conecte-se conosco


Educação - ES1.com.br

Semed realiza reunião com equipe gestora das escolas

Publicado em

Na manhã de segunda-feira, 29, um encontro na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) foi realizada com o objetivo de apresentar aos diretores, pedagogos e coordenadores de turno das unidades escolares, as Diretrizes Educacionais para o ano letivo de 2018, anunciar a organização do Mapa Estratégico da Educação de Marilândia 2017-2020 e fornecer direcionamentos para o retorno dos docentes, que acontece a partir desta quinta (1º). 

A prefeitura de Marilândia através da Secretaria Municipal de Educação já está nos preparativos para a volta às aulas, no município o retorno dos estudantes está marcado para a próxima segunda-feira, 5. 

“Sabemos que a qualidade da educação depende de muitos elementos e que estes trazem muitos significados, mas o papel de cada profissional no espaço em que atua é fundamental para dar sentido ao currículo escolar. Nós temos que garantir que nossas escolas tenham um currículo coerente com a realidade e com oportunidades para as crianças e jovens. A educação precisa ser um projeto vivo”, disse a Secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Dadalto Pissimilio.

leia também:  ES investe R$ 70 milhões no combate ao abandono e à evasão escolar

Na oportunidade, o prefeito municipal Geder Camata, em diálogo com a equipe durante a reunião disse estar com grandes expectativas para este ano e já percebe grandes avanços na educação através dos projetos instituídos e também do comprometimento de todos. “É com satisfação que iniciamos mais um ano e, com ele, reafirmamos o nosso compromisso com a qualidade da escola pública, entendendo que está se faz através da participação e compromisso de todos, com garantia aos direitos de aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou o prefeito Geder Camata.

 

Assessoria / PMM

Educação - ES1.com.br

Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do dia D da Busca Ativa Escolar, na quinta-feira (30), disponibilizou equipes para visita técnica aos Distritos de Cedrolândia e São Gonçalo, pela manhã e em bairros do município veneciano, no período da tarde. Foram recebidos  7 alertas, sendo 5 localizados com êxito.

A Seme implantou  a estratégia Busca Ativa Escolar no ano passado, com o objetivo de identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos que estão fora da escola.

A partir de abril deste ano, a Seme criou o dia D,  que acontece  semanalmente às quintas-feiras. O trabalho é desenvolvido  entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, cada uma atuando no âmbito de suas competências de forma integrada e articulada.

De acordo com a coordenadora da Busca Ativa, um cronograma é feito pelo setor com base nas informações inseridas, feita pela unidade escolar, na plataforma. “Os  dados da Plataforma nos permitem  identificar se o aluno está matriculado e não está frequentando as aulas”, disse. Segundo ela, outra forma de obtenção de informações é por meio dos agentes de saúde, que,  ao visitarem as famílias, acabam por identificar  alunos fora da escola.

leia também:  Euforia e emoção marcam a solenidade de premiação do Projeto Aluno Nota 10 em Vila Valério

Além de trazer o aluno de volta para a escola, a estratégia monitora a criança e/ou adolescente para garantir sua permanência nas unidades escolares.

Sobre a estratégia
A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em parceria com a União de Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde,  como estratégia para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos.

Fonte: Ascom|PMNV

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

novo cartaz apae2