Estado - ES1.com.br
Projeto Recupera manda intimação e localiza suspeito de envolvimento em homicídio na Bahia

No último sábado (12), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou mais uma etapa do Projeto Recupera, do Governo do Estado, recuperando mais 29 celulares e devolvendo 18 aparelhos aos seus verdadeiros donos. Com esses, o Projeto totaliza 473 celulares recuperados e 402 devolvidos aos proprietários.
O Projeto Recupera é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da PCES, dedicada à recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados. Os objetivos são restituí-los aos seus legítimos proprietários, bem como combater o furto, roubo e receptação de celulares.
Os celulares roubados ou furtados são identificados por meio de ferramentas tecnológicas e localizados após o cruzamento de dados disponibilizados pelas empresas de telefonia. A partir da identificação, o usuário atual do aparelho recebe uma intimação para devolver o celular.
Entre os intimados estava um homem de 20 anos, com mandado de busca e apreensão por envolvimento em um homicídio ocorrido no Estado da Bahia. Ele compareceu à Delegacia Regional de Vitória e, durante o atendimento, a ordem judicial foi encontrada. O aparelho que estava com ele, um Iphone 13 com restrição de furto/roubo, foi recolhido.
O mandado de busca e apreensão de menor (correspondente ao mandado de prisão para pessoas maiores de idade) foi expedido pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude de Itabuna (BA), no dia 05 de fevereiro deste ano, e refere-se a um homicídio cometido quando o homem ainda era menor de idade.
O suspeito foi conduzido à Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), onde a ordem foi cumprida. Em seguida, ele foi encaminhado ao Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A Justiça da Bahia será comunicada e decidirá se cabe transferência.
Também no último sábado (12), uma pessoa compareceu à Delegacia Regional de Vitória após receber uma notificação do Programa Celular Seguro, do Governo Federal. O usuário foi atendido pela equipe do Projeto Recupera, que confirmou que o telefone tinha registro de furto/roubo. O aparelho foi recolhido e a Polícia Civil do Espírito Santo está em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para localizar a origem do celular e providenciar a devolução ao verdadeiro dono.
Redução de roubos e furtos de celulares no Espírito Santo
O Projeto Recupera foi lançado em julho de 2024, consistindo em uma operação permanente de recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados, com o objetivo de restituí-los aos seus legítimos proprietários. Em outubro de 2024, o Governo do Estado inaugurou uma sala na Delegacia Regional de Vitória destinada a atender pessoas intimadas pelo Projeto.
As ações investigativas, alinhadas ao planejamento estratégico de combate aos crimes patrimoniais, tem gerado resultados importantes na redução de roubos de celulares, com queda de quase 32% no primeiro trimestre deste ano, com relação ao ano passado. De janeiro a março de 2025, 2.338 celulares foram roubados em todo o Estado. Em 2024, foram 3.433 registros no mesmo período.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br
Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.
O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.
“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”
Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.
A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.
Radium Hotel
Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 98829-2953
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3923 – 23/04/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3924 – 24/04/2025
-
Policial - ES1.com.br6 dias atrás
Policiais militares detém duas pessoas e apreendem duas armas de fogo em São Mateus
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3925 – 25/04/2025
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrás
Gerliane Faria Gomes Keffler: trajetória dedicada à inclusão e ao desenvolvimento infantil em São Gabriel da Palha
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrás
A urgente necessidade de um Plano Safra comprometido com a realidade do campo
-
Educação - ES1.com.br3 dias atrás
Escola de São Gabriel da Palha desenvolve projeto de conscientização sobre uso excessivo de telas
-
Estado - ES1.com.br4 dias atrás
Beneficiários do IPAJM podem se recadastrar pelo Gov.br