Regional - ES1.com.br
Programa Herdeiros do Campo forma 20 famílias para a sucessão nas propriedades rurais capixabas

“A voz do futuro, a força do passado”: experiência e inovação se unem para potencializar resultados no campo. Com esse propósito, o Programa Herdeiros do Campo integra diferentes gerações, despertando a consciência sobre a importância da sucessão nas propriedades rurais.
No mês de junho, em Nova Venécia, aconteceu a formatura de 20 famílias cooperadas da Cooabriel, representando as 5ª e 6ª turmas do programa no Espírito Santo. Os grupos são formados por famílias dos municípios de Boa Esperança, São Mateus (Nestor Gomes) e Jaguaré.
A iniciativa aborda três dimensões principais: propriedade, família e empresa. Conforme explica Leandro França Rosa, instrutor do Senar-ES e responsável pelo módulo de Sucessão e Governança das Empresas Rurais, o curso vai além da gestão da propriedade. Segundo ele, embora o objetivo seja abordar o processo sucessório, o foco central da capacitação é o próprio núcleo familiar. “Ao compartilhar informações entre duas ou mais gerações, estamos unindo essas gerações e fortalecendo aquilo que é mais essencial: a família.”
Na capacitação, os participantes são orientados a atuarem de forma integrada e colaborativa no ambiente familiar, promovendo a construção de um plano de ação eficaz que direcione o processo sucessório e se reflita no futuro da propriedade.
“Durante o curso, conhecemos histórias de propriedades rurais com 200 anos de atividade. Isso significa legado. Ao falar de sucessão, não estamos apenas tratando da transferência de patrimônio, mas dando continuidade à história da família”, acrescenta Leandro.
O produtor Solimar Bolsanelo, que integrou a turma do programa em Boa Esperança, conta que a experiência superou as expectativas da família. “Quando fomos convidados, pensamos em como seria investir esse tempo e participar das reuniões. Mas, à medida que nos envolvemos, vimos a importância desse aprendizado”, contou. O produtor destaca a importância de manter viva a ligação com o campo. “Tenho orgulho de dizer que meu avô foi agricultor, passou o legado para minha mãe, e hoje estamos dando continuidade a esse processo de aprendizado contínuo”, afirma.
Participante da turma de Jaguaré, Yasmin dos Reis Valiato, de 19 anos, reforça a importância da vivência em família proporcionada pelo programa. “Me senti privilegiada por viver essa experiência ao lado dos meus pais, avós e tios. Foi um momento muito especial para conversar sobre o futuro, conhecer melhor a história da propriedade e o meu passado”, compartilha. Yasmin acredita no protagonismo da nova geração no campo: “Sou grata por essa oportunidade e acredito que muitos jovens, filhos de produtores rurais como eu, serão os sucessores no campo e futuros cooperados da Cooabriel.”
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, analisa que a gestão eficiente das propriedades rurais exige conhecimento. “A competitividade existe e é preciso fazer o dever de casa da porteira para dentro. O sucesso do negócio rural depende de decisões assertivas e é justamente a transferência de conhecimento que permite a tomada dessas decisões. Por isso, essa capacitação é tão necessária”,
Sobre o Herdeiros do Campo
O programa foi idealizado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) em 2016. Chegou ao Espírito Santo por meio de um termo de cooperação técnica; formou as primeiras turmas em 2023, em São Gabriel da Palha, Águia Branca, Nova Venécia e Distrito de Guaraná (Aracruz).
Em 2024, atendendo a um pedido do Senar Espírito Santo, o Senar Paraná realizou a capacitação de instrutores para aplicação e continuidade da metodologia do Programa Herdeiros do Campo no estado. Ao todo, 58 famílias já participaram da capacitação no Espírito Santo. A realização das turmas 2025 aconteceu através de parceria entre Senar/ES, Faes, Sindicatos Rurais de Jaguaré e de São Mateus, e a Cooabriel.
Fonte: Cooabriel

Regional - ES1.com.br
CDL de Vila Valério entrega prêmios da Campanha Festa da Colheita 2025

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vila Valério em conjunto com o patrocinador WKS Exportações realizaram a entrega dos prêmios da Campanha “Festa da Colheita” 2025. A campanha, que teve como premiação 20 sacas de café, contou com a participação e apoio de diversos patrocinadores locais, além da colaboração da população e do comércio.
O sorteio, realizado no dia 04 de julho, contou com ampla participação da comunidade, que estava ansiosa para conhecer os ganhadores dos prêmios. A entrega dos prêmios foi um momento de celebração, reforçando a importância da união entre comerciantes e consumidores na promoção do desenvolvimento local.
Confira os vencedores e os cupons sorteados:
1º Lugar – 10 sacas de café: Charles Rekel (Supermercado Estrela Filial)
2º Lugar – 05 sacas de café: Vanderleia Moschen Parteli (Supermercado Estrela Filial)
3º Lugar – 03 sacas de café: Elson Cavaleiro (Locatelli Centro)
4º Lugar – 02 sacas de café: Dailton dos Santos (Zé da Fita Variedades)
Fonte: Editora Hoje
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3986 – 05/07/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3988 – 08/07/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3989 – 09/07/2025
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrás
Confira os ganhadores da Campanha Festa da Colheita 2025 em Vila Valério
-
Regional - ES1.com.br7 dias atrás
Lions Clube de São Gabriel da Palha empossa nova diretoria para o Ano Leonístico 2025/2026
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3987 – 07/07/2025
-
ENTREVISTA - ES1.com.br2 dias atrás
Educador Físico Henrique Borcardt, de São Gabriel da Palha, destaca avanços na área, alerta sobre o sedentarismo e reforça a importância do acompanhamento profissional
-
Estado - ES1.com.br2 dias atrás
Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho