conecte-se conosco


Saúde - ES1.com.br

Pancas tem 2º caso de COVID-19 confirmado – 07/05

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde de Pancas informou hoje, 07, através da rede, o segundo caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19), no município. Segundo informações divulgadas no Painel Covid-19, plataforma da Secretaria de Saúde do Estado, este  segundo caso, trata-se de uma mulher. Outros 5 casos seguem em investigação no município.

O Painel Covid-19, mostra as notificações da doença em tempo real. Além dos números levantados pela rede pública e dos municípios, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado.

Confira o boletim completo:

COVID-19 – BOLETIM 07/05

3 casos descartados

5 casos suspeitos

2 casos confirmados

Como prevenir

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

leia também:  Mais de 2,4 mil casos confirmados e 57 mortes pelo novo coronavírus no Brasil

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Fonte: Editora Hoje/SESA

Saúde - ES1.com.br

Saúde e Anvisa atualizam regras para doação de sangue durante pandemia


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias. 

O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame. 

A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato. 

O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia. É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores. 

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

leia também:  Costura pela vida: primeiro lote de máscaras é entregue em Pancas
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma