conecte-se conosco


Agricultura - ES1.com.br

Secretaria de Agricultura apoia realização da terceira edição da Exposul Rural

Publicado em

A Exposul Rural, feira de agronegócios capixaba realizada anualmente em Cachoeiro de Itapemirim, foi o tema de reunião nessa quinta-feira, 24, na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O secretário em exercício, Rodrigo Vaccari, e o futuro secretário da pasta, Paulo Foletto, receberam o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, para discutir parcerias e reforçar a importância do evento não apenas para a região Sul, mas para o Estado como um todo.

“Apoiar eventos que tragam benefícios para o Estado. Essa é uma das prioridades da Secretaria de Agricultura, que é parceira da Exposul Rural. Sabemos do tamanho, da visibilidade e da importância desse evento para a economia capixaba. O Governo do Estado tem todo o interesse em incentivar o evento”, afirmou Foletto.

Para Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim e um dos responsáveis pela feira, a Exposul Rural já é um sucesso “Nós estamos indo para a terceira edição da feira. Realizamos negócios na ordem de R$ 7 milhões na segunda edição e recebemos um público de 50 mil pessoas. A nossa expectativa é aumentar ainda mais esse público, além de participações técnicas de mais de 2 mil produtores nos cursos de aperfeiçoamento e capacitação”.

leia também:  Grandes parcerias, bons negócios e troca de conhecimentos marcam o 1º dia da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Mendes ressalta que tudo isso aconteceu no momento de maior crise hídrica enfrentada pelo estado, mas não deixa de apontar os pontos fortes da feira: “Estamos lá com as principais raças bovinas do Espírito Santo. A Exposul Rural está tomando assento no calendário nacional. Quando um município igual a Cachoeiro de Itapemirim resolve ranquear esses animais, ele prepara os produtores capixabas a pontuar no cenário nacional”. Mendes aponta outras “estrelas”: “Café, leite e floricultura são outros pontos altos do evento”, disse.

Ressaltou a importância do papel da Secretaria de Agricultura nesse processo: “A expectativa é grande e a mensagem enviada pelo governo aos agricultores foi muito bem recebida. Sabemos da capacidade da equipe da Secretaria de Agricultura e de seus técnicos, mas, principalmente, da capacidade de aglutinar do futuro secretário Paulo Foletto que, certamente, irá abraçar esse evento e trazer para mais perto o agronegócio capixaba”.

 

Assessoria/Seag

Agricultura - ES1.com.br

IG Café Conilon Espírito Santo ganha espaço na Semana Internacional do Café

Pensando nas novas tendências e no cenário atual que se descortina, a Semana Internacional do Café – SIC 2023 traz como tema central “Origens produtoras – uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”. Os debates referenciam as mudanças e novas exigências que o setor cafeeiro tem experimentado. 

Reconhecida como uma das principais feiras do mundo para o setor, a SIC   promove um grande encontro entre os diversos profissionais da cadeia do café, criando um ambiente propício para aquisição de conhecimento, possibilidade de acesso a mercados e oportunidades de negócios.   

Em vista dessa relevância, representantes das regiões produtoras capixabas participam do evento, acompanhando e participando de debates pertinentes, como terroir e diferenciais dos cafés, sustentabilidade dentro da cadeia produtiva e rastreabilidade.   

O café conilon está sendo bem representado na SIC. Além de estandes próprios de cooperativas de produtores da variedade, a IG Café Conilon Espírito Santo se faz presente no estande do Sebrae/ES, um dos apoiadores para a conquista da Indicação de Procedência. No espaço é possível degustar diversos cafés capixabas, sob o convite “Prove a Diversidade, sinta a Excelência e viva a Sustentabilidade”. 

leia também:  Primeiro azeite capixaba é produzido

A Indicação Geográfica Café Conilon Espírito Santo, que é a maior em área territorial do Brasil, foi conquistada em maio de 2021. É ancorada pela Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo – Fecafés, composta pelas cooperativas Cafesul, Cooabriel, Coopbac e Nater Coop. 

De acordo com o presidente da Fecafés, Luiz Carlos Bastianello, o evento traz oportunidades significativas, especialmente para divulgação da variedade. “Um dos grandes propósitos dessa participação é divulgar esse produto extraordinário que nós temos, para visitantes e profissionais do setor. É o momento propício para isso, uma vez que a feira promove um movimento de relevância mundial para a cadeia cafeeira. A expectativa é de que sejam obtidos ótimos resultados com essa divulgação, especialmente para demonstração da qualidade que o conilon capixaba tem alcançado”, avalia.   

Dentro da programação da feira estão previstas outras agendas de destaque para o Conilon, como momentos de cuppings, painéis e outros debates. 

Foto: Cooabriel

Fonte: Cooabriel

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!