Educação - ES1.com.br
Premiados do projeto Aluno Nota Dez visitam Planetário e Fábrica de Chocolates

Os alunos premiados no projeto Aluno Nota Dez viajaram nesta semana para Vitória e Vila Velha, a viagem é um bônus de conhecimento para os estudantes que mais se destacaram em 2017. Ao todo 34 alunos e 4 professores visitaram o Planetário de Vitória, que funciona na Ufes e a Fábrica de Chocolates Garoto.
Para o Venerável (Presidente) da Loja Estrela de São Gabriel, Jairo Amaral, a viagem é importante para os alunos. Além da conquista da premiação é saber que seus esforços valeram a pena, saber que o caminho da dedicação aos estudos vale a pena, e a viagem é o momento de saborear tudo isso”.
O projeto “Aluno Nota Dez” foi encaminhado pelo Grande Oriente do Brasil Espírito Santo (GOB-ES), organização que funciona como o governo do Estado dentro da maçonaria, através da Loja Estrela de Manguinhos na Serra, inicialmente o projeto funcionava com apenas uma escola, onde era dado para um aluno, 1 notebook, pelo desempenho durante o ano. Quando o projeto chegou a Loja Estrela de São Gabriel, foi analisado a possibilidade de realizar um incremento no projeto, ao invés de uma escola, duas escolas seriam contempladas e além disso seriam premiados além do primeiro lugar, segundo e terceiro colocados.
Jairo comentou sobre seu sentimento em fazer parte desse projeto. “É um sentimento de dever comprido, nós maçons assumimos um juramento de incentivo à educação e desenvolvimento de nossa pátria ao entrarmos na Maçonaria. Estamos apenas cumprindo com o prometido. Além é claro, de estar próximos de crianças e jovens, pegando essa energia e alegria que eles tem, nos dá força para seguirmos acreditando em um futuro melhor.
Para o ano de 2018 a ideia é continuar com o projeto e também incrementar, aumentando o número de escolas e mais patrocinadores, “é também fazer um acompanhamento melhor, trazendo para as escolas palestras e outras atividades que possam contribuir com o crescimento de nossas crianças”, finalizou Jairo Amaral.

Editora Hoje

Educação - ES1.com.br
Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do dia D da Busca Ativa Escolar, na quinta-feira (30), disponibilizou equipes para visita técnica aos Distritos de Cedrolândia e São Gonçalo, pela manhã e em bairros do município veneciano, no período da tarde. Foram recebidos 7 alertas, sendo 5 localizados com êxito.
A Seme implantou a estratégia Busca Ativa Escolar no ano passado, com o objetivo de identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos que estão fora da escola.
A partir de abril deste ano, a Seme criou o dia D, que acontece semanalmente às quintas-feiras. O trabalho é desenvolvido entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, cada uma atuando no âmbito de suas competências de forma integrada e articulada.
De acordo com a coordenadora da Busca Ativa, um cronograma é feito pelo setor com base nas informações inseridas, feita pela unidade escolar, na plataforma. “Os dados da Plataforma nos permitem identificar se o aluno está matriculado e não está frequentando as aulas”, disse. Segundo ela, outra forma de obtenção de informações é por meio dos agentes de saúde, que, ao visitarem as famílias, acabam por identificar alunos fora da escola.
Além de trazer o aluno de volta para a escola, a estratégia monitora a criança e/ou adolescente para garantir sua permanência nas unidades escolares.
Sobre a estratégia
A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em parceria com a União de Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, como estratégia para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos.
Fonte: Ascom|PMNV
-
Policial - ES1.com.br3 dias atrás
Homem agride companheira em São Gabriel da Palha e é detido pela Polícia Militar
-
Policial - ES1.com.br3 dias atrás
Polícia Civil de Jaguaré e Vila Valério prende seis pessoas que causaram prejuízo de mais de um milhão de reais a uma cooperativa
-
Religião - ES1.com.br6 dias atrás
Emoção e talento encantam noite de Corais em São Gabriel da Palha
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3043 – 01/07/2022
-
Esportes - ES1.com.br6 dias atrás
Atleta gabrielense do projeto Corrente da Esperança participa de intercâmbio no Cruzeiro Esporte Clube
-
Entretenimento - ES1.com.br2 dias atrás
Parque Play Gabi estreia nesta quinta-feira em São Gabriel da Palha
-
Pets - ES1.com.br6 dias atrás
SOS Animais de São Gabriel faz arrecadação para tratar cachorro de rua com doença do carrapato e hérnia perineal
-
Policial - ES1.com.br3 dias atrás
Homem é detido pela Polícia Militar após agredir a própria mãe em São Gabriel da Palha