conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Parque Estadual Paulo César Vinha inicia revisão do plano de manejo com oficina participativa

Publicado em

O Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) deu início ao processo de revisão do plano de manejo, com a realização da primeira oficina participativa voltada à elaboração de um diagnóstico participativo. Realizado nesta quarta-feira (12), o evento reuniu representantes da sociedade civil organizada, moradores do entorno e órgãos governamentais, promovendo um espaço de diálogo e colaboração para a construção coletiva do novo documento.

O gestor da Unidade de Conservação, Georges Mitrogiannis, explicou que a revisão do plano de manejo tem como objetivo garantir a conservação dos recursos naturais do PEPCV, ao mesmo tempo em que busca compatibilizar as atividades de visitação e uso sustentável da unidade de conservação. “Durante a oficina, os participantes contribuíram com suas percepções e experiências, levantando desafios e oportunidades para a nossa gestão da área protegida”, disse.

Georges destacou ainda que as expectativas são de que o novo plano de manejo reflita as necessidades e aspirações da comunidade e demais envolvidos, assegurando um modelo de gestão que equilibre preservação ambiental e uso público responsável. Novas etapas do processo participativo serão realizadas nos próximos meses.

leia também:  Tecnologia do Cerco Inteligente possibilita recuperação de mais uma motocicleta clonada

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
[email protected]/ [email protected]
Instagram:
@meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Estado recebe doses de vacina influenza e municípios podem dar início à nova estratégia de imunização de rotina

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu nessa segunda-feira (24) a primeira remessa de vacinas Influenza. O Espírito Santo será contemplado com 116.000 doses que, após envio aos municípios, já poderão dar início à nova estratégia de imunização contra a gripe definida pelo Ministério da Saúde no último mês, com a inclusão da vacina no calendário nacional de vacinação, como dose de rotina, para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

As doses estarão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado. A nova estratégia visa tornar permanente a proteção para esses públicos. No Espírito Santo, a expectativa é que 349.325 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 680.000 idosos com mais de 60 anos e 39.140 gestantes recebam a vacina ao longo do ano. A meta é alcançar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra a influenza.

A Sesa orienta ainda que os municípios, assim que tiverem as doses disponíveis em seus territórios, que iniciem também a oferta da vacina aos públicos-alvo que compõem o grupo especial da estratégia de vacinação contra a gripe. Este ano, além dos grupos já conhecidos, o Ministério da Saúde incluiu os trabalhadores dos Correios.

leia também:  Sefaz publica Resultado Resumido da Execução Orçamentária (RREO) referente ao 1º bimestre de 2024

Estratégia de vacinação nos grupos especiais contra a gripe tem início oficial em 07 de abril

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (21) que a estratégia especial de vacinação contra a gripe, que acontece anualmente destinada a determinados grupos prioritários, será iniciada oficialmente no próximo dia 07 de abril, com o dia “D” de mobilização definido para o dia 10 de maio. Entretanto, com as doses estando disponíveis, os municípios já podem dar início à vacinação.

A vacinação contra a gripe é dividida em estratégia de rotina, com os públicos elencados acima e estratégia especial. No Espírito Santo, a expectativa é imunizar um total de 1.718.123 pessoas contra a gripe, entre os grupos que receberão as doses na rotina e os que pertencem aos grupos especiais. A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza no público-alvo para a vacinação em 2025.

Nos grupos especiais, destacam-se: Trabalhadores da Saúde; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; Funcionários do sistema de privação de liberdade; e População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

leia também:  Bancos Comunitários capixabas participam de evento sobre finanças solidárias na Bahia

A vacinação contra a gripe deve ser realizada anualmente, uma vez que os imunizantes recebem atualizações quanto às cepas circulantes, a fim de garantir a proteção da população. As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil neste ano apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09; A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2); e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

Cenário epidemiológico

No Espírito Santo, até a semana epidemiológica 10 (até o dia 08 de março), foram notificados 295 casos de Influenza por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 37 confirmados e um (01) óbito. Em 2024, durante todo o ano, foram 4.630 notificações, 501 casos confirmados e 51 óbitos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀