conecte-se conosco


Política Nacional

Presidente da Comissão de Relações Exteriores lamenta tragédia no Líbano

Publicado em


.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), lamentou a tragédia em Beirute, capital do Líbano. Na tarde da terça-feira (4), uma forte explosão deixou dezenas de mortos e milhares de feridos. Trad, que tem ascendência libanesa, telefonou para o embaixador do país no Brasil, que tem grande número de descendentes de libaneses. A maior suspeita é que tenha sido um acidente com 2,7 mil quilos de nitrato de amônia armazenados próximo ao porto da cidade. Mais informações com o repórter Pedro Pincer.

leia também:  Projeto prioriza profissionais da saúde nos testes de coronavírus

Política Nacional

Girão pede que sociedade se manifeste sobre reeleição do presidente do Senado


.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (23), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) pediu que a sociedade manifeste, pelas redes sociais, se é a favor ou contra a reeleição para o cargo de presidente do Senado dentro da mesma legislatura.

Segundo ele, o assunto permeia os bastidores da Casa, durante esta semana de votação semipresencial. A eleição será somente em fevereiro de 2021, mas Girão afirmou que já existe uma articulação para garantir que o atual presidente, senador Davi Alcolumbre, possa concorrer à reeleição.

Essa movimentação, de acordo com ele, não ocorre apenas dentro do Senado. O procurador-geral da República, Augusto Aras, manifestou-se a favor da ideia, argumentando, em seu parecer, que posição semelhante tinha o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso. Só que Velloso desmentiu Aras, informou Girão.

Ele também contou que mais de 15 senadores assinaram um documento para exigir que a escolha do futuro presidente do Senado se dê por meio de voto aberto. Girão lembrou que Davi se comprometeu a acabar com o voto secreto nesse tipo de eleição, só que a medida “não saiu do papel”, lamentou.

leia também:  Perde a validade MP sobre escolha de reitores das universidades federais

— O voto aberto continua sem ser deliberado e isso, numa simples reunião da Mesa, que ele coordena com outros sete senadores, poderia ser feito. Há um projeto do senador Lasier Martins [Podemos-RS] nesse sentido, mas não é deliberado.

Girão lamentou que outras demandas da sociedade, por decisão monocrática da presidência do Senado, também não saíram do papel. Entre elas os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e de criação da chamada CPI da Lavatoga.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Visualizar

MAIS LIDAS

error: O conteúdo está protegido !!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma