conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Parque Estadual Paulo César Vinha avança na revisão do plano de manejo com nova oficina participativa

Publicado em

Entre os dias 08 e 10 de abril, o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), localizado em Setiba, Guarapari, realizará mais uma oficina participativa como parte do processo de revisão do seu Plano de Manejo. O evento acontece na Sede Campestre APOFES, em Guarapari, das 8h às 17h, e contará com a presença de representantes da sociedade civil organizada, moradores do entorno e órgãos governamentais.

A primeira oficina participativa foi realizada no início de março e teve como foco a elaboração de um diagnóstico participativo. Agora, na quarta fase de um total de oito, o objetivo é aprofundar as discussões e ampliar a participação social na construção coletiva do novo documento.

O gestor do parque, Georges Mitrogiannis, reforça que o plano de manejo é um instrumento essencial para garantir a efetividade das Unidades de Conservação (UCs). “Com um plano bem pensado, nós definimos diretrizes para o uso sustentável dos recursos naturais, o zoneamento da área e a integração da UC com a sociedade”, disse.

A programação da oficina prevê apresentação das etapas de revisão do plano de manejo, validação do propósito e significância da UC, elaboração do escopo e visão do plano, discussão dos alvos de conservação do plano e apresentação do modelo situacional e dos resultados das oficinas anteriores. Os interessados podem se inscrever e acessar o manual do participante pelo link: pepcv.saltambiental.com.br/pre_inscricao/.

leia também:  Sedu abre período de Rematrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Texto: Ana Clara Gonçalves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
[email protected]/ [email protected]
Instagram:
@meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.

O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.

“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.

leia também:  Réveillon terá operação especial de ônibus

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”

Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.

leia também:  Governo do Estado define VRTE para 2025

Radium Hotel

Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 98829-2953
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!