conecte-se conosco


Octaciano Neto - ES1.com.br

O que é o RenovaBr?

Publicado em

Ao lado de mais 99 brasileiros, sendo quatro capixabas, tive a honra de passar por um longo processo seletivo que se deu em seis etapas. O RenovaBr é uma aceleradora de novas lideranças políticas no Brasil, e tem à frente o empresário Eduardo Mufarej e a executiva Izabela Mattar.

O processo seletivo contou com mais de quatro mil inscritos e procurou sair dos extremos, que se polarizam no Brasil, de pessoas que pregam discurso de ódio.

Existem filiados nos mais diversos partidos políticos: do PCdoB ao Novo, passando pelo DEM. Negros, pardos, brancos, da favela, ricos, LGBTI’s, heterossexuais. Somos plurais, somos um bom retrato do Brasil.

O filósofo grego Aristóteles considerava que todos os excessos são considerados vícios. A generosidade é uma virtude! E toda virtude é um equilíbrio entre dois extremos instáveis e igualmente prejudiciais, quando transgredidos.

O RenovaBr se torna um belo programa de formação, um ambiente de busca de convergências para tantos desafios que temos no Brasil. O Brasil dominado pelas corporações.

As corporações que aprenderam a construir narrativas próprias, como se estivessem defendendo o interesse coletivo, dos mais pobres. Corporações de funcionários públicos e do setor produtivo, que buscam e conseguem grandes pedaços do orçamento público.

Precisamos acabar com os privilégios. Os privilégios concentram riqueza, tiram oportunidades dos mais pobres — que mais contribuem com os impostos, mas que não enxergam o dinheiro de volta em forma de serviços.

Todos nós fazemos escolhas. Os parlamentares e os governos mais ainda, pois as escolhas definem o destino do dinheiro público. Boa parte das escolhas ao longo da história beneficiaram as corporações.

O governo do Estado do Espírito Santo fez escolhas em 2015. Escolheu o ajuste das contas públicas. Foi muito incompreendido na época. Ainda é pouco, mas os resultados chegaram: salários em dia, investimento de R$ 1 bilhão em 2018, avaliação máxima do Tesouro Nacional — ao lado do Pará, fomos os únicos a alcançar esta aprovação.

Agora, com o retorno da capacidade de investimento, os mais pobres estão sendo ainda mais privilegiados com serviços de qualidade por meio de vários programas inovadores: o Ocupação Social, a Escola Viva, melhorias nas estradas, o Programa Estadual de Construção de Barragens, dentre tantos outros.

Neste ano teremos eleições. As escolhas que serão feitas pelo próximo presidente da República, governadores, deputados estaduais e Congresso Nacional precisam ser debatidas no processo eleitoral. Temos que reformar o Brasil.

Há muitas reformas necessárias: previdenciária, política. Precisamos desburocratizar o País. Há milhões de empregos para serem gerados que aguardam licenças das mais diversas, cujos  processos dormem nas mesas dos governos. Temos que acabar com os privilégios, empacotados de um lindo discurso de interesse coletivo.

O RenovaBr está ajudando, através da formação, gente que nunca se elegeu a se colocar no processo eleitoral, preparando para fazer as melhores escolhas a partir de 2019. Gente que sairá da polarização, do discurso radical, gente que respeitará a pluralidade existente no Brasil e que dará grande contribuição para reformar o Brasil. Eu não tenho dúvidas: o Brasil tem jeito.

Octaciano Neto
Secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo

error: Conteúdo protegido!!