conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Novo Guia de Linguagem Simples do Incaper está disponível para baixar gratuitamente

Publicado em

Com o objetivo de acompanhar as evoluções das formas de comunicação governamental e, consequentemente, atender às necessidades da sociedade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), disponibiliza, na Biblioteca Rui Tendinha, o novo Guia de Linguagem Simples.

A publicação traz informações e orientações que visam estimular uma comunicação pública mais clara e compreensível, sem significar o empobrecimento do conteúdo ou a linguagem adotada.

Compõem o conteúdo do guia: as etapas para aplicar a linguagem simples, como identificar o público-alvo, o objetivo do texto, nível do vocabulário. O uso adequado de elementos visuais como suporte, dicas de escrita, materiais de apoio, e mais.

O material orienta sobre como tornar a comunicação mais eficiente, inclusiva e fácil de compreender. Um vídeo foi disponibilizado no canal do Instituto no YouTube, contando os bastidores do processo de criação do guia, confira aqui.

Lançamento
Na última quarta-feira (26), o Incaper realizou o lançamento do Guia de Linguagem Simples. O evento contou com a distribuição de exemplares, mesa-redonda com a presença dos autores e espaço para debate de ideias acerca do assunto.

leia também:  Espírito Santo lidera primeiro ranking nacional de transparência e governança pública

A publicação está disponível na Biblioteca Rui Tendinha e pode ser baixada gratuitamente neste link.


Legislação
De acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI) – nº12.527, publicada em 18 de novembro de 2011, está previsto, no artigo 5º, “É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão”.

No âmbito federal, tramita o Projeto de Lei (PL) nº 6.256/2019, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples e, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), tramita o PL nº 174/2024, para o mesmo efeito, a ser aplicado no Estado.

Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Governo do Estado publica resultado preliminar do Concurso Público

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Secretaria da Educação (Sedu), divulgou, nesta sexta-feira (25), o resultado preliminar do concurso público (confira o documento AQUI) para o provimento de 1.290 vagas nos cargos de Agente de Suporte Educacional, Professor MaPP (Pedagogo) e Professor MaPB – Ensino Fundamental e Médio.

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado de 13 de dezembro de 2024, nos Editais Seger/Sedu nº 01/2024 e nº 02/2024, foram reservados, respectivamente, 10%, 20% e 5% das vagas destinadas a cada cargo/disciplina para candidatos com deficiência, negros e indígenas que, de forma facultativa, tenham se autodeclarado como tal no momento da inscrição, conforme previsto nas Leis Estaduais nº 12.009/2023 e nº 12.010/2023.

Além das provas objetiva e discursiva, o concurso público também inclui uma etapa de avaliação de títulos, para os profissionais do magistério. Eventuais recursos referentes a esta etapa deverão ser interpostos no prazo de 02 dias subsequentes à publicação, ou seja, nos dias segunda-feira (28) e terça-feira (29), exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), conforme previsto em edital.

leia também:  SEDH contrata consultores individuais da área contábil

Envie sua sugestão de pauta para: [email protected]


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

[email protected]

Deborah Hemerly

[email protected]

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!