Estado - ES1.com.br
Operações de fiscalização flagram 255 condutores sob efeito de álcool na Serra e em Cariacica

Um total de 253 motoristas se recusou a fazer o teste do etilômetro e dois foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool em duas grandes operações de fiscalização de trânsito realizadas nas noites de sexta-feira (13) e sábado (14), na Região Metropolitana da Grande Vitória, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) com efetivo do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPtran).
A operação da sexta-feira (13) abordou 335 veículos, entre automóveis, motocicletas e carros de aplicativo em Colina de Laranjeiras, na Serra. Os agentes realizaram 237 testes do etilômetro (bafômetro) para medir a concentração de álcool no organismo dos condutores. Um condutor foi flagrado dirigindo sob influência de álcool e 98 se recusaram a fazer o teste. Os agentes registraram 179 infrações por condutas vedadas pela legislação e 13 veículos foram removidos ao pátio credenciado por situações previstas no CTB.
Na noite de sábado (14), a blitz foi realizada na Avenida Mário Gurgel, em Cariacica. Os agentes abordaram 486 veículos e 331 testes do etilômetro foram realizados, sendo um condutor flagrado dirigindo sob influência de álcool e 155 condutores se recusaram a fazer o teste. Ao todo, 270 autos de infração foram registrados e 16 veículos foram removidos ao pátio.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, destacou a importâncias das operações. “Cada vez que a gente tira um motorista que bebeu e está dirigindo nas vias, evitamos sinistros de trânsito com vítimas e preservamos vidas. Mais de 250 motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro, em uma clara demonstração de que devem ter bebido e estavam colocando em risco a segurança de todos”, disse.
Os condutores que se recusaram a ser submetidos ao teste foram autuados no artigo 165-A do CTB. As duas condutas, tanto dirigir sob efeito de álcool quanto a recusa ao teste, são infrações gravíssimas com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-Coronel Flávio Cavatti, reforçou que essas fiscalizações fazem parte de um esforço contínuo da Polícia Militar, por meio do BPTran, de preservar vidas e garantir a segurança viária em nosso Estado. “É fundamental destacar que a recusa ao teste está prevista na legislação de trânsito e sujeita o condutor infrator à penalidade de multa e suspensão do direito de dirigir por12 meses. A atuação do Batalhão de Polícia de Trânsito é amparada pela legalidade e tem como objetivo maior a proteção da coletividade. Dirigir após consumir bebida alcoólica é uma escolha irresponsável que pode custar vidas. O álcool compromete os reflexos e o julgamento, aumentando drasticamente o risco de acidentes. Por isso, reforçamos o apelo: se for beber, não dirija. Estamos nas ruas para salvar vidas, e a colaboração da população é essencial nesse processo”, pontuou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Leonardo Quarto / Fabricia Borges
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br
Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

O Governo do Estado, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, divulgou, nesta quarta-feira (09), a 3ª Edição do Anuário Estadual da Segurança Pública. A Edição 2025 reúne dados consolidados do ano anterior e apresenta um panorama dos principais indicadores criminais no Espírito Santo, permitindo análises comparativas com anos anteriores e subsidiando a formulação de políticas públicas.
O Anuário reúne dados relevantes sobre crimes letais, patrimoniais, contra grupos vulneráveis, acidentes, entre outros, e ações institucionais das forças de segurança, revelando avanços expressivos em algumas áreas e alertando para desafios que permanecem. O levantamento foi apresentado à imprensa em entrevista coletiva, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Vitória.
O vice-governador do Estado e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, participou da coletiva e destacou o detalhamento e aprofundamento dos dados expostos no Anuário:
“O Espírito Santo já registrou uma taxa de 58 homicídios por 100 mil habitantes. Nós consolidamos, em 2024, 20,7 homicídios por 100 mil habitantes. Essa perspectiva se deve à resiliência da estratégia do Programa Estado Presente. No Programa ES500, lançado esta semana, estamos projetando chegar a 2035 como um dos cinco estados mais seguros do Brasil. Ou seja, a continuidade e o aprofundamento das estratégias do Programa Estado Presente nos dão a convicção de que, se chegamos até aqui, temos plena capacidade de avançar ainda mais”, pontuou.
Ferraço reforçou que o trabalho integrado entre as forças de segurança, bem como a ampliação do uso da tecnologia somada aos investimentos massivos do Governo do Estado na área refletem nos resultados obtidos. “Nos próximos dias vamos instalar os 40 totens de monitoramento em grandes áreas de circulação. Esse investimento é definido com base nas informações para ter eficiência”, completou.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou a qualidade dos dados apresentados. “Este Anuário representa o compromisso do Governo do Estado com a transparência e qualificação dos dados, apresentando para a sociedade, de forma detalhada, o comportamento de indicadores não só de violência, mas também de acidentes, afogamentos e de todos os dados relacionados à vitimização de capixabas. A Segurança Pública é um ponto central na gestão do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, e são os investimentos robustos em tecnologia que tem alcançado resultados importantes nesta área”, declarou.
“Este anuário, em sua terceira Edição, consolida a transparência dos dados públicos relacionados à Segurança Pública. É fruto de muito trabalho integrado da Sesp com o Instituto Jones dos Santos Neves que subsidia a tomada de decisões, entrega à sociedade informações que antes ficavam apenas no âmbito interno e subsidia a formulação de políticas públicas e, até mesmo, a condução das ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
“O Espírito Santo é o único Estado da Federação, de acordo com os levantamentos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem uma ferramenta com este nível de detalhamento que auxilia na tomada de decisão na área de segurança pública. É muito importante essa transparência para a gestão da Segurança Pública, destacando o protagonismo do Programa Estado Presente”, afirmou o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.
A análise dos dados indica que o Espírito Santo alcançou marcos históricos positivos em 2024, como a menor quantidade de homicídios dolosos desde o início da série histórica, quedas significativas em roubos e furtos e menos registros de violência contra a população LGBTQIAPN+.
Os números refletem o fortalecimento do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, que tem como foco reduzir os índices de violência e criminalidade, atuando em dois eixos, policial e social. Desta forma, busca prevenir e combater a criminalidade no Espírito Santo, por meio de ações multissetoriais, gerar segurança para a população e reduzir os fatores de risco e vulnerabilidades.
Contudo, o ano também trouxe desafios relevantes, como o aumento de latrocínios, feminicídios, estelionatos, violência doméstica, crimes contra a dignidade sexual e mortes no trânsito. Esses indicadores levaram o Estado a adotar medidas diferenciadas, com atenção específica a cada tipo de crime e planejamento direcionado em 2025.
2024 em números
Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), classificação que reúne os crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, registraram redução de 12,5% em 2024. Neste universo destacam-se os homicídios dolosos, indicador que teve queda de 12,8% e alcançou o menor patamar dos últimos 28 anos.
Ainda no recorte dos CVLI, os crimes de lesão corporal seguida de morte tiveram queda de 50%. O alerta se acende com relação aos latrocínios, que registraram aumento de sete casos – 21,9% – em 2024.
Analisando outros dados de mortes violentas, constata-se que o Estado registrou aumento de três casos (8,6%) de feminicídios em 2024 (de 35 feminicídios em 2023 para 38 feminicídios em 2024), o que levou ao redirecionamento de estratégias para combate a este tipo de crime.
Uma categoria que impacta diretamente a sensação de segurança da população, os crimes contra o patrimônio registraram redução na maioria dos recortes. Destaca-se a redução de 27,7% nos casos de roubo a pessoa e redução de 24,5% nos casos de furtos e roubos a residências. Os crimes de furto e roubo em transporte coletivo apresentaram redução 14,6%. Os casos de estelionato e fraudes, inclusive cometidos pela internet, tiveram aumento de 9,9%.
Entre os objetos subtraídos por criminosos, os principais alvos são veículos e celulares e, nos dois casos, ocorreram menos casos em 2024 que em 2023. Os furtos e roubos de veículos registraram redução de 10,6% e de celulares tiveram queda de 8,8%.
Ao analisar os registros de violência contra grupos vulneráveis, constata-se que o Espírito Santo reduziu os registros de crimes contra a população LGBTQIAPN+ em 12,1%. Entretanto, os casos de violência doméstica, violência contra a pessoa idosa e contra a dignidade sexual registraram aumentos de 7,8%, 15,4% e 13,3%, respectivamente.
O Anuário completo pode ser conferido aqui.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
[email protected]
Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
[email protected]
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3985 – 04/07/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3986 – 05/07/2025
-
Saúde - ES1.com.br6 dias atrás
São Gabriel da Palha oferta mais de 700 consultas oftalmológicas gratuitas
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3988 – 08/07/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3989 – 09/07/2025
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrás
Lions Clube de São Gabriel da Palha empossa nova diretoria para o Ano Leonístico 2025/2026
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrás
Confira os ganhadores da Campanha Festa da Colheita 2025 em Vila Valério
-
ENTREVISTA - ES1.com.br1 dia atrás
Educador Físico Henrique Borcardt, de São Gabriel da Palha, destaca avanços na área, alerta sobre o sedentarismo e reforça a importância do acompanhamento profissional