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Paulo Hartung recebe condecoração nacional por serviços prestados à Educação

O governador Paulo Hartung recebeu a condecoração Ordem Nacional do Mérito Educativo, entregue pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Educação, José Mendonça Filho, no final da tarde desta quarta-feira (07). A condecoração foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, Sede do Poder Executivo Federal, em Brasília.
A honraria reconhece personalidades nacionais e estrangeiras, que se destacaram por serviços excepcionais prestados à Educação. Entre as ações transformadoras estão a implantação do Programa Escola Viva – que oferece ensino integral e tem pedagogia inovadora – e o Pacto pela Aprendizagem, ambos voltados para a melhoria da qualidade da Educação pública estadual.
O ministro Mendonça Filho destacou que o governador capixaba teve atuação pioneira e visionaria ao ofertar e ampliar o número de vagas no ensino de tempo integral. “O governador Paulo Hartung abraçou o modelo de ensino em tempo integral, ampliando assim, o acesso dos jovens à educação em tempo integral com o modelo da Escola Viva – apoiado pelo Governo Federal – ampliando oportunidades, horizontes e perspectivas”’, explicou o Ministro da Educação.
Durante a homenagem, o governador convidou o professor e secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, e passou a faixa que simboliza a condecoração. “Assumimos um compromisso com a Educação para formar uma juventude de alto nível de conhecimento e preparada para o mundo de hoje. Compartilho e repasso o reconhecimento à equipe da Sedu, especialmente, aos nossos professores, que nos ajudam a melhorar a qualidade da educação capixaba, com dedicação e absoluta confiança nas amplas possibilidades de desenvolvimento humano”, comemorou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Secom-ES

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Escola de Baixo Guandu promove reflexões sobre direitos humanos e relações étnico-raciais

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Jones dos Santos Neves, localizada em Baixo Guandu, participaram de uma série de atividades educativas voltadas à valorização das relações étnico-raciais e à promoção dos direitos humanos. A ação, coordenada pela professora de Língua Inglesa Sueni Rodrigues dos Santos Andreatta, incluiu rodas de conversa, apresentações e debates mediados em sala de aula, além de uma palestra com a jurista Regina Paiva.
O projeto teve como foco central a reflexão crítica sobre temáticas, como racismo, igualdade de gênero, violência contra a mulher, intolerância religiosa, bullying e outras formas de violação dos direitos humanos. A palestra da jurista reforçou a importância do cumprimento da legislação vigente, com destaque para a Lei Maria da Penha, e contribuiu para ampliar o entendimento dos estudantes sobre os direitos e deveres no contexto social.
Durante as atividades, os alunos foram incentivados a explorar conteúdos do Guia Orientador para a Educação em Relações Étnico-raciais do Estado do Espírito Santo, além de desenvolver pesquisas comparativas com outras práticas educacionais. A metodologia promoveu o engajamento dos estudantes e reforçou a valorização da diversidade, contribuindo para a construção de um ambiente mais acolhedor e respeitoso.
“O trabalho abordou um tema muito importante na sociedade atual. Direitos humanos devem sempre ser discutidos nas escolas. Todos os estudantes da minha turma se empenharam e se esforçaram, o que mostra que estamos realmente aprendendo”, afirmou Maria Júlia Lopes Ferreira Paixão, aluna do 9º ano.
Já para a estudante Rhaylla Camilly Guimarães da Silva, a atividade foi marcante por permitir uma melhor compreensão da legislação e da cidadania. “O trabalho foi muito interessante, pois abordou várias leis que compõem os direitos humanos, como a Lei Maria da Penha, e o combate ao bullying. Aprendemos como as leis podem nos proteger e como devem ser cumpridas”, destacou.
De acordo com a professora Sueni Andreatta, o projeto foi fundamental para despertar nos alunos a consciência crítica e o papel de cada um como agente de transformação. “Os temas discutidos destacaram o preconceito, a violência contra a mulher, a importância do combate ao racismo e o papel de cada estudante como agente de mudança. Os alunos puderam interagir, pesquisar e discutir com segurança e autonomia”, avaliou a docente.
A iniciativa contribuiu ainda para o fortalecimento das relações interpessoais e para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, cooperação e escuta ativa, demonstrando como a escola pode ser um espaço de transformação social e construção da cidadania.
Fonte: Sedu
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