conecte-se conosco


Política Nacional - ES1.com.br

Senado é iluminado de roxo para reforçar campanha de conscientização sobre psoríase

Publicado em


O Senado será iluminado de roxo na quarta-feira (27) e na quinta-feira (28) em alusão à Campanha Nacional de Conscientização sobre a Psoríase. A iluminação foi solicitada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que lidera a ação desde 2016, sempre durante o mês de outubro. 

A campanha tem como objetivo mostrar que, apesar de grave, a doença tem tratamento. Desde 2020, o Ministério da Saúde começou a ofertar a pacientes adultos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a medicação risanquizumabe. Ela é indicada para o tratamento de pessoas com psoríase de moderada a grave, diagnosticada conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da doença.

Milhões afetados

De acordo com a SBD, a psoríase se manifesta em lesões arredondadas, avermelhadas e em descamação, que costumam atingir joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo afetar o corpo inteiro, em casos avançados. Pacientes acometidos podem desenvolver artrite, diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.

Ainda conforme a entidade, é uma doença considerada crônica e autoimune, que afeta cerca de 3% da população mundial, o equivalente a 125 milhões de pessoas no mundo, sendo aproximadamente 5 milhões no Brasil.

leia também:  CPI da Pandemia marca para quarta depoimento do empresário Luciano Hang

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Política Nacional - ES1.com.br

MG terá orçamento extra para conserto de rodovias interditadas pelas chuvas


As chuvas intensas em todo o país têm mobilizado os senadores. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lamentou em suas redes sociais o deslizamento que destruiu um casarão histórico em Ouro Preto (MG). Carlos Viana (PSD-MG) pediu ao Ministério da Infraestrutura prioridade para o reparo das rodovias mineiras, com orçamento extra. Paulo Rocha (PT-PA) disse que a bancada petista irá apresentar um projeto de lei para criar um fundo para ações de socorro a atingidos por desastres.

leia também:  À CPI, irmãos Miranda reafirmam pressão e irregularidades na compra da Covaxin
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma