conecte-se conosco


Estado

Perdeu a placa na chuva? Veja como solicitar uma nova ao Detran|ES

Publicado em


Com as fortes chuvas nos últimos dias no Estado, alguns proprietários de veículos acabaram perdendo a placa ao passarem dentro de pontos de alagamento. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta como repor a placa do veículo e evitar multas de trânsito por conduzir sem qualquer uma das placas de identificação.

Caso o veículo ainda esteja com a placa do antigo modelo cinza, será necessário repor pelo novo modelo de placas Mercosul. Isso porque, desde o dia 10 de dezembro de 2018, estão em vigor no Espírito Santo as novas placas e não há mais fabricantes da placa anterior, credenciados ao Detran|ES, nem de lacres para fixação da placa traseira.

Procedimentos

O serviço pode ser realizado de forma on-line, na área de “Veículos”, no site www.detran.es.gov.br, ou agendado em uma unidade do Detran|ES, no site www.agendamento.es.gov.br, para o atendimento presencial. Os proprietários devem fazer a vistoria em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), antes de realizar o serviço.

leia também:  Videoatendimento disponível para os clientes da Cesan

Se o proprietário perdeu uma placa do modelo antigo (cinza), deverá realizar o serviço de “Conversão de placa Mercosul a pedido”. Nesse caso, a taxa do Detran|ES é de R$ 36,46 e inclui a atualização do documento do veículo com a nova placa. Caso o veículo já tenha a placa no modelo Mercosul, o proprietário deve realizar o serviço de “Substituição de placa” e não haverá cobrança de taxa para o serviço.

Após o encaminhamento da documentação necessária e pagamento (quando houver taxa), o proprietário receberá um SMS com o código autorizador do emplacamento e deverá se dirigir com o veículo até uma Empresa Estampadora de Placas, credenciada ao Detran|ES para comprar e instalar a placa.

Boletim de Ocorrência

É importante ainda que o proprietário que tenha perdido a placa do veículo registre um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia mais próxima ou na Delegacia On-line. Essa medida é necessária para que se resguarde, caso essa placa seja encontrada por outra pessoa e utilizada indevidamente.

Placa Mercosul

Além da reposição da placa em caso de perda, conforme Resolução Nº 780, de 26 de junho 2019, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a utilização da placa Mercosul é obrigatória nos procedimentos de primeiro emplacamento de veículo, de transferência de propriedade quando houver mudança de município, de mudança para outro município ou Estado, e na substituição das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa.

leia também:  Governo do Estado entrega Conjunto Habitacional em Cariacica

A lista de empresas aptas a atuar como estampadoras de placas no Espírito Santo está disponível no site do Detran|ES, na área de serviços credenciados. Confira aqui as empresas Estampadora de Placas credenciadas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
3137-2627 / 99943-7060
[email protected] 

Fonte: Governo ES

Estado

Estado publica medidas qualificadas do risco muito baixo 


O Governo do Espírito Santo publicou, neste sábado (23), a Portaria nº 210-R que traz as medidas qualificadas definidas para o risco muito baixo do Mapa de Gestão de Risco, além de atualizações sobre medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19) referentes à Portaria nº 13-R, de 23 de janeiro de 2021.

As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado e estarão válidas em todo território capixaba a partir do dia 8 de novembro, quando os municípios, divididos em microrregiões, alcançarem as seguintes metas, definidas pela Portaria nº 211-R:

– 80% da população adulta da Microrregião estiver com o esquema vacinal primário completo contra a Covid-19; 

– 90% da população de 12 a 17 anos da Microrregião estiver vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19; 

– 90% da população idosa apta da Microrregião estiver vacinada com a dose de reforço contra a Covid-19, sendo avaliado quinzenalmente; 

– Todos os municípios da Microrregião tiverem ponto de testagem disponível à população.

Para acessar às Portarias 210-R e 211-R, clique aqui.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

[email protected] 

Fonte: Governo ES

leia também:  Governo do Estado entrega Conjunto Habitacional em Cariacica
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma