Regional - ES1.com.br
Prefeitura de Linhares realizará caminhada e mobilização contra a dengue no Interlagos no próximo sábado, dia 5

Dengue: o perigo é para todos. O combate é dever de todos! Por isso, no próximo sábado, dia 5 de abril, a partir das 7h30, com concentração no Estádio do Vasquinho, equipes da secretaria municipal de Saúde (Semus) de Linhares e da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), em parceria com a secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, estarão no bairro Interlagos para uma caminhada de mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor de doenças graves como dengue, zika e chikungunya.
Dezenas de profissionais entre agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e estudantes do Centro de educação Infantil Municipal (Ceim) Chapeuzinho Vermelho, localizado no bairro Interlagos, percorrerão as ruas e as residências do bairro alertando e orientando a população sobre os cuidados necessários para prevenir a infestação do vetor e as doenças a ele associadas.
Além da entrega de panfletos educativos, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos instalará dois contêineres para que os moradores sejam estimulados a fazer a limpeza dos quintais e depositar os resíduos e lixo acumulado nos reservatórios que estarão na frente do Estádio do Vasquinho.
Karina Casagrande, chefe da divisão de Riscos Ambientais e Controle de Zoonoses da Prefeitura de Linhares, ressalta que a participação da população é fundamental no combate ao mosquito que transmite a dengue, a zika e a chikungunya.
“Os estudos mostram que 80% dos focos do Aedes estão no interior das residências, principalmente em ralos de banheiro e reservatórios de água destampados, no lixo que pega chuva, na vasilha de água do animal que não é lavada. Por isso realizamos mobilizações como essa, para que a população se sensibilize e também faça parte desse movimento com o mosquito”, afirma Karina.
É importante destacar que a Prefeitura de Linhares realiza constantemente uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em escolas, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue.
“Essa será mais uma ação para garantir o cuidado e a qualidade de vida aos nossos munícipes. Precisamos do apoio e do engajamento de toda a sociedade no combate ao mosquito. A simples atitude de eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas semanalmente faz toda a diferença”, disse o secretário de Saúde de Linhares, Phablo Gabriel.
A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti, escolhendo um dia da semana para eliminar possíveis focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.
Casos Confirmados
Até o momento, de janeiro a março, Linhares registrou 1.838 notificações de dengue, com 1050 casos confirmados. Em relação à chikungunya, são 11 notificações e 9 casos confirmados. Não há casos confirmados de zika no Município.
O bairro Interlagos é o que registra maior número de casos confirmados da doença, com 148 moradores diagnosticados com dengue, sendo 2 com o tipo mais grave da doença.
Fonte: PML

Regional - ES1.com.br
Vereadores de São Gabriel da Palha se reúnem com Comandante Geral da PM em busca de reforço na segurança pública
Parlamentares e representantes do Executivo buscam reforço policial, novas viaturas e adesão ao Cerco Eletrônico Estadual

Representantes da Câmara Municipal e do Executivo de São Gabriel da Palha participaram na quinta-feira (24) de uma agenda institucional no Quartel da Polícia Militar em Maruípe, Vitória, para discutir melhorias na segurança pública do município. A comitiva foi recebida pelo Comandante Geral da PM do Espírito Santo, que ouviu as demandas locais com atenção e disposição para colaborar.
Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Sargento Aguilar, e os vereadores Fagner Ferreira e Edinho Bissoli. Também participaram da reunião o Secretário Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Maikel Paiva, que também responde pela Secretaria de Agricultura e o Superintendente de Gestão Operacional de Trânsito, Dayson Marcelo.
Durante o encontro, foram debatidas questões estratégicas para o reforço da segurança no município, como o aumento do efetivo policial, a destinação de novas viaturas para a cidade e a adesão de São Gabriel da Palha ao Cerco Eletrônico Estadual, sistema de monitoramento inteligente que já opera em outras cidades capixabas.
O Comandante Geral demonstrou apoio às solicitações apresentadas e elogiou as ações que já vêm sendo realizadas pela Prefeitura Municipal, especialmente a ampliação do sistema de videomonitoramento urbano. As câmeras instaladas têm contribuído diretamente para a prevenção de crimes e a atuação mais rápida das forças de segurança.
A visita reforça a importância da união entre os poderes Legislativo, Executivo e as instituições de segurança pública para garantir mais tranquilidade e proteção à população. Os próximos passos envolvem o encaminhamento técnico das propostas e articulações junto ao Governo do Estado.
Fonte: CMSGP
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3923 – 23/04/2025
-
Policial - ES1.com.br4 dias atrás
Policiais militares detém duas pessoas e apreendem duas armas de fogo em São Mateus
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3924 – 24/04/2025
-
Geral - ES1.com.br7 dias atrás
Nova fábrica e investimentos bilionários transformam Estado em “Vale da Celulose”
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrás
Déficit de chuvas ameaça lavouras e preocupa agricultores em pleno ciclo produtivo
-
Geral - ES1.com.br4 dias atrás
A urgente necessidade de um Plano Safra comprometido com a realidade do campo
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3925 – 25/04/2025
-
Estado - ES1.com.br3 dias atrás
Beneficiários do IPAJM podem se recadastrar pelo Gov.br