conecte-se conosco


Policial - ES1.com.br

Operação Sentinela no 13º Batalhão desbarata quadrilha de roubo de carros em São Mateus

Publicado em


Na manhã desta quinta-feira (28), ocorreu mais uma fase da Operação Sentinela, no município de São Mateus. Após levantamento de informações realizado pelas equipes da Força Tática, em conjunto com os agentes do Serviço de Inteligência do 13º BPM, policiais militares prosseguiram a uma casa em Guriri, para dar cumprimento a um mandado de busca e  apreensão expedido em 27.10.2021, pela 1ª Vara Criminal de São Mateus.

Foi realizado o cerco no local e anunciada a presença da polícia, sendo ordenado aos moradores que abrissem a residência, porém, com a negativa em cumprir a ordem, foi necessária a abertura forçada do portão. Foram encontradas quatro pessoas e uma criança dentro da residência. Buscas foram realizadas com o intuito de localizar ilícitos penais, sendo encontrado embaixo do colchão de uma cama uma pistola cal. 9mm, adaptada com mira laser, municiada e carregada com 17 munições do mesmo calibre e numeração raspada.

No mesmo local, estavam um aparelho celular, duas buchas de maconha e a quantia de R$ 1.071,00 em espécie. A propriedade de todo material foi assumida por um homem que foi devidamente identificado. Além disso, foi detectado nos sistemas de informação a existência de um mandado de prisão em face dele. Ato contínuo, foi dada voz de prisão ao foragido. 

Quanto aos demais ocupantes do imóvel, não foram encontradas restrições criminais, sendo assim, os policiais militares prosseguiram à 18ª Delegacia Regional de São Mateus para a entrega do material apreendido e do criminoso. Ainda foi encontrada no quintal da casa uma motocicleta Honda/XRE 300, cor branca, na qual foi constatada adulteração na numeração do motor e inconsistência no ano de fabricação gravado no chassi, motivo pelo qual o veículo também foi removido ao pátio credenciado do DETRAN, ficando à disposição da autoridade policial.

leia também:  Deic de Cachoeiro de Itapemirim realiza operação e prende homem envolvido no tráfico de drogas em Atílio Vivácqua

Em ato contínuo e sumultâneo, outros policiais do Serviço de Inteligência, do Grupo de Abordagem da 1ª Companhia e da Força Tática, todos do 13º BPM, visando desarticular uma associação criminosa que atuava no município de São Mateus, sobretudo Guriri, especializada em roubo de veículos e tráfico de drogas, cumpriram outro de mandado de busca e apreensão, da 1ª Vara Criminal de São Mateus, sendo que no endereço previsto foi encontrado o líder do bando.

O criminoso foi surpreendido portando dois tabletes de maconha, além de estar portando, em sua cintura, uma arma de fogo, revólver calibre 38 com numeração raspada, municiado com quatro munições calibre 38 intactas. Ainda foram encontrados no recinto uma balança de precisão, porções de maconha, crack e cocaína armazenadas em uma sacola plástica que estava embaixo do travesseiro de uma criança, filho de uma mulher que estava no endereço.

No interior da residência também foi abordado um outro homem, que portava no bolso da calça uma porção de maconha acondicionada em uma sacola plástica e em outro bolso uma carteira com documentos e R$ 33,00. Também foi apreendido, em frente ao prédio, um veículo Montana de cor branca, com placas adulteradas, e que estava sendo utilizado pelo líder do grupo criminoso.

leia também:  Bptran promove curso de direção defensiva

O chefe da quadrilha disse que colaboraria com as investigações, dizendo que utilizavam um sítio localizado na Zona Rural de São Mateus, na Estrada do Nativo, local já monitorado e investigado pelo Sistema de Inteligência, motivo pelo qual já havia mandado de buscas para tal endereço. Então, foi realizada diligência no local, sendo encontrada uma munição calibre 380 intacta, que o homem afirmou ser sua, apesar da esposa também assumir a propriedade, assim como duas caminhonetes (Dodge-Ram cinza, e Toyota de cor branca,) com indícios de adulteração. Tais veículos foram apreendidos e encaminhados ao pátio do DETRAN, ficando à disposição da Autoridade Policial. Todos os materiais apreendidos e os seis detidos foram conduzidos e entregues no DPJ da Polícia Civil em São Mateus.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

Policial - ES1.com.br

Operação Graúna cumpre mandados de busca e apreensão em Itapemirim


A 9ª Delegacia Regional de Itapemirim deflagrou, na última sexta-feira (14), a Operação Graúna, que cumpriu seis mandados de busca e apreensão na localidade de Graúna, em Itapemirim, local de reiteradas ocorrências de trocas de tiros e tráfico de entorpecentes. Um homem de 24 anos foi preso e uma arma, drogas e munições foram apreendidas.

As diligências contaram com a participação de policiais civis das delegacias de Polícia de Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes e do Plantão da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, além de agentes das Guardas Civis de Marataízes e de Itapemirim.

“Os mandados de busca e apreensão são fruto da investigação em andamento na Delegacia Regional de Itapemirim, na qual apuramos os crimes de tentativa de homicídio, tráfico de entorpecentes e porte de arma de fogo”, relatou o titular, delegado Djalma Pereira Lemos.

Em um dos alvos, a equipe prendeu um homem de 24 anos em flagrante. Assim que entraram na residência, os policiais encontraram um revólver calibre 38, munições e dinheiro. Depois, com o apoio do cão Baruck, agentes da Guarda Municipal de Marataízes localizaram crack, maconha e cocaína em um matagal em frente à casa do suspeito. O homem foi autuado pelos crimes de posse de arma de fogo e tráfico de drogas e encaminhado para o Sistema Prisional.

Em outro alvo, a equipe localizou munições e entorpecentes, mas ninguém foi preso. As investigações seguem em andamento e a população pode contribuir com informações de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181, ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br.

Texto: Camila Ferreira


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
[email protected]

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini / Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27) 99231-5157
[email protected]

leia também:  Bptran promove curso de direção defensiva
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma