conecte-se conosco


Saúde - ES1.com.br

Quer fazer seu treino ser mais eficiente e um sucesso?

Publicado em

camera_enhance Bruna Mendonça de Miranda é Profissional de Educação Física desde 2011, Pós-graduada em Musculação e Treinamento Personalizado, Pós-graduanda em Bases Fisiológicas do Treinamento Personalizado, Nutrição Esportiva e Medicina Avançada e proprietária do Studio Planet Fitness em Vila Valério. (Crédito: divulgação)

Em pleno verão, os cuidados com a boa forma ganham destaque. Mas os exercícios físicos têm benefícios que vão além do corpo perfeito: saúde, bem-estar, qualidade de vida!
Manter uma rotina saudável nem sempre é fácil, são muitos os fatores que influenciam negativamente como tempo, disposição, etc. 
Se você quer, mais não sabe o que fazer para ter um treino com eficiência e ainda para que não desista no meio do caminho, aí vão algumas dicas da personal trainner Bruna Mendonça de Miranda para ele ser um sucesso.

1 – Descubra qual exercício você mais se identifica

Não escolha uma atividade física porque seu vizinho(a), seu amigo(a) escolheu. Procure se identificar com seu exercício, faça porque gosta, assim você não irá desistir, consequentemente seu objetivo ficará mais fácil de ser atingido.

2 – Comece pelo básico

Sabemos que a ansiedade é o mal do século, queremos resultados imediatos, mas não vá com “muita sede ao pote”, estudos mostram que quanto mais rápido são os resultados, mais rápido é a desistência, fazendo com que não consigamos manter o que foi adquirido.
Todas as modalidades têm uma progressão a ser seguida, respeite essa evolução que terá menos riscos à saúde e consequentemente resultados mais duradouros.

leia também:  Espírito Santo tem 430 casos de COVID-19; mortes chegam a 14 - 12/04

3 – Coloque na agenda seu exercício como um compromisso

Por qualquer desculpa você já desanima do treino? Qualquer motivo já é uma justificativa para faltar ao treino? Espere um momento, você tira tempo para tudo, menos para cuidar de você?
Coloque na agenda como um compromisso, marque hora, e vai. Irão surgir diversos obstáculos, é assim mesmo, mas, sua força de vontade vai ser maior. Como sempre no início tudo é mais complicado de ser organizado, mais perceberá que depois, tudo irá correr devidamente no tempo certo.

4 – Estabeleça sempre metas

Gosto muito de metas, são através delas que vemos o quanto somos capazes de realizar coisas que antes achávamos impossível.
Tenha meta semanal, e tenha o luxo de comemorar no último dia se conseguiu atingir. Tenha meta mensal e meta anual, todas escritas, leia e releia, não coloque grandes metas no início, comece com umas pequenas, tal como não faltar os treinos, e vai aumentando a dificuldade com o passar do tempo. Tenha os objetivos a serem alcançados nítidos na sua mente, e no papel.

5 – Registre sua EVOLUÇÃO

Tome nota de toda evolução que tiver, mesmo que ache pouco ou pequena, escreva se sua carga aumentou, se sua coordenação melhorou, se se sente mais disposta(o), mais feliz. Essas notas serão essenciais para você perceber suas melhorias, tire foto de antes de começar os treinos, poste nas redes sociais suas evoluções, você pode se tornar inspiração para alguém.

leia também:  Edital de Credenciamento para Cirurgias Eletivas é aberto para São Gabriel da Palha

6 – Divirta-se

Por muitas vezes os treinos se tornam repetitivos e cansativos, não deixe cair na rotina, procure sempre um desafio novo, uma aula diferente. Diversão também é super importante para você se manter fiel ao treino.

7 – Ambiente é tudo

 

O local onde escolhe treinar é definitivo para sua evolução e para te tornar fiel aos exercícios e a você mesmo.
Procure um local onde se sinta à vontade, que fique relaxada, sem medo de ter constrangimentos, aliás errar é humano, e isso fará parte dos treinos. Só assim conseguirá se divertir.

8 – Cuidados básicos com seu treino

Separe sua roupa na noite anterior, para não ter desculpas ao acordar, ou, ao longo do dia. Sempre leve toalha e sua garrafinha de água, irá agilizar muitos seus treinos. Tenha um relógio, para marcar os segundos de descanso, assim será mais ágil e mais eficiente. Alimente-se, procure ter uma boa alimentação, sem restrição severa, se possível procure auxílio de um(a) profissional. Descanse, procure tirar um dia de folga para recuperar as energias, mais descanse de verdade! Deixe seu celular no silencioso, se possível deixe longe de você, para que nada desvie sua atenção.


Um bom treino depende de você! O caminho não é sempre fácil, mais uma vez trilhado certo, o sucesso é garantido!

 

 

 

Saúde - ES1.com.br

Hospital Roberto Silvares já captou 63 órgãos para transplantes em 2025

Com envolvimento de uma equipe multidisciplinar, o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) realizou domingo (3/08) a oitava captação múltipla de órgãos neste ano. Os órgãos captados – coração, fígado, rins (2) e córneas (2) – foram destinados a pacientes que aguardavam transplantes no Espírito Santo. Uma aeronave do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo – NOTAER foi mobilizada para garantir que coração e fígado fossem levados com agilidade para o Hospital Meridional Cariacica. Em 2025, já são 63 órgãos captados no HRAS.

O diretor-geral do Hospital Roberto Silvares, André Fagundes, ressalta que coração e fígado precisam ter o transplante efetivado, do momento da captação até a doação, no prazo máximo de quatro horas. Por isso, a mobilização do Notaer e também de equipes do SAMU, além da Central Estadual de Transplantes e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Roberto Silvares, que está instalado em São Mateus e pertence à rede hospitalar da Secretaria da Saúde (Sesa).

Referência técnica da CIHDOTT do HRAS, Karla Santana Fernandes, explica que, pelo protocolo ético da comissão, não é possível revelar o nome do doador. Ela detalha que, na semana em que ocorreu a oitava captação múltipla de órgãos, houve quatro protocolos de morte encefálica, mas três tiveram negativas familiares.

leia também:  Primeiro caso positivo de COVID-19 em Vila Valério é de jovem de 23 anos

“O hospital realiza todos os exames para identificar um protocolo de morte encefálica. Evidenciando que se fechou o protocolo, se faz a entrevista familiar, após a autorização de uma central de transplantes”, detalha Karla Fernandes.

“Se a família diz ‘sim’, segue-se com todo o processo para saber se, em nível estadual, há receptores compatíveis. Não tendo, se roda o ranking nacional. Neste domingo, todos foram direcionados no nível estadual. Não se rodou o ranking para o nacional. Havia receptores compatíveis aqui”, complementa a referência técnica.

Em 2025, o Hospital Roberto Silvares realizou oito captações de órgãos, totalizando 07 fígados, 16 rins, 36 córneas e 04 corações. Na quinta captação, realizada em 12 de abril, o HRAS já igualava ao número de doações realizadas durante todo o ano de 2024.

Fila de pacientes à espera de transplantes

Nessa terça-feira (05), conforme o Sistema Nacional de Transplante, do Ministério da Saúde, no Estado do Espírito Santo 2.666 pessoas aguardavam por transplante de órgão. A maior carência é por córneas (1.508 pacientes) e rim (1.105). Há também fila de espera por fígado (46) e por coração (07).

O cadastro técnico estadual com pacientes à espera de rim, fígado e coração tem 667 (58%) potenciais receptores do sexo masculino e 491 (42%) do feminino. Entre pacientes do sexo masculino, a demanda maior é na faixa etária de 50 a 64 anos. No feminino, a faixa etária de 35 a 49 anos tem a fila maior, com 195 pacientes à espera de doação de órgão.

leia também:  Nova Venécia: Bairro Filomena aguarda conclusão das obras da Unidade de Saúde

“É preciso divulgar ao máximo para as famílias saberem o que é uma doação de órgãos. Não há morte antecipada. Ninguém abrevia o tempo de tratamento para incentivar uma doação de órgãos. São estabelecidos todos os protocolos. Enquanto o paciente tem 0,1% de chance de vida, o hospital trabalha e faz tudo para ele continuar vivo. Quando acontece a morte encefálica, aí se iniciam todos os protocolos, a fim de garantir que faça a doação desses órgãos. É um ato de amor num momento de dor. O hospital faz uma abordagem humana, para não gerar desinformação e não causar mais dor ainda aos familiares”, garante o diretor do Hospital Roberto Silvares, André Fagundes.

“A fila de pacientes à espera de transplante de órgãos está andando. O nosso trabalho é levar conhecimento para todos. A doação faz o processo andar e beneficia muitas pessoas. Essa consciência prévia evita sofrimento adicional na hora mais crítica”, complementa a referência técnica Karla Santana Fernandes.

Fonte: Sesa

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!