conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Penitenciária oferece formação de pedreiro para 20 internos

Publicado em

Internos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) concluíram, nesta semana, o Curso de Pedreiro de Alvenaria, realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A formação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que ofertou 20 vagas entre os meses de março com carga horária de 200 horas para a capacitação.

No curso, os internos aprenderam a executar construções, reforma e manutenção de obras civis, habilitando-se para trabalhar com tijolos, blocos e concreto, contrapisos, revestimentos de pisos e paredes em geral, procedimentos técnicos de qualidade, segurança, entre outros.

A diretora da Paes, Leizielle Marçal Dionizio, destacou que é extremamente gratificante para toda equipe presenciar de perto a mudança do sujeito em privação de liberdade ao conquistar um diploma, uma oportunidade de efetivamente mudar sua realidade de vida.

O diretor do Senai de Vila Velha, Onorio Delatorre, ficou admirado com a dedicação e compromisso dos participantes em aprender as técnicas compartilhadas.

leia também:  Secult realiza lançamento coletivo de livros contemplados em edital de literatura

“Foi uma experiência fantástica, ficamos impressionados com o empenho deles. Alguns professores tinham receio de trabalhar com internos, mas, ao término do curso, posso afirmar que essa barreira foi quebrada. Não houve qualquer intercorrência e nossa avaliação é muito positiva”, afirmou o diretor do Senai.

A subsecretária de ressocialização da Sejus, Karina Rocha Mitleg Bayerl, reforça que a Secretaria tem priorizado a área da educação e capacitação laboral dos internos.

“As salas de aula e as frentes laborais são espaços que nos permitem trabalhar uma nova perspectiva com a pessoa privada de liberdade. Temos contado com a parceria de diversas instituições, com o Senai, que trazem oportunidade de qualificação em diversas unidades prisionais. Todo esse trabalho visa a contribuir com a melhoria da qualidade de vida dessa pessoa no pós-cárcere e reduzir a reincidência na criminalidade”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado - ES1.com.br

Governo entrega veículos de transporte sanitário aos municípios das regiões Sul e Serrana

O governador do Estado, Renato Casagrande, entregou, nesta sexta-feira (27), dez novos veículos de transporte sanitário que vão atender os municípios das regiões Sul e Serrana, beneficiando mais de 217 mil habitantes. Os objetivos são garantir o acesso de todos os capixabas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o fortalecimento dos serviços de saúde prestados. 

Entre os municípios contemplados estão: Domingos Martins, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Brejetuba, Castelo, Vargem Alta, Laranja da Terra e Iconha.

Ao lado dos prefeitos dos municípios contemplados, o governador falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Estado. “Desde o início do nosso mandato estamos fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). A descentralização dos serviços de saúde é uma forma de fortalecimento. Contudo, alguns serviços ainda dependem de deslocamento, por isso esses veículos são essenciais para transportar os pacientes com mais segurança e conforto”, observou.

Foram adquiridos 89 automóveis pelo Governo do Estado, com capacidade para 16 passageiros cada, totalizando o investimento de R$ 23,4 milhões A distribuição teve início na última semana e será realizada de forma gradativa, sendo dois veículos de transporte sanitário para os municípios com população superior a 75 mil habitantes e um automóvel para os com população inferior a 75 mil habitantes.

leia também:  Monique Rocha lança samba em homenagem à Rainha do Congo Capixaba

Para o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, esse é um momento muito importante para toda população. Ele acredita que os veículos permitirão maior acessibilidade aos serviços assistenciais das regiões. “Essas vans são essenciais em todo território capixaba, possibilitando o acesso mais adequado e seguro. Em breve, todos os 78 municípios terão os veículos à disposição para atender da melhor forma os cidadãos capixabas”, ressaltou.

Entrega de câmaras de refrigeração

Ainda durante a solenidade realizada em Venda Nova do Imigrante, o governador Renato Casagrande anunciou a entrega de oito câmaras de refrigeração, com capacidade de 280 litros cada, para os municípios de Domingos Martins, Afonso Cláudio, Marechal Floriano, Brejetuba, Castelo e Laranja da Terra.

A aquisição das câmaras de refrigeração foi realizada por meio de incentivo financeiro, encaminhado pelo Ministério da Saúde, totalizando R$ 544 mil. Os objetivos são aprimorar e equipar as salas de vacinação de cada território.

Também estiveram presentes os superintendentes da regional de Saúde Metropolitana e Sul, Cybeli Pandini e Márcio Clayton, respectivamente.

leia também:  Governo do Estado entrega projetos e ações para incremento do turismo capixaba

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
[email protected]

Fonte: Governo ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOVO GIF SICOOB
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma