conecte-se conosco


Regional - ES1.com.br

Projeto “Samuzinho na Escola” orienta crianças sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros em Barra de São Francisco

Publicado em

Foto: PMBSF

A Escola Municipal Ozeias Rezende, em Barra de São Francisco, recebeu na tarde de quarta-feira (30) a equipe do Núcleo de Educação Permanente do SAMU de Nova Venécia para a realização da palestra educativa do projeto Samuzinho na Escola. Voltada para alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental, a ação contou com a participação de estudantes de outras quatro escolas municipais: Vicente Amaro da Silva (Campo Novo), Luciene Matos Ferreira (Vila Luciene), José Francisco da Fonseca (Vila Landinha) e Sebastião Albano (Vila Vicente).

O projeto, promovido por meio de parceria entre municípios e o Consórcio CIM Norte, percorre escolas do Norte e Noroeste do Espírito Santo com o objetivo de ensinar crianças a prevenir acidentes e agir corretamente em situações de emergência. Em Barra de São Francisco, a iniciativa é realizada em conjunto pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed).

Durante a palestra, os profissionais do SAMU abordaram temas como prevenção de queimaduras, uso do cinto de segurança, riscos de engasgo com objetos pequenos, perigos de automedicação e cuidados ao nadar em locais profundos. Também foram ensinadas técnicas básicas de primeiros socorros, como desengasgo, e as crianças foram orientadas a não fazer trotes ao SAMU. Ao final, os alunos puderam conhecer o interior de uma ambulância.

leia também:  Prefeitura de Pancas e PMES trabalham juntos na proteção das crianças através do PROERD

Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, a secretária de Educação, Adelza de Almeida Lima, a assessora especial de Governo, Delma do Carmo Ker e Aguiar, o diretor da escola anfitriã, Amilson Boechart, além de professores e equipe do SAMU.

Elcimar destacou o papel educativo do projeto: “A criança é multiplicadora de conhecimento. O que aprende na escola, leva para casa”. Já o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Janderson de Souza Dias, explicou que o projeto terá continuidade com capacitações para professores e funcionários. “Eles também precisam estar preparados para agir em emergências e salvar vidas”, afirmou.

Outras escolas do município também receberão o projeto nos próximos meses. O diretor Amilson Boechart agradeceu a escolha da escola como sede da primeira palestra no município.

Fonte: PMBSF

Regional - ES1.com.br

Alunas de São Gabriel da Palha são premiadas no concurso Agrinho 2025

Estudantes da EMEF Bértolo Malacarne conquistaram 5º e 9º lugar na categoria 2º ano. Tema da edição de 2025 abordou “a tecnologia que transforma o campo

Foto: PMSGP

As alunas Lis Souza Samora e Laura Souza Samora, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bértolo Malacarne, foram premiadas no concurso Agrinho 2025, que promove ações educativas e de cidadania voltadas para o campo. A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira, 30 de outubro, no Sesc Praia Formosa, em Aracruz.

Nesta edição, os participantes desenvolveram atividades baseadas no tema “Tecnologia que transforma o campo”. Sob orientação da professora Rafaela Ferretti Tosi Ângelo, as alunas Lis e Laura conquistaram o 5º e 9º lugar, respectivamente, na categoria 2º ano com os trabalhos “A tecnologia que ajuda o homem no campo” e “Colhendo tecnologia e saboreando café”. Cada estudante foi premiada com uma bicicleta aro 20 como reconhecimento pelo desempenho.

“Participar do projeto Agrinho foi uma experiência enriquecedora para toda a nossa escola. Tivemos a alegria de ver duas de nossas crianças se destacando e representando com muito orgulho o nosso município. Esse resultado nos enche de felicidade e reforça a importância de iniciativas que aproximam o campo da escola, valorizando o trabalho, a vida e os aprendizados que vêm do meio rural,” destaca a professora Rafaela.

leia também:  Prefeitura de Pancas e PMES trabalham juntos na proteção das crianças através do PROERD

Ao todo, a iniciativa selecionou 10 vencedores em 11 categorias, abrangendo desde a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), mais de 650 escolas, de 61 municípios capixabas, participaram da premiação, considerada um dos maiores programas de responsabilidade social da instituição. No estado, o concurso é promovido pelo Senar em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES).

Fonte: PMSGP

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!