conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

São Roque do Canaã é mais um município da Região Central de Saúde a dar início às teleconsultas

Publicado em

A partir dessa segunda-feira (10), o município de São Roque do Canaã iniciou o serviço de teleconsulta da Secretaria da Saúde (Sesa). A cidade, que compõe a Região Central de Saúde, passa a contar com atendimentos na especialidade de dermatologia. As teleconsultas fazem parte de uma estratégia estadual que visa facilitar o acesso a consultas especializadas e reduzir a necessidade de deslocamentos.

A superintendente da Região Central de Saúde, Kamila Roldi, reforçou a relevância do serviço para o município. “São Roque é meu município e sei que uma das maiores dificuldades é o transporte sanitário. Com a teleconsulta, garantimos um atendimento de qualidade, com o paciente orientado pela médica e pela enfermeira no próprio município, sem precisar se deslocar. Isso é um grande avanço para nossa região”, afirmou.

O município de São Roque do Canaã é o terceiro município da Região Central de Saúde a implementar o serviço. São Domingos do Norte e Linhares já iniciaram as teleconsultas.

A primeira paciente atendida em São Roque do Canaã foi a usuária Rosilene Maria Borchardt, que elogiou a experiência. “Eu adorei. Gosto de conversar com a médica e ela foi excelente, fez muitas perguntas, respondeu todas as minhas dúvidas e explicou sobre o cuidado com o Sol. Achei até mais atencioso do que presencial, porque conversamos bastante. Agora, vou seguir o tratamento e aguardar o retorno”, contou.

leia também:  Caminhos do Turismo chega ao município de Castelo

Já o paciente Alexandre Pereira da Silva destacou o conforto proporcionado pela teleconsulta. “Achei interessante, é algo diferente. Tem gente que tem vergonha de falar pessoalmente, e assim você fica mais à vontade. Era um implemento que precisava aqui em São Roque do Canaã”, pontuou.

O prefeito de São Roque do Canaã, Marcos Guerra, também celebrou o avanço. Para o prefeito, a iniciativa será um sucesso para todo o Estado e parabenizou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann e o governador do Estado, Renato Casagrande. “Estou muito entusiasmado. Vai tirar muita gente da estrada. Eu mesmo fui tratado por vídeo na pandemia e sei que funciona. Tenho certeza que vai ser um sucesso para o Estado inteiro”.

O secretário municipal de Saúde, Gabriel Força, também comemorou a novidade. “A teleconsulta é um importante serviço que vai minimizar a fila do transporte sanitário. Uma grande conquista. Agradecemos ao Governo do Estado por proporcionar esse momento à saúde de São Roque do Canaã”, disse.

Acesso à teleconsulta

O procedimento para a realização das teleconsultas segue o fluxo habitual: as unidades básicas de saúde solicitam a consulta com especialistas e o agendamento é realizado via Regulação Estadual. No dia marcado, o paciente comparece a uma sala equipada com computador para realizar a consulta por vídeo, sempre acompanhado por um profissional de saúde.

leia também:  Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

Teleconsultas na Região Central de Saúde

A Região Central de Saúde é composta por 15 municípios e contará com a oferta de 49.970 teleconsultas em 24 especialidades, com um investimento total de R$ 2,8 milhões. Até o momento, 16 especialidades já foram contratualizadas, garantindo 42.104 consultas e um investimento de R$ 2,5 milhões. As demais especialidades estão em fase de contratação.

As salas de teleconsultas já estão preparadas nos municípios de São Roque do Canaã, Linhares, Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Alto Rio Novo, Pancas, Colatina, São Domingos do Norte, Rio Bananal, Sooretama, Baixo Guandu e Governador Lindenberg, além das salas do Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina. Novos espaços estão sendo preparados para ampliar o atendimento a todos os municípios da região.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

[email protected]

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde

Eduardo Candeias

[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Estado recebe doses de vacina influenza e municípios podem dar início à nova estratégia de imunização de rotina

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu nessa segunda-feira (24) a primeira remessa de vacinas Influenza. O Espírito Santo será contemplado com 116.000 doses que, após envio aos municípios, já poderão dar início à nova estratégia de imunização contra a gripe definida pelo Ministério da Saúde no último mês, com a inclusão da vacina no calendário nacional de vacinação, como dose de rotina, para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

As doses estarão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado. A nova estratégia visa tornar permanente a proteção para esses públicos. No Espírito Santo, a expectativa é que 349.325 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 680.000 idosos com mais de 60 anos e 39.140 gestantes recebam a vacina ao longo do ano. A meta é alcançar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra a influenza.

A Sesa orienta ainda que os municípios, assim que tiverem as doses disponíveis em seus territórios, que iniciem também a oferta da vacina aos públicos-alvo que compõem o grupo especial da estratégia de vacinação contra a gripe. Este ano, além dos grupos já conhecidos, o Ministério da Saúde incluiu os trabalhadores dos Correios.

leia também:  Perdeu a CNH no Carnaval? Veja como regularizar o documento

Estratégia de vacinação nos grupos especiais contra a gripe tem início oficial em 07 de abril

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (21) que a estratégia especial de vacinação contra a gripe, que acontece anualmente destinada a determinados grupos prioritários, será iniciada oficialmente no próximo dia 07 de abril, com o dia “D” de mobilização definido para o dia 10 de maio. Entretanto, com as doses estando disponíveis, os municípios já podem dar início à vacinação.

A vacinação contra a gripe é dividida em estratégia de rotina, com os públicos elencados acima e estratégia especial. No Espírito Santo, a expectativa é imunizar um total de 1.718.123 pessoas contra a gripe, entre os grupos que receberão as doses na rotina e os que pertencem aos grupos especiais. A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza no público-alvo para a vacinação em 2025.

Nos grupos especiais, destacam-se: Trabalhadores da Saúde; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; Funcionários do sistema de privação de liberdade; e População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

leia também:  Caminhos do Turismo chega ao município de Castelo

A vacinação contra a gripe deve ser realizada anualmente, uma vez que os imunizantes recebem atualizações quanto às cepas circulantes, a fim de garantir a proteção da população. As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil neste ano apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09; A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2); e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

Cenário epidemiológico

No Espírito Santo, até a semana epidemiológica 10 (até o dia 08 de março), foram notificados 295 casos de Influenza por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 37 confirmados e um (01) óbito. Em 2024, durante todo o ano, foram 4.630 notificações, 501 casos confirmados e 51 óbitos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀