturais reabertos no Centro de Vitória
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma